Conteúdos

• Jogos de tabuleiro.

• Situação-problema.

Objetivos

• Descobrir o jogo como fonte de entretenimento e aprendizagem.

• Compreender a importância das regras.

• Refletir sobre diferentes estratégias.

• Resolver situações problemas por meio de diferentes estratégias e registros.

1ª Etapa: Início de conversa

Boa parte da comunicação das crianças com o ambiente se dá por meio da brincadeira e é dessa maneira que elas se expressam culturalmente. Consciente de que as crianças se comunicam pelo brincar, Vygotsky considerou que é muito importante a intervenção positiva para a apresentação de novas brincadeiras e de instrumentos para enriquecer essa prática. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização dos jogos como recurso pedagógico. Quando a escola se transforma em um espaço que proporciona o jogo ela possibilita a construção de saberes.

2ª Etapa: Jogo da velha

• Inicie a aula com uma roda de conversa a respeito de jogos de tabuleiro, pergunte aos alunos que jogos desse tipo eles conhecem ou já brincaram. Em seguida, informe a eles que durante alguns dias ou meses, nas aulas de Matemática, o grupo terá a oportunidade de conhecer novos jogos de tabuleiro ou apropriar-se com maior ênfase de jogos já conhecidos.

• Para essa primeira aula, organize a apresentação e exploração do tradicional jogo da velha. Possivelmente, esse será um dos conhecidos de toda a turma, contudo, ele agora será utilizado para a apropriação de conceitos matemáticos importantes como raciocínio lógico-matemático e análise combinatória.
• Leve para que os alunos colem em seu caderno, as regras do jogo e leia em voz junto com o grupo.

 • Em seguida, escolha dois alunos para jogarem na lousa e, a cada jogada, converse com a sala sobre o que foi pensado para realizá-la ou quais estratégias ou combinações poderiam ser utilizadas. Após essa exploração inicial, forme duplas e proponha que todos joguem.
• Você também poderá solicitar que os alunos registrem em seu caderno ou com desenhos ou por meio de escrita o que aprenderam com o jogo proposto. Essa etapa de registro pode ser feita após a exploração de cada jogo e é importante para que os alunos tomem consciência de suas percepções e das estratégias utilizadas por ele.
• Outro recurso que pode ser utilizado após as diferentes explorações do jogo em sala de aula, é a apresentação da história do jogo que pode ser encontrada no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais” e, também, as diversas opções de jogo da velha online.
• Posteriormente, apresente ao grupo uma variação mais complexa do jogo da velha, o jogo três em linha. As regras do jogo podem ser encontradas no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”.

3ª Etapa: Tabuleiro cheio

 • Esse jogo tem como objetivo principal o trabalho com o cálculo mental durante a soma de dois dados. Inicie a aula, apresentando ao grupo as regras do jogo:

• Após esse momento, forme duplas e entregue para cada aluno um tabuleiro como o modelo abaixo. O tabuleiro poderá ser maior ou menor dependendo da idade dos alunos.

• Permita que os alunos joguem o jogo mais de uma vez para que compreendam efetivamente as regras e treinem o cálculo mental dos números tirados no dado. Uma dica importante é utilizar dados com números ao invés de dados com bolinhas, pois assim, as crianças não terão como se apoiar em quantidades para fazer contagens e, sim, terão que olhar os números e calcular o resultado mentalmente. Durante a realização do jogo, você poderá sistematizar com o grupo as noções de base 10. Inclusive pode fixar uma tabela na sala com todas as possibilidades de formar 10 (6 + 4; 7 + 3; 5 + 5; 9 + 1; 8 + 2), assim os alunos poderão se apoiar em cálculos já memorizados para a construção de novos.
• Não se esqueça de solicitar aos alunos que façam os registros com desenhos ou escrita do que compreenderam ou aprenderam com este jogo.

4ª Etapa: Jogo do castelo

 • Esse próximo jogo tem como principal objetivo o trabalho com o sistema de numeração decimal e suas regularidades. Nele as crianças são desafiadas a descobrir os números que estão cobertos na tabela numérica.

• Assim como nos demais jogos, entregue aos alunos as regras ensinando-os como jogar:

• Em seguida, leve os alunos para a sala de informática e apresente o jogo para eles, disponível no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Você poderá inicialmente jogar coletivamente com o grupo, até que eles se apropriem das regras e, em seguida, poderá propor que cada aluno jogue em um computador. Caso a unidade escolar não tenha computadores para todos, monte tabuleiros de papel para deixar na sala de aula.
• Ao final do jogo, solicite que os alunos façam o registro dessa etapa.

5ª Etapa: Jogo ganha quem chega ao zero

• Para esse jogo, organize os alunos em trios ou grupos de quatro crianças. O objetivo principal dele é o trabalho com a resolução de problemas que envolvam a subtração. Entregue para cada grupo, um par de dados, papel e lápis para anotar os resultados e, também, as regras.

• Deixem que joguem o jogo diversas vezes para que se apropriem das regras e, também, das estratégias criadas. Uma opção para turmas com dificuldades na subtração de números grandes é diminuir o valor inicial de pontos ou também utilizar material concreto, como palitos de sorvete para facilitar essa subtração. Contudo, o uso do material concreto, deverá ser substituído pelo cálculo gradativamente.
• Após a exploração do jogo, proponha novamente, o registro com desenhos ou escrita do que aprenderam ou compreenderam na etapa.

6ª Etapa: Socializando jogos de tabuleiro

• Diversos outros jogos podem ser propostos aos alunos durante as aulas de matemática para a apropriação de objetivos específicos. Algumas outras opções podem ser encontradas no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

• Como forma de finalizar o trabalho com jogos de tabuleiro, faça uma pesquisa com os alunos de quais jogos eles tem em casa ou que colaboradores da escola tenham e solicite que tragam para a sala de aula no dia combinado.
• Nesse dia, faça um período de aula diferente e deixe que os alunos explorem os novos jogos de forma autônoma. Contudo, circule entre as duplas ou grupos e os auxilie na percepção de conteúdos matemáticos que precisam ser utilizados para vencer o jogo ou ultrapassar seus desafios.

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre a importância dos jogos em sala de aula acesse o link http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/o-papel-dos-jogos-tabuleiro-na-aprendizagem.htm

2. Para saber a origem do jogo da velha acesse o link http://culturapopnaweb.wordpress.com/2013/05/16/como-surgiu-o-jogo-da-velha/

3. Para saber mais como jogar três em linha acesse o link http://arteconkreta.files.wordpress.com/2009/09/jogo3emlinha115b235d.jpg

4. Para jogar com os alunos virtualmente o jogo do castelo acesse o link https://novaescola.org.br/conteudo/4844/jogo-do-castelo

5. Para saber mais opções de jogos matemáticos para usar em sala de aula acesse o link https://mathema.com.br/categoria/jogos-e-atividades/

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Jogos de tabuleiro em sala de aula
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