Conteúdos

Análise e Interpretação de Poemas: Vida e Obra.
Intertextualidade: Artistas Brasileiros.
Aspecto Social.
Contexto Histórico.

Objetivos

Compreender os aspectos líricos e sociais da obra de Vinícius de Moraes.

Relacionar Vinícius de Morais a outros artistas brasileiros.

Ler e interpretar poemas de Vinícius com vistas a um maior entendimento da obra do autor.

Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.

1ª Etapa: Explicações referentes à indicação da Antologia Poética, de Vinícius de Moraes

Acesse o link sugerido no item 3, de “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Nele, encontram-se informações fundamentais sobre a Antologia Poética. Essa é uma etapa fundamental do trabalho, já que, para dirimir as dúvidas dos alunos em relação à Antologia,  as duas instituições – Fuvest e Unicamp – disponibilizaram, para consulta e leitura, a relação completa dos poemas que integram o conjunto de poemas e que serão exigidos nos vestibular de 2010 em diante.

2ª Etapa: Análise e compreensão de poema de Vinícius de Moraes: Soneto da fidelidade

Apresente o poema (por meio de datashow ou copie no quadro) e inicie a aula pelo título do poema a ser trabalhado: soneto de fidelidade. Pergunte aos alunos o que esperam desse título. Ouça alguns deles.

Em seguida, apresente o primeiro quarteto do poema e peça para que os alunos leiam e escrevam o que entenderam dos versos em questão. Solicite a alguns deles a leitura das observações realizadas.

Volte ao mesmo quarteto e discuta alguns pontos como: a entrega total do eu lírico ao objeto amado e a importância das paronomásias (palavras semelhantes no som, mas diferentes no significado como “encanto”, “encante”) para a sonoridade do poema.

Observe, junto com os alunos, o esquema de rimas (Abba, Abba, cde, dec), e explique que essa característica filia o soneto à tradição clássica, a Luis de Camões, por exemplo.

Mostre o restante do poema aos alunos chamando a atenção para aspectos mencionados acima e outros que achar convenientes para o entendimento do poema.

Escolha outros poemas da antologia e trabalhe-os com os alunos. É importante, nessas atividades, seguir as sugestões acima: ouvir primeiramente os alunos para eles colocarem as impressões sobre os poemas e, na sequência, fazer a análise e a interpretação.

3ª Etapa: Atividades

Atividade 1:
Com base na mencionada Antologia, solicite aos alunos que, individualmente, escolham poemas de Vinícius de Moraes que pareçam conter alguma sugestão relacionada à biografia do autor ou a temas ligados a questões sociais, como, por exemplo, “O operário em construção”. Em seguida, proponha que eles tentem adaptar tais poemas para outros gêneros (um conto, uma peça de teatro, uma notícia de jornal).

Marque 2 aulas para a leitura dos textos pelos alunos.

Atividade 2:
Organize um sarau com a turma. Solicite que escolham poemas do autor e criem melodias para tais poemas, ou ensaiem canções compostas pelo autor.

Marque um dia para apresentação na escola.

4ª Etapa: Apresentação de Vinícius de Moraes

Para introduzir os alunos no universo de Vinícius de Moraes:

• Comente que Vinícius teve uma vida intensa como músico, poeta e diplomata. Como poeta, ele iniciou a carreira compondo versos de inspiração religiosa, mas, num certo momento de sua vida, mudou de rumo e começou a compor, junto com outros parceiros, um tipo de canção que iria transformar a música brasileira na segunda metade do século 20.

• Informe que, junto com Tom Jobim, Vinícius formou uma das mais férteis parcerias de que já teve notícia a música popular brasileira. Mostre uma das canções de Vinícius aos alunos. Para tanto, acesse o link sugerido no item 5 de “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

• Assista, junto com os alunos, ao filme Vinícius, de Miguel Faria Jr. A sinopse pode ser obtida no link sugerido no item 4 de  “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

• Explique que, para o estudo da obra com vistas ao preparo para o vestibular da FUVEST e Unicamp, os aspectos acima mencionados não são, no entanto, o tópico principal. As duas instituições publicaram esclarecimentos sobre a Antologia Poética, os quais serão vistos logo a seguir, na 2ª. Etapa.

Materiais Relacionados

1. Informe-se sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes, lendo o texto “Dúvidas a respeito da edição”.

2. No texto “Análise da Obra” além de mais informações sobre a vida e obra do autor, você encontra análises esclarecedoras sobre alguns poemas de Vinícius.

3. Veja a sinopse de um documentário mostrando a vida, a obra, a família, os amigos e os amores de Vinicius de Moraes. O filme é de Miguel faria Jr e apresenta as transformações pelas quais passaram o Rio de Janeiro na segunda metade do século 20.

4. Assista a apresentações musicais de Vinícius de Moraes com vários parceiros.

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Antologia Poética. Profa. Ms. Evaneide Nóbrega de Albuquerque.

Arquivos anexados

  1. Antologia Poética – Vinicius de Moraes

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.