A experiência relatada aconteceu no dia 18/10/2013 em alusão ao centenário de Vinícius de Moraes com a participação de alunos do ensino médio (1º, 2º e 3º anos). Trabalhamos Vinícius de Moraes através de sua religião – o candomblé.O objetivo era proporcionar aos alunos uma aproximação da cultura afro-brasileira através das músicas de Vinícius de Moraes. Ambientamos o espaço com paisagens do Rio de Janeiro e confeccionamos em tamanho real três orixás do candomblé.Acolhemos os alunos. Explicamos a nossa proposta de acrescentar na bagagem cultural de todos um pouco mais de cultura e arte, despertar o gosto pela poesia e música. Falamos do motivo principal do encontro e apresentamos o tema da oficina: centenário de Vinícius de Moraes e o lema “que seja infinito enquanto dure”. Lemos um texto sobre a cultura afro-brasileira abordando a culinária, música, religião, dança e artes visuais. Apresentamos a escultura de Exu que confeccionamos em tamanho real e em seguida exibimos um vídeo com a música deste orixá.

O mesmo aconteceu com os outros orixás: Oxum e Oxalá, porque Oxum e Oxalá são orixás cantados por Vinícius de Moraes). Outro vídeo foi exibido contemplando Oxum dançando. Cantamos a música de Vinícius de Moraes (Canto de Oxum). Exibimos um vídeo que abordava toda a trajetória do “Poetinha”. Orientamos aos participantes que observassem pelo chão que colocamos vários símbolos usados por alguns orixás. Pedimos que ficassem perto do símbolo que mais o atraiu. Montamos aí as equipes de trabalho.Entregamos a cada equipe um pôster com a gravura e um texto falando sobre a representação e as características do orixá correspondente ao símbolo escolhido pelo grupo e em seguida distribuímos livros de Vinícius de Moraes para cada grupo pesquisar poesias que poderiam ser associadas ao orixá correspondente. Exemplo: no poema “Balada das meninas” podemos encontrar trechos como: Aos ventos do Arpoador solta a flâmula agitada das cabeleiras em flor… e associá-la à orixá Iansã que representa os ventos. Provocamos com esta atividade uma intensa leitura de poesias à procura daquela ideal para relacionar ao orixá. As equipes apresentaram sua poesia e entregamos uma lembrancinha artesanal.Realizarmos uma roda de cantigas onde cada um recebia um repertório contendo dez músicas de Vinícius de Mores divididas em dois blocos: um de músicas de candomblé e outro com românticas. NOME: Fábio Chaves Brito (professor). Escola Antonio Raimundo de Melo , Cidade: Carnaubal – Ceará

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