Para ninguém se atrasar na busca por um lugar ao sol.
Você conhece a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar? É uma parceria entre o Instituto Claro e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para enfrentar a cultura do fracasso escolar. Juntos, buscamos diminuir os índices de reprovação, abandono e distorção idade-série.
A partir de pesquisa feita com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a iniciativa conseguiu mapear as populações mais vulneráveis ao abandono escolar: crianças e adolescentes negros e indígenas, concentrados nos estados Norte e Nordeste do país – especialmente nas regiões do Semiárido e da Amazônia Legal – e nas zonas rurais. Em 2019, 2,1 milhões de alunos foram reprovados no Brasil, mais de 620 mil abandonaram a escola e mais de 6 milhões estavam em distorção idade-série. Em três anos, o projeto ultrapassou a meta de reduzir em 20% a distorção idade-série, chegando a 190% nos municípios do Semiárido Brasileiro e 200% dos Centros Urbanos.
Um problema complexo como a cultura de fracasso escolar exige ações integradas nas redes, nas escolas e nas salas de aula. Assim, a estratégia do projeto Trajetórias de Sucesso Escolar traz uma proposta pedagógica participativa e flexível, adaptada aos alunos em distorção idade-série – que estejam com dois ou mais anos de atraso em relação à matrícula. Essa parceria do bem também cria redes de apoio, que envolvem as escolas, parceiros, estudantes e famílias.
Um exemplo de ação da iniciativa Trajetórias de Sucesso Escolar é a associação com a secretaria de educação do estado de Sergipe no Programa Sergipe na Idade Certa (Prosic). Dentre várias iniciativas, durante a pandemia de covid-19, o programa proporcionou materiais e atividades para que os estudantes não perdessem contato com a escola.
A gente sabe o quanto a educação de qualidade é importante para quem busca um lugar ao sol. Por isso, o projeto faz uma busca ativa dos alunos e apresenta as oportunidades que o aprendizado pode proporcionar.