As nove obras que integram a lista de leituras obrigatórias do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), em 2021, são analisadas por professores de literatura e escritor em uma série exclusiva de podcasts. Cada áudio se dedica a uma das publicações, refletindo sobre suas principais características literárias e históricas. Na Fuvest, os livros selecionados fazem parte da prova de português e representam diferentes períodos das literaturas brasileira, portuguesa e africana.

Em relação à lista do ano passado, despendem-se “Sagarana”, de Guimarães Rosa; “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo e “Minha Vida de Menina”, de Helena Morley. Já as novidades de 2021 ficam por conta de “Campo Geral”, também de Guimarães Rosa; “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles e “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho. Este último é o entrevistado do podcast que analisa os principais pontos de sua obra.

“Poemas Escolhidos”, Gregório de Matos
A antologia de poemas de Gregório de Matos foi elaborada nos anos 1970 pelo professor de literatura brasileira da USP, José Miguel Wisnik. Ele é o entrevistado deste podcast. O poeta Gregório de Matos marcou a poesia feita no Brasil no século 17 e se tornou conhecido pela poesia satírica, que lhe conferiu o apelido de “Boca do Inferno”.

“Quincas Borba”, Machado de Assis
A professora de literatura do Cursinho da Escola Politécnica da USP, Eva Albuquerque apresenta os aspectos mais relevantes da obra para os estudantes. Pessimismo, humor e ironia servem, na narrativa, para criar uma crônica do cotidiano das pessoas da alta sociedade.

“Claro Enigma”, Carlos Drummond de Andrade
O livro foi escrito no período pós-segunda guerra, evento que sepultou as promessas de desenvolvimento e as conquistas prometidas pela modernidade. Assim, “Claro Enigma” traz um Drummond desiludido e cansado de seu tempo. De acordo com o professor de literatura brasileira da USP, Alcides Villaça, a obra também apresenta um desligamento da fase modernista do autor.

“A Relíquia”, Eça de Queirós
A obra apresenta situações que promovem um diálogo entre verdade e fantasia, mostrando como essa primeira pode ser construída. O autor se dedica a uma literatura realista e, ao mesmo tempo, repleta de invenções. Para falar sobre o livro, foi entrevistado o professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP, Helder Garmes.

“Mayombe”, Pepetela
Pepetela é o pseudônimo do angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos. A obra foi escrita entre 1970 e 1971, quando o autor participava da guerra pela libertação de seu país. Ela mergulha na organização dos combatentes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) contra o domínio português. Na trama, os guerrilheiros lutam no interior da densa floresta tropical de Mayombe e confrontam-se não apenas com as tropas coloniais, mas com as diferenças culturais e sociais existentes entre os combatentes, que buscam superá-las por uma Angola unificada e livre.

“Angústia”, Graciliano Ramos
O livro foi publicado no ano de 1936, época em que o escritor estava preso pelo governo Vargas. Apesar de o personagem central, Luís Silva, ser apresentado em sua jornada existencial, na obra, o romance social também está presente de maneira importante. “Ela é lançada em um ambiente autoritário, repressor, no momento de ascensão do nazifascismo. Esse enquadramento de época é algo a ser levado em conta”, explica o professor do Programa de Pós-Graduação e Estudos Comparados de Literatura e de Língua Portuguesa, da FFLCH/USP, Thiago Mio Salla.

“Romanceiro da Inconfidência”, Cecília Meireles
Poucos livros de poesia se dedicaram a acontecimentos históricos, o que torna essa obra lançada em 1953 tão especial. Nela, Meireles usa o gênero para retratar revolta mineira de 1789. “O apreço pela liberdade é mesmo uma bandeira que deve inspirar a nossa necessidade dela, leia-se democracia, nos dias de hoje”, analisa o professor de literatura do colégio Anglo de São Paulo (SP), Paulo Oliveira.

“Nove Noites”, Bernardo Carvalho
Para tentar desvendar a morte do antropólogo norte-americano Buell Quain – que em 1939 se suicidou após a estada em uma aldeia indígena brasileira – o autor utiliza diferentes estilos literários, transitando entre a ficção e a realidade. Em “Nove Noites”, há cartas, páginas de anotações de um diário e reproduções fotográficas. Em entrevista, o autor aponta questões da atualidade que lembram aquele período, como a ditadura Vargas. “É um Estado obviamente anti-intelectual, porque as ideias ameaçam”, diz.

“Campo Geral”, João Guimarães Rosa
A obra foi publicada pela primeira vez em 1956 como uma das novelas do livro “Corpo de Baile”. Pertencente à terceira fase do Modernismo e marcada pelo regionalismo, ela traz a oralidade característica do autor. “As palavras inventadas, ou aquelas palavras que são palavras antigas, mas que a gente não conhece ou não lembra, ele usa de um modo que parece que ele inventou”, explica o professor de literatura do Anglo Vestibulares, Henrique Balbi.

Veja mais:

7 podcasts que ajudam a compreender obras do vestibular Unicamp 2021

9 podcasts para entender os livros da Fuvest 2020

Estudar em casa: entenda o contexto de ‘Romanceiro da inconfidência”, de Cecília Meireles

Estudar em casa: entenda “A Relíquia”, de Eça de Queirós

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Professores da USP comentam livros do vestibular 2019

Seis obras são analisadas em série de vídeos disponíveis na internet

há 6 anos
Notícias

10 podcasts para entender os livros do vestibular Unicamp 2022 e 2023

Análises de especialistas auxiliam estudantes a se prepararem para o exame

há 3 anos
Notícias

7 podcasts que ajudam a compreender obras do vestibular Unicamp 2021

Universidade reduziu número de títulos e apostou nos de domínio público

há 4 anos
Notícias

5 jogos de tabuleiro abordam literatura fantástica, educação financeira e vestibular

Material desenvolvido por estudantes da Fatec Sebrae pode ser baixado gratuitamente para impressão

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.