Conteúdos

 – Poemas e poesias.

Objetivos

– Demonstrar interesse pela leitura de poemas;

– Perceber a amplitude do universo temático dos poemas;

– Conhecer alguns poetas portugueses e brasileiros.

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.

Comece a aula com uma breve exposição sobre a Poesia e a sua importância como gênero textual. Faça uma leitura interpretativa da poesia de Elias José, “Tem tudo a ver com tudo” em que o poeta ressalta a definição da poesia.

Tem tudo a ver – Elias José

A poesia
tem tudo a ver
com tua dor e alegrias,
com as cores, as formas, os cheiros,
os sabores e a música
do mundo.

A poesia
tem tudo a ver
com o sorriso da criança,
o diálogo dos namorados,
as lágrimas diante da morte
os olhos pedindo pão.

A poesia
tem tudo a ver
com a plumagem, o voo,
e o canto dos pássaros,
a veloz acrobacia dos peixes,
as cores todas do arco-íris,
o ritmo dos rios e cachoeiras,
o brilho da lua, do sol e das estrelas,
a explosão em verde, em flores e frutos.

A poesia
– é só abrir os olhos e ver-
tem tudo a ver
com tudo.

Posteriormente, peça à turma que se expressem sobre o poema, dando a sua interpretação do texto. Após os comentários, divida o poema em 4 estrofes e a sala em 4 grupos. Cada grupo ficará com uma estrofe respectivamente. Solicite para cada grupo que faça um painel com desenhos que retratem para eles aquela definição de poesia sugerida pelo poema abordado.

2ª Etapa: Agrupando as informações

Proponha que cada grupo apresente o seu painel e de maneira informal relatem um pouco sobre o que desejaram expressar na construção dos desenhos. Arranje um espaço para expô-los em sala de aula.

Após essa predição do assunto, deve-se explanar um pouco mais sobre a poesia, os poemas e os sentimentos que as mesmas causam no ser humano, se reportando sempre aos desenhos/painéis construídos pelos alunos.

Posteriormente, distribua poemas de diversos cunhos, autores e temáticas (amor, medo, solidão, melancolia…etc) aos alunos e diga que os grupos terão que encontrar uma nova maneira de expressar o que o poema diz (mímica, peça teatral, desenho, gravuras, entre outros). Contribua com as equipes com informações sobre os poetas que produziram esses textos, falando sobre a vida e a obra de cada um deles.

3ª Etapa: Conhecendo os poetas

Antes da apresentação das equipes converse com toda a sala de aula sobre os poetas abordados por você, sobre a história de vida e obra, por exemplo, escolheu-se trabalhar com Fernando Pessoa, Cruz e Sousa, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. Apresente um trabalho em Prezi com a imagem de cada um e informações possíveis que certamente ajudarão as equipes antes das suas apresentações.

Para produzir esses materiais será interessante utilizar os links 5 e 6 disponíveis na aba Para organizar seu trabalho e saber mais.

4ª Etapa: Apresentação das Poesias

Em sala, equipada com recursos de multimídia, pois alguns grupos poderão utilizá-los, as apresentações dos poemas ocorrerão. Observe a criatividade, a interpretação do teor dos poemas, o despertar sentimental do grupo entre outros itens que achar relevante para avaliar a tarefa proposta.

5ª Etapa: Concluindo a tarefa

Para finalizar, faça um paralelo sobre a poesia e os sentimento/dramas humanos como ferramenta de descrição da alma, de desejos, anseios e sentimentos que habitam o corpo e a mente. E como nada é concluso quando se trata do Ser, estimule cada aluno a produzir um poema a partir do que foi lido, visto e exposto durante a aula.

Materiais Relacionados

1 – Vídeo aula sobre a distinção entre o gênero poesia e prosa

2 – Vídeos com sugestões de oficinas de poesias realizadas em escolas.

3 – Trecho do programa Contadores, cantadores e encantadores da série Palavra Puxa Palavra da MultiRio. Educopédia – SME/RJ.

4 – Vídeo cômico ilustrativo sobre recitar poesias a quem se ama.

5 – Conhecendo grandes poetas brasileiros.

6- Vídeo aula sobre o grande poeta português Fernando Pessoa.

Arquivos anexados

  1. Poemas e poesias: a Poesia tem tudo a ver com tudo

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.