Inclusão social por meio da música clássica para jovens que buscam um lugar ao sol com mais cultura.
A música pode ser um instrumento poderoso para transformar realidades. Ação Social pela Música do Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos com atuação social inclusiva por meio da educação musical para crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social. Mais de 14 mil jovens já passaram pela instituição ao longo dos seus 27 anos de existência. Atualmente o programa está em três regiões do Brasil (Norte, Nordeste e Sudeste) e atende um total de 4.700 alunos, formando orquestras como a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e conjuntos de música de Câmara, como a Camerata Jovem, que já realizou turnê na Europa e nos Estados Unidos.
Atualmente o programa possui 18 polos de musicalização: 8 na cidade do Rio de Janeiro e 10 na cidade de Petrópolis. Atua em 13 núcleos de aprendizado musical, sendo 06 nas comunidades do Rio de Janeiro (Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Rio das Pedras, Cidade de Deus, Manguinhos e Tijuca, no Morro da Formiga), 1 na comunidade da Mosela em Petrópolis (RJ), 1 na cidade de São Gonçalo (RJ), 1 em Ji-Paraná (RO) e 4 na cidade de João Pessoa (PB).
Com idades entre 14 e 20 anos, os jovens músicos da orquestra Camerata Jovem já se apresentaram na Alemanha, Áustria, França, Holanda e Rússia, além de palcos renomados do Rio de Janeiro, como Cidade das Artes, Teatro Municipal e Sala Cecília Meireles.
Para jovens que participam do programa e buscam um lugar ao sol, a música é uma grande oportunidade que pode transformar suas vidas.