A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) é uma parceria entre o Instituto Claro e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para enfrentar a cultura do fracasso escolar. A proposta contempla um diagnóstico da tríade reprovação, abandono e distorção idade-série para propor ações de enfrentamento por meio de políticas educacionais em níveis municipais e estaduais.
A partir de pesquisa, produzida junto ao Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a TSE conseguiu mapear as populações mais vulneráveis ao abandono escolar: crianças e adolescentes negras e indígenas, concentradas nos estados Norte e Nordeste do país – especialmente nas regiões do Semiárido e da Amazônia Legal – e nas zonas rurais. Em 2019, 2,1 milhões de alunos foram reprovados no Brasil, mais de 620 mil abandonaram a escola e mais de 6 milhões estavam em distorção idade-série. Em três anos, o projeto ultrapassou a meta de reduzir em 20% a distorção idade-série, chegando a 190% nos municípios do Semi-Árido Brasileiro e 200% dos Centros Urbanos.
A TSE considera que um problema complexo como a cultura de fracasso escolar exige ações integradas nas redes, nas escolas e nas salas de aula. Assim, a estratégia traz uma proposta pedagógica participativa e flexível, adaptada aos alunos em distorção idade-série – que estejam com dois ou mais anos de atraso em relação à matrícula. A iniciativa também cria redes de apoio, que envolvem as escolas, parceiros, estudantes e famílias.
Ações concretas no enfrentamento do fracasso escolar
Um exemplo de ação da iniciativa Trajetórias de Sucesso Escolar é a associação com a secretaria de educação do estado de Sergipe no Programa Sergipe na Idade Certa (Prosic). Dentre várias iniciativas, durante a pandemia de covid-19, o programa proporcionou materiais e atividades para que os estudantes não perdessem contato com a escola. De forma geral, o projeto faz uma busca ativa dos jovens e apresenta as oportunidades que a educação pode proporcionar.
Veja no vídeo abaixo a história da aluna Ana Carolayne Santana Gomes, que participa do Prosic dentro da iniciativa Trajetórias de Sucesso Escolar, e quer se tornar pedagoga: