À luz do sol, filhotinhos encontram o caminho para crescerem livres e saudáveis.
O Brasil tem uma fauna magnífica e precisamos cuidar dela. O Pé-de-Pincha é uma iniciativa de preservação de quelônios – espécie animal da família das tartarugas – e conscientização ambiental na região amazônica, focada na capacitação de agentes ambientais voluntários e estudantes da Universidade Federal do Amazonas. É feito o acompanhamento e estimulado o ciclo de vida dos quelônios, desde o ninho até a soltura dos filhotes na natureza.
Quem vive nas regiões percebe a diferença após o nascimento do projeto, que existe desde 2010 e passou a ser patrocinado pela Claro a partir de 2014. A iniciativa também realiza palestras para o público infantil e busca incentivar práticas ambientalmente sustentáveis em 12 comunidades ribeirinhas da região amazônica. Com isso, o projeto contribui para a manutenção da biodiversidade local e para o desenvolvimento socioambiental das comunidades ao redor.
Entre 2021 e 2022, o projeto soltou mais de 25 62 mil filhotes de tracajás – espécie de quelônio de água doce – nos rios do entorno do município de Careiro (AM) de 1.327 3.916 ninhos montados pelos voluntários.