Muitos são os benefícios de trabalhar poesia e poemas em sala de aula. Esse gênero literário aproxima os alunos do prazer da leitura; estimula a interpretação de texto e a compreensão de sentidos figurativos da linguagem – tais como metáfora, eufemismos e hipérboles –; ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a expressar emoções.
Para comemorar o Dia Nacional da Poesia, reunimos seis planos de aulas voltados para diferentes etapas de ensino, mas que apresentam, em comum, a intenção de trabalhar habilidades como leitura, escrita e análise textual com os alunos. A comemoração foi instituída pela lei 13.131/2015 na data de 31 de outubro, em homenagem ao dia de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.
Ensino fundamental 1 – Poema “As borboletas”, de Vinícius de Moraes
Este plano de aula ajuda a desenvolver habilidades como oralidade, leitura e escrita. Seu objetivo é aprofundar o contato com a poesia por meio dos elementos que a estruturam, como os efeitos sonoros, ritmo e rimas. Por fim, relaciona o universo poético com as possibilidades de palavras, vocabulário e texto.
Ensino fundamental 1 – O som das palavras
A partir do poema “O leão”, de Vinícius de Moraes, o plano de aula orienta o estudante a identificar rimas, relacionar o som das palavras ao efeito de sentido e conhecer as características do autor.
Ensino fundamental 2 – Poemas e poesias: a Poesia tem tudo a ver com tudo
O plano de aula para a disciplina de língua portuguesa tem como objetivo ampliar o interesse dos alunos pela leitura de poemas, a sua percepção sobre a amplitude do universo temático da poesia e apresentar poetas portugueses e brasileiros. O ponto de partida é uma leitura interpretativa de “Tem tudo a ver com tudo”, de Elias José, em que o autor ressalta a definição desse gênero.
Ensino fundamental 2 – Sarau virtual: poemas de Mário de Andrade
A obra de Mário de Andrade e o uso de tecnologias estão na proposta deste plano de aula. O objetivo é que os alunos conheçam a vida e a produção deste importante autor nacional e sejam apresentados a produções de diferentes momentos da sua carreira. Além disso, são apresentados à importância dos saraus para as artes e convidados a realizar um vídeo, em duplas ou trios, utilizando os poemas.
Ensino médio – Poesia Concreta: conceitos, análise e desdobramentos
A evolução da poesia concreta e seus conceitos são ensinados por meio da análise de poemas visuais e animados. O plano de aula ainda orienta sobre como relacionar o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
Ensino médio – Gênero poesia: leitura e prazer
Poemas de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Ferreira Gullar, Mário Quintana e Manuel Bandeira são usados para orientar o aluno a reconhecer efeitos de sentido em palavras e expressões. Assim como interpretar recursos figurativos, entre eles metáforas, metonímias, eufemismos e hipérboles.
Veja mais:
Para inspirar: Sarau de poesias nos ensinos fundamental 2 e médio
Intertextualidade de “A teus pés”, de Ana Cristina César, é destacada por professor
Crédito da imagem: Beba73 – iStock