A fotografia contribui com o ensino de história do Brasil por ser uma fonte histórica e por proporcionar aos alunos uma representação concreta de eventos, pessoas e locais do passado. Isso ajuda os estudantes a desenvolver uma compreensão e ligação emocional mais profunda com acontecimentos importantes para a história do país.

Além disso, ao analisar expressões faciais, vestimentas, arquitetura e paisagens retratadas nas fotografias, os estudantes podem observar detalhes que, muitas vezes, não são capturados em textos escritos.

Os livros de fotografia também podem apresentar regiões e realidades ignoradas ou pouco representadas nos meios de comunicação de massa. Dessa forma, ajudam a apresentar a história a partir de pontos de vista diversificados.

Conheça abaixo seis livros que contam a história do Brasil por meio das fotografias.

Um olhar sobre o Brasil: 1833-2003

Boris Kossoy, editora Objetiva, 2012

O livro reúne uma ampla documentação fotográfica que abrange 170 anos de história do Brasil, iniciando pelo período regencial no século XIX até chegar no início do século XXI. Ele é ilustrado com 459 imagens provenientes de diversos arquivos públicos e privados, enriquecidas com referências e legendas.

O ponto de partida foi a experiência fotográfica realizada no Brasil pelo artista e pesquisador francês Antoine Hercule Romuald Florence, em Campinas (SP), em 1833. Além dos aspectos históricos, a obra também retrata a diversidade cultural e geográfica das diferentes regiões do país, bem como as desigualdades sociais.

História do Brasil em 100 fotografias

Milton Guran e outros,  Bazar do Tempo, 2017

A edição apresenta 100 imagens de aproximadamente 200 anos do país e que testemunharam episódios emblemáticos, como guerras e revoltas, grandes obras e acontecimentos trágicos.

As fotografias são assinadas por importantes fotógrafos que atuaram no Brasil em diferentes épocas. Elas foram selecionadas e apresentadas por curadores, historiadores, pesquisadores e escritores.

Fotografia e império: paisagens de um Brasil moderno

Natalia Brizuela, Companhia das Letras, 2012

A íntima relação entre o Império brasileiro e a mídia fotográfica é o ponto de partida desta obra. A autora contempla, analisa e interpreta uma série de imagens produzidas no Brasil por fotógrafos, em sua maioria europeus, ao longo do século XIX.

Sujeitos Iluminados: a reconstituição das experiências vividas no estúdio de Christiano Jr.

Fabiana Beltramim (Autor); Alameda editorial; 2013

Obra dedicada à obra do fotógrafo Christiano Junior, famoso por seus retratos de homens e mulheres negros no século XIX. A suposição imediata de que os retratados de pés descalços eram escravos necessariamente submissos é desafiada por uma análise que considera a possibilidade de serem indivíduos que negociavam sua própria imagem, vendida para as “carte de visites”, precursoras dos cartões postais.

Além disso, os retratos de pessoas com elefantíase ou deformidades ósseas realizados por Christiano Junior evidenciam a inserção do fotógrafo nos círculos médicos da Corte carioca, que usavam a revolução fotográfica para estudar e tentar controlar as patologias que afligiam o país.

Cenas urbanas

Hildegard Rosenthal, Instituto Moreira Salles, 2018

Este catálogo reúne fotos da cidade de São Paulo feita pela fotógrafa alemã no final dos anos de 1930 e início da década de 1940, quando ela se muda para o Brasil para fugir da perseguição dos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Fotografias: Maureen Bisilliat

Maureen Bisilliat, Instituto Moreira Salles, 2009

O livro, editado pela própria fotógrafa, apresenta 12 ensaios fotográficos com textos que resultaram em parcerias artísticas entre ela e autores como João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Jorge Amado e Euclides da Cunha.

Veja mais:

7 links para usar a fotografia como recurso didático

Pinterest ajuda professor de artes a apresentar obras e correntes artísticas aos alunos

9 orientações para ensinar história usando pinturas

Conheça 7 quadros para ensinar história do Brasil

11 orientações para promover um ensino de história decolonial

Crédito da imagem: Freepik

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Série de vídeos gratuitos discute o pós-abolição da escravatura na história do Brasil

Curso de extensão em oito partes foi elaborado pela Escola de História da Unirio

há 4 anos
Notícias

7 links para usar a fotografia como recurso didático

Confira experiências e projetos que utilizaram imagens no ensino de geografia, história, sociologia e artes

há 5 anos
Notícias

Veja 7 vídeos de jovens ativistas para engajar alunos em causas ambientais

Discursos dialogam com temas do currículo escolar e podem incentivar protagonismo estudantil

há 3 semanas
Notícias

Confira 5 livros para abordar a cozinha afrodiaspórica em sala

Tema estimula a reflexão dos alunos sobre a diversidade da culinária e da cultura dos povos africanos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.