Conteúdos

Valsinha (Chico Buarque e Vinícius de Moraes)

Objetivos

• Refletir sobre elementos constituintes da forma como sonoridade, ritmo, escolha vocabular e a contribuição desses elementos para a construção do significado do poema de Vinícius de Moraes e Chico Buarque de Holanda.
• A partir da correspondência entre Chico Buarque e Vinícius, incentivar os alunos a construírem parcerias envolvendo textos poéticos.
• Refletir sobre a contribuição de parcerias para a construção e renovação de obras literárias.

1ª Etapa: Informações sobre os autores.

Introduza a aula explicando que:

• Chico Buarque e Vinícius de Moraes são ambos músicos e poetas.
• Ambos formaram uma das mais interessantes e ricas parcerias ocorridas na segunda metade do século 20.
• Tanto um como outro tem obras literárias publicadas em várias línguas.
• As canções de ambos também são conhecidas mundialmente.
• A letra de valsinha é de Chico Buarque. A música, de Vinícius de Moraes.
• Ambos estabeleceram uma amizade duradoura, só terminada quando da morte de Vinícius de Moraes, em 1980.
• Nos últimos anos, Chico Buarque, tem recebido prêmios por suas obras literárias. Algumas delas também foram adaptadas para o cinema.

2ª Etapa: Leitura do texto.

Agora, acesse o link sugerido no item 3 de “Para organizar seu trabalho” e apresente o texto para os alunos conduzindo o olhar deles para elementos como  narrador, personagens,  passagem do tempo, uso de verbos etc. Peça para que eles façam observações sobre esses elementos e sobre outros que achar pertinentes.
Solicite que registrem as observações.

Valsinha

Um dia ele chegou tão diferente
Do seu jeito de sempre chegar.
Olhou-a de um jeito muito mais quente
Do que sempre costumava olhar.
E não maldisse a vida tanto quanto era seu jeito
De sempre falar
E não deixou-a só num canto
Pra seu grande espanto
Convidou-a pra rodar
E então ela se fez bonita
Como há muito tempo não queria ousar.
Com seu vestido decotado cheirando a guardado
De tanto esperar.

Depois os dois deram-se os braços como há muito tempo
Não se usava dar
E cheios de ternura e graça
Foram para a praça e começaram a se abraçar.
E ali dançaram tanto dança
Que a vizinhança toda despertou
E foi tanta felicidade que toda cidade se iluminou
E foram tantos beijos loucos, tantos gritos roucos
Como não se ouviam mais
Que o mundo compreendeu
E o dia amanheceu em paz.

Agora, complemente as observações deles com algumas observações e questionamentos:

• O texto apresenta alguns elementos: um narrador que conta a história, personagens que vivenciem os fatos narrados, um espaço em que a história se ambienta, um decurso de tempo em que a ação se desenrola e uma trama apresentando os eventos ocorridos nesse decurso de tempo. Solicite aos alunos que identifiquem esses elementos no texto e façam comentários sobre eles.
• A passagem do tempo, a mudança de situações e a transformação das ações operada pelas personagens num tempo determinado são a mola para os eventos ocorridos no texto. Peça para os alunos apresentarem elementos textuais que comprovem essa afirmação.
• O texto relata uma transformação: o amante chegava habitualmente de um jeito e passou a chegar de outro. Como ele chegava? Como passou a chegar?
• Em um dia diferente, uma das atitudes dele, de modo especial, causou surpresa para a moça. Pergunte aos alunos que atitude foi essa.
• A transformação ocorrida com a personagem masculina desencadeou outra na personagem feminina. Pergunte aos alunos qual foi essa transformação.
• O amor das personagens transfere-se de casa para a praça, da praça para a cidade, da cidade para o mundo, transformando-o. De que forma isso ocorre no texto? Que elementos textuais comprovam essa afirmação?

3ª Etapa: Atividades.

Criação de parcerias envolvendo textos poéticos.

Solicite aos alunos que acessem o link sugerido no item 4 de “Para organizar seu trabalho” e leiam a correspondência trocada entre Vinícius e Chico quando da composição de Valsinha. A partir da leitura, peça para os alunos construírem poemas a quatro mãos e discutirem a parceria por meio de cartas ou e-mails. Peça para eles registrarem essas parcerias e correspondências e mostrarem, posteriormente, para outras turmas. Depois peça para eles exporem os poemas ao lado das correspondências no mural da escola.

 

Materiais Relacionados

1. No site oficial do autor, você obtém informações importantes sobre Vinícius de Moraes e sua obra.
2. No site oficial de Chico Buarque, você pode conhecer sua obra.
3. Ouça a valsinha na voz de Chico Buarque.
4. Valsinha foi composta a quatro mãos por Chico Buarque e Vinícius de Moraes. Clique aqui e leia a correspondência trocada entre os autores.

Arquivos anexados

  1. Valsinha (Chico Buarque eVinícius de Moraes)

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.