Brasil, Portugal e demais países falantes de língua portuguesa possuem tradição na literatura, que pode ser explorada em sala de aula. Escritores cujas obras não apenas ajudam a ilustrar gêneros linguísticos e regionalismos como também estimulam a reflexão sobre assuntos contemporâneos e servem como inspiração para uma escrita criativa.

Além disso, não são apenas as aulas do nosso idioma que podem se beneficiar quando esses cânones da literatura são trazidos à sala de aula. Como muitos livros exploram descrições geográficas e resgatam acontecimentos importantes para o país e para o mundo, também podem ser utilizados em disciplinas como história e geografia, assim como em projetos que articulam diferentes disciplinas. Confira, a seguir, reportagens que orientam sobre como trazer 21 desses escritores para a educação básica. Nelas, pesquisadores indicam atividades e livros para auxiliar o professor nessa tarefa.

Manuel Bandeira

Seu verso livre e linguagem coloquial, presente em poemas como “Os sapos” e “Libertinagem” revolucionaram a poesia brasileira, aproximando-a do prosaico e da fala.

Fernando Sabino

Autor dominava escrita simples e retratou cotidiano de Minas Gerais. Sua obra pode ser usada em atividades de interpretação de texto e redação.

João Cabral de Melo Neto

Escritor transformou geografia e problemas sociais do Nordeste em poesia. O docente de literatura da Universidade Federal de Pernambuco Anco Márcio Tenório Viera sugere ao professor escolher temas presentes em sua obra, como o rio Capibaribe e as comunidades.

Ferreira Gullar

Obra do autor pode ser utilizada no ensino médio, em Língua Portuguesa, para explicar metalinguagem. Já a fase política do poeta pode ser trabalhada de forma interdisciplinar com a matéria de história.

Guimarães Rosa

As subversões na sintática, a transcrição literária da fala sertaneja, a ressignificação de provérbios e ditos populares, além da invenção de novas palavras são alguns dos elementos que marcam o caráter inovador da prosa de um dos maiores escritores brasileiros.

Zélia Gattai

Escritora narrou infância e perseguição do governo de Getúlio Vargas em suas autobiografias. Nas aulas de história, suas memórias ajudam a entender a imigração italiana e o Estado Novo.

Lima Barreto

Obra do autor é convite para tratar desigualdade social com os alunos. Escritor também foi pioneiro ao abordar temas como racismo e corrupção.

Lygia Fagundes Telles

Este podcast traz um dossiê em homenagem aos 90 anos da autora. Ele apresenta trechos de um encontro com Telles na Livraria da Vila, em São Paulo (2010), no qual ela aborda seu processo de escrita e situações vividas durante a ditadura militar.

Eça de Queiroz

Contos com temática amorosa ajudam o professor de língua portuguesa e literatura a apresentar esse escritor para os alunos do ensino fundamental. Narrativas curtas preparam alunos para romances realistas do ensino médio.

José Saramago

Obras do escritor português José Saramago podem ser utilizadas nas aulas de língua portuguesa e literatura tanto no ensino fundamental quanto no médio. Além disso, livros com temas como meio ambiente e democracia podem pautar projetos de geografia e história.

Caio Fernando Abreu

Para as séries iniciais, a doutora em Letras Linda Kogure sugere o livro “As Frangas” para introduzir temas como, intolerância, bullying, regionalismos e relações com o outro. Para as séries mais avançadas, a pesquisadora indica o romance “Limite Branco”, que narra a trajetória do protagonista dos 12 aos 19 anos.

João Ubaldo Ribeiro

Obra do escritor baiano ajuda a ilustrar regionalismos e neologismos nas aulas de Língua Portuguesa. Seus contos e crônicas também podem ser usados em tarefas de linguagem e produção textual na educação básica.

Conceição Evaristo

Com seis livros publicados, entre romances, contos e poesia, a autora mantém o foco na condição social da população afro-brasileira e a pobreza e a violência urbana que a acometem. O podcast traz o início da sua trajetória e algumas leituras feitas pela própria escritora para a Ocupação Conceição Evaristo, realizada pelo Itaú Cultural em 2017.

Maria Adelaide Amaral

Obras da autora trazem personagens históricas importantes, como Anita Garibaldi, Chiquinha Gonzaga e Frida Kahlo. Segundo ela, biografias sobre mulheres libertárias podem ser inspiradoras para meninas no ensino médio.

Hilda Hilst

Poesia musicada e produção de vídeos ajudam a trazer Hilda Hilst para sala de aula. Obra da autora é marcada por reflexões existenciais e sociais.

Vinícius de Moraes

Este dossiê explica vida e obra do autor, assim como os temas mais recorrentes presentes em seus textos. No Ensino Fundamental II, é possível ler alguns contos e crônicas abordando as questões cotidianas do Rio de Janeiro.

Clarice Lispector

“A sua condição de judia, de estrangeira, alimentou sua literatura, mas sua identidade é do Brasil”, explica a doutora em Letras, Yudith Rosenbaum. A condição da mulher é tema central das suas obras. Como característica marcante há a epifania.

Confira ainda três planos de aula sobre a autora

Érico Veríssimo

Ao retratar Rio Grande do Sul, romances do autor podem aproximar aluno de conceitos da geografia. Paisagem, formação da população, ocupação do território e uso da terra são temas presentes em sua obra.

Moacyr Scliar

As crônicas desse renomado escritor gaúcho, como “Alô, alô” e “O adivinho”, podem ser utilizadas junto aos alunos do ensino fundamental. Já para o ensino médio, os professores podem mediar a leitura dos romances ‘O exército de um homem só’, ‘O centauro no jardim’, ‘Mês de cães danados’ e ‘A mulher que escreveu a Bíblia’.

Sylvia Orthof

A literatura infantojuvenil desta autora aborda velhice, padrões de beleza e questiona estereótipos. O humor ainda a ajudava a tratar assuntos sérios e complexos com as crianças.

Tatiana Belinky

Obra da renomada autora infantojuvenil ajuda a discutir empatia e ética com crianças. Apesar da maioria das obras serem voltadas para os primeiros anos do ensino fundamental, seus textos também podem ser recomendados para crianças e jovens das outras etapas.

Veja mais:

6 planos de aula para trabalhar poesia e poema com os alunos

9 podcasts que analisam os livros da Fuvest 2021

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

6 planos de aula para ensinar gêneros textuais

Objetivo é familiarizar aluno com uso e função de diferentes textos que circulam na sociedade

há 2 anos
Notícias

Jogo online ensina sinônimos e antônimos com ritmo de frevo

Game relançado pela Fapesp relaciona dança com conteúdo de língua portuguesa

há 3 anos
Notícias

7 materiais didáticos para ensinar alunos a diferenciarem fato e opinião

Sugestões incluem roteiro de estudos, vídeos, dinâmicas e planos de aula de língua portuguesa

há 3 anos
Notícias

Ensino de língua portuguesa e literatura na educação básica é tema de e-book gratuito

Publicação da Ufop reúne reflexões sobre práticas de leitura e escrita no ambiente escolar

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.