É impossível falar da lírica brasileira sem citar a vida e a obra de Vinicius de Moraes, autor carioca falecido há 40 anos, em 9 de julho de 1980. O estudo sobre ele, geralmente, fica restrito ao ensino médio, quando é apresentado como membro da segunda fase do modernismo brasileiro. Contudo, os anos iniciais e finais também ganham quando seus poemas, poesias e canções são utilizados para desenvolver um letramento literário com os estudantes.

Confira, a seguir, oito sugestões de planos de aula, sequências didáticas, podcasts e relatos de professores sobre como trabalhar o legado do escritor nas diferentes etapas da educação básica.

Plano de aula – Antologia poética, de Vinicius de Moraes
Voltado para os alunos do ensino médio, esse plano de aula de literatura busca ajudá-los a compreender os aspectos líricos e sociais da obra de Vinicius de Moraes. A atividade convida os estudantes a lerem e interpretarem poemas do autor e a relacioná-lo a outros artistas brasileiros.

Plano de aula – Poema: As borboletas, de Vinicius de Moraes
A partir do texto “As borboletas”, os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental são convidados a aprofundar o contato com a poesia. Para isso, são explorados os elementos que a estruturam, como os efeitos sonoros, o ritmo e as rimas. O professor também pode ajudá-los a descobrir novas palavras na obra e a conhecer a biografia do autor.

Dossiê – Vinicius de Moraes
Em virtude do centenário do poeta, o Instituto Claro preparou um dossiê com uma biografia aprofundada do autor e a indicação de como aproximá-lo dos estudantes do ensino fundamental. Na educação infantil e anos iniciais, pode-se trabalhar com os poemas: “A casa”, “O Relógio” e a “Arca de Noé”, destacando os aspectos sonoros e o ritmo de cada um. Nos anos finais, são indicados contos rápidos, como “Conto carioca”.

Podcast – A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes
O programa, lançado no centenário do autor em 2013, destaca a obra “A Arca de Noé”, lançada em 1970, pela editora Record. Os textos do livro ganharam uma versão musicada, que encanta as crianças há pelo menos quatro décadas. Além disso, são indicados links para apresentar os poemas e as músicas para os estudantes em diversas plataformas digitais de áudio e vídeo.

Artigo – Pequenos Notáveis: Vinicius de Moraes (MultiRio)
A série “Pequenos Notáveis” é produzida pela MultiRio – plataforma vinculada à Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro (RJ) e pelo músico e jornalista Pedro Paulo Malta. Seu objetivo é apresentar vida e obra de grandes compositores brasileiros às crianças de nove aos 14 anos.

Sequência didática – O letramento literário através das poesias de Vinicius de Moraes
A Secretaria de Educação do Estado do Paraná sugere uma sequência didática para a disciplina de língua portuguesa que utiliza as obras do poeta com o objetivo de aproximar alunos do 6º ano do ensino fundamental da literatura. São trabalhadas “O peru”, “As borboletas” e “A foca”.

Plano de aula – Valsinha, de Chico Buarque e Vinicius de Moraes
Sequência didática direcionada aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é estimular a reflexão sobre sonoridade, ritmo, escolha vocabular e a contribuição desses elementos para a construção do significado do poema assinado pela dupla de autores.

Relato de professor – Vinicius de Moraes através de sua religião, o candomblé
Em 2013, foi comemorado o centenário do nascimento de Moraes. O professor do ensino médio, Fábio Chaves Brito, do Ceará, utilizou a música “Canto de Oxum”, de autoria do poeta, para aproximar os alunos da religião do autor: o candomblé. Além de analisar a obra, estudantes e docente confeccionaram, em tamanho real, três orixás.

Veja mais:
5 links para trabalhar compositores brasileiros em sala de aula
Série conta a trajetória de escritores, cantores, poetas, advogados e pedagogos que dão nome às escolas municipais do RJ

Crédito da imagem: reprodução site Vinicius de Moraes

Deixe um comentário

Please Login to comment

Talvez Você Também Goste

Notícias

Ebook gratuito traz casos reais de alunos com deficiência em escolas públicas regulares

“Educação Inclusiva na Prática” apresenta estratégias pedagógicas usadas em diferentes desafios

há 2 dias
Notícias

Vídeo com educadora Mazé Nóbrega explica como literatura estimula criticidade do aluno

“Leitor faz perguntas, deduz o não-dito, desenvolve raciocínio lógico e interpreta a obra”, lista professora

há 4 dias
Notícias

Editora disponibiliza 130 e-books gratuitos de educação com temáticas diversas

Coleções abrangem didática, políticas públicas, práticas, trabalho, relações étnico-raciais e pensamento educacional

há 1 semana
Notícias

7 livros para inspirar uma gestão escolar democrática e participativa

Conselhos, grêmios, associações e PPP ajudam a incluir a comunidade escolar nos espaços de decisão

há 1 semana

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.