Conteúdos
– Oralidade, leitura e escrita
– Interpretação oral e escrita
– Bibliografia do Vinícius de Moraes
– Escrita espontânea
Objetivos
– Identificar a leitura como fonte de prazer
– Aprofundar o contato com a poesia por meio dos elementos que a estruturam (os efeitos sonoros, o ritmo, as rimas)
– Desenvolver a linguagem e a expressão oral
– Participar de atividades que se relacionam ao universo poético e as infinitas possibilidades de palavras, vocabulário e texto
– Realizar escritas espontâneas de acordo com sua hipótese de escrita
– Reconhecer misturas de cores
– Relacionar o universo lúdico dos jogos confeccionados usando a criatividade
– Apresentar os trabalhos realizados
Veja também:
Alfabetização: produzindo uma lista com os combinados da turma
Poesia africana de língua portuguesa
1ª Etapa: Apresentação do poema: As borboletas, de Vinícius de Moraes
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Materiais Relacionados”.
Fazer a Leitura do poema e propor a exploração oral sobre os versos e estrofes e, na sequência convide-os a pintar as estrofes e recitar várias vezes.
Procurar as rimas e circular, pintar as borboletas de acordo com o poema.
Questionar os alunos sobre o nascimento da borboleta e anotar as hipóteses levantadas por eles.
2ª Etapa: Apresentação do vídeo com o poema
Após a exibição do vídeo da música, pode-se conversar com os alunos sobre o poema recitado, observar os sentimentos, as rimas. Pode solicitar também que eles:
Reconheçam palavras do texto.
Interpretem de forma oral e escrita.
Cruzadinha sobre o poema.
Caça-palavra sobre o poema.
Leiam a bibliografia do autor.
3ª Etapa: Leitura do livro “Romeu e Julieta” de Ruth Rocha
Roda de conversa sobre o livro e fazer o levantamento das diferenças textuais da história e do poema.
4ª Etapa: Ciências: vídeo da metamorfose
Apresente o vídeo sugerido no link 1, faça a roda de conversa sobre o vídeo e peça que escrevam sobre a metamorfose da borboleta.
Sugira também a produção de um desenho das etapas. Sugira que pintem o desenho de acordo com as cores mencionadas.
5ª Etapa: Ciências: metamorfose
Com diversos tipos de macarrão faremos o ciclo da borboleta. Depois prepare uma sequência numérica com liga pontos formando uma borboleta e distribua aos alunos. Proponha a escrita espontânea das fases da metamorfose.
6ª Etapa: Confecção do jogo
Prepare o poema lacunado, para que os alunos completem.
Após completar o poema, entregar uma caixa de fósforos com uma borboleta colada em uma das faces. Dentro da caixa coloque as letras da palavra borboleta para que os alunos possam montar a palavra e outras palavras que possam ser montadas com estas letras.
7ª Etapa: Arte
Proponha a produção de uma borboleta. Dobrando uma folha sulfite ao meio, em um dos lados pinga-se guache com as cores das borboletas do poema, fecha a folha e com a mão vai-se espalhando as cores e tentando fazer o movimento como se estivesse desenhando uma borboleta. Quando se abre a folha tem um desenho simétrico e com misturas de cores e formatos diferentes de borboletas.
8ª Etapa: Apresentação aos pais
Proponha uma apresentação para os pais dos trabalhos realizados e recitação do poema.
Materiais Relacionados
1 – Assista ao vídeo “As Borboletas”
2 – Confira o vídeo “Cocoricó – A metamorfose da Borboleta”
Adorei a criatividade em usar macarrão para representar a metamorfose da borboleta.
Ótimo trabalho. Parabéns !