Literatura fantástica, educação financeira e preparo para o vestibular são temas de cinco jogos de tabuleiros educativos que podem ser baixados gratuitamente pela internet e impressos. Eles foram desenvolvidos por estudantes do curso superior tecnológico de gestão de negócios e inovação, da Fatec Sebrae – parceria do Centro Paula Souza e Sebrae-SP –, em São Paulo (SP). Cada um conta com tabuleiro, peões, dados, cartas e o manual de instruções.
O projeto é resultado de um trabalho desenvolvido no curso no qual os estudantes precisam estudar características psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais do público-alvo antes de criar um jogo. Os projetos passam por uma avaliação pedagógica e seleção antes de serem disponibilizados online. Em comum, todos trabalham a socialização e o estímulo cognitivo.
Entre os jogos, está o “Desafios do vestibular”. Estruturado em uma dinâmica de perguntas e respostas, ele conta com um desafio final responsável por garantir a vitória do vestibulando mais bem colocado.
“A Vida do Empreendedor” é baseado em uma estrutura de oportunidades e investimentos, ajudando o aluno a desenvolver características empreendedoras.
Já o jogo “Extras” foca em adolescentes e permite até seis participantes. Ele é ambientado em um universo da literatura fantástica, fazendo referências a livros como “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R Tolkien; “Harry Potter”, de J.K Rowling e “As Crônicas de Nárnia”, de C.S Lewis.
O “CashThree” é um tabuleiro de educação financeira destinado a desenvolver quatro perfis: acadêmico, profissional, empreendedor e investidor.
Por fim, o “Lexia” auxilia no desenvolvimento de crianças de sete a 12 anos que possuem dificuldade na aprendizagem associada à dislexia. Ele propõe atividades de cálculos matemáticos, formação de rimas e adivinhação de palavras.
Veja mais:
Gameficação na escola também é possível com jogos físicos
Plano de aula: Jogos de tabuleiro em sala de aula
6 jogos de tabuleiro para aprender e se divertir
Xadrez pode estimular concentração e tomada de decisões na escola
Crédito da imagem: reprodução Jogo “Desafios do vestibular”