Conteúdos

– Oralidade, leitura e escrita
– Interpretação oral e escrita
– Bibliografia do Vinícius de Moraes
– Escrita espontânea

Objetivos

– Identificar a leitura como fonte de prazer
– Aprofundar o contato com a poesia por meio dos elementos que a estruturam (os efeitos sonoros, o ritmo, as rimas)
– Desenvolver a linguagem e a expressão oral
– Participar de atividades que se relacionam ao universo poético e as infinitas possibilidades de palavras, vocabulário e texto
– Realizar escritas espontâneas de acordo com sua hipótese de escrita
– Reconhecer misturas de cores
– Relacionar o universo lúdico dos jogos confeccionados usando a criatividade
– Apresentar os trabalhos realizados

Veja também:

Alfabetização: produzindo uma lista com os combinados da turma

Poesia africana de língua portuguesa

1ª Etapa: Apresentação do poema: As borboletas, de Vinícius de Moraes

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Materiais Relacionados”.

Fazer a Leitura do poema e propor a exploração oral sobre os versos e estrofes e, na sequência convide-os a pintar as estrofes e recitar várias vezes.
Procurar as rimas e circular, pintar as borboletas de acordo com o poema.
Questionar os alunos sobre o nascimento da borboleta e anotar as hipóteses levantadas por eles.

2ª Etapa: Apresentação do vídeo com o poema

Após a exibição do vídeo da música, pode-se conversar com os alunos sobre o poema recitado, observar os sentimentos, as rimas. Pode solicitar também que eles:
Reconheçam palavras do texto.
Interpretem de forma oral e escrita.
Cruzadinha sobre o poema.
Caça-palavra sobre o poema.
Leiam a bibliografia do autor.

3ª Etapa: Leitura do livro “Romeu e Julieta” de Ruth Rocha

 

Roda de conversa sobre o livro e fazer o levantamento das diferenças textuais da história e do poema.

4ª Etapa: Ciências: vídeo da metamorfose

Apresente o vídeo sugerido no link 1, faça a roda de conversa sobre o vídeo e peça que escrevam sobre a metamorfose da borboleta.
Sugira também a produção de um desenho das etapas. Sugira que pintem o desenho de acordo com as cores mencionadas.

5ª Etapa: Ciências: metamorfose

Com diversos tipos de macarrão faremos o ciclo da borboleta. Depois prepare uma sequência numérica com liga pontos formando uma borboleta e distribua aos alunos. Proponha a escrita espontânea das fases da metamorfose.

6ª Etapa: Confecção do jogo

Prepare o poema lacunado, para que os alunos completem.
Após completar o poema, entregar uma caixa de fósforos com uma borboleta colada em uma das faces. Dentro da caixa coloque as letras da palavra borboleta para que os alunos possam montar a palavra e outras palavras que possam ser montadas com estas letras.

7ª Etapa: Arte

Proponha a produção de uma borboleta. Dobrando uma folha sulfite ao meio, em um dos lados pinga-se guache com as cores das borboletas do poema, fecha a folha e com a mão vai-se  espalhando as cores e tentando fazer o movimento como se estivesse desenhando uma borboleta. Quando se abre a folha tem um desenho simétrico e com misturas de cores e formatos diferentes de borboletas.

8ª Etapa: Apresentação aos pais

Proponha uma apresentação para os pais dos trabalhos realizados e recitação do poema.

Materiais Relacionados

1 – Assista ao vídeo “As Borboletas”
2 – Confira o vídeo “Cocoricó – A metamorfose da Borboleta”

Arquivos anexados

  1. Poema: As borboletas de Vinícius de Moraes

Tags relacionadas

2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Avatar
joseney mendonça
5 anos atrás

Adorei a criatividade em usar macarrão para representar a metamorfose da borboleta.

Avatar
Lenise Alvarenga
4 anos atrás

Ótimo trabalho. Parabéns !

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.