Conteúdos

Gênero poesia: leitura e prazer

Objetivos

– Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos, e processos
– Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade, selecionando procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a características do gênero e suporte
– Articular o maior número possível de índices textuais e contextuais na construção do sentido do texto, de modo a interpretar recursos figurativos tais como: metáforas, metonímias, eufemismos, hipérboles etc
– Estabelecer relações entre partes de um poema, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto
– Identificar o tema de um texto
– Reconhecer o efeito de sentido decorrente de uma determinada palavra ou expressão

1ª Etapa: Exploração da atividade interativa

Nesse momento, proponha que os alunos explorem, individualmente, a atividade interativa “Verso Reverso”, disponível no NET Educação (material de apoio).
Após explorar a atividade, retome os poemas cujo tema é a poesia:

Poesia – Carlos Drummond de Andrade
http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm1.html#poesia

Motivo – Cecília Meireles
http://www.jornaldepoesia.jor.br/ceciliameireles01.html#motivo2

Os poemas – Mário Quintana
http://www.jornaldepoesia.jor.br/quinta.html#ospoemas

O último poema – Manuel Bandeira
http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira04.html#ultimo

Traduzir-se – Ferreira Gullar
http://www.jornaldepoesia.jor.br/ferreiragullar.html#traduzir

Realize, com os alunos, a leitura em voz alta dos poemas. Para isso, oriente-os a realizar várias vezes a leitura silenciosa, até quase memorizar os textos. Por fim, peça-lhes que apresentem sua leitura ao grupo.
Você pode, também, sugerir a realização de jograis. Para tanto, divida a sala em grupos de até quatro alunos. Ajude-os a distribuir as estrofes que cada aluno lerá. Peça-lhes que ensaiem muitas vezes a leitura do poema, procurando adequar a entonação ao sentido expresso pelo texto. Após realizarem vários ensaios e se sentirem seguros, peça-lhes que façam a leitura para o grupo.
Após realizar essa sessão de leituras individuais e coletivas, peça aos alunos que se mantenham em grupo e que releiam os poemas indicados, realizando um pequeno debate a partir das seguintes questões, orientando-os a fazerem registros da discussão:

– Qual dos textos mais chamou a atenção? Por quê?
– Como o texto escolhido tematiza a poesia?
– Tendo em vista o conteúdo do poema escolhido, qual seria a “função” da poesia?
– O grupo concorda com tal abordagem a respeito da “função” da poesia?
– Para o grupo, o que é poesia e qual a sua função?
Após realizarem a discussão em grupo e os devidos registros, solicite aos alunos que ampliem o debate com toda a classe. Para tanto, proponha algumas regras para que a discussão se dê de maneira produtiva. Sugerimos algumas, mas o professor pode combinar outras com a classe, caso considere mais adequado:
– Cada grupo deve apresentar à classe o resultado das discussões. Para a apresentação, devem eleger um porta-voz.
– Os demais grupos podem manifestar suas opiniões a respeito das discussões apenas após a apresentação do grupo. Qualquer pessoa dos grupos pode pedir a palavra para fazer perguntas ou dar opiniões.
– O assunto deve sempre girar em torno dos textos lidos e do tema “funções da poesia”.
– Cada grupo tem o tempo de até cinco minutos para apresentar os resultados de suas discussões.
– Os alunos que desejarem fazer perguntas ou comentários a partir da apresentação dos colegas têm o tempo de até três minutos.
– Após o comentário ou pergunta, o grupo questionado tem a possibilidade de fazer uma réplica de até três minutos, sendo representado por qualquer de seus membros.

2ª Etapa: Introdução do tema

Apresente o tema perguntado aos alunos se conhecem um versinho, uma parlenda, uma canção de ninar. Peça que recitem, cantem, ou, ao menos, mencionem algum. Explique que tudo isso é poesia, só que, em vez de ser registrada por meio da escrita, é transmitida pela oralidade.
Explique que a proposta da aula é rever um pouco desse conhecimento oral, aprender um pouco mais sobre essa modalidade de poesia, e, ainda, aprofundar um pouco a vivência com o poema escrito.

3ª Etapa: Retomada Conceitual

Após a atividade, retome com os alunos o fato de que a poesia está presente em vários momentos da nossa vida, inclusive em outros gêneros, desde a fala cotidiana, textos publicitários, narrativos, etc. Para tanto, cite alguns exemplos de situações em que podemos encontrar elementos poéticos.
No caso da fala cotidiana, cite a presença das metáforas (Aquela menina é um doce) ou das hipérboles (Foi uma chuva de xingamentos.). Para os textos publicitários, você pode retomar alguns das campanhas para eleição, onde se veem muitos usos de procedimentos poéticos, como metáforas, comparações e mesmo rimas, aliterações etc. Não se esqueça de citar também os textos da oralidade poética, como aqueles mencionados no início das atividades (parlendas, canções, adivinhas etc.).
Retome alguns dos procedimentos de construção do poema:
– COMPARAÇÃO (uso de conjunções subordinativas comparativas);
– DESCRIÇÃO (uso do verbo no presente do indicativo ou no gerúndio);
– METAFORIZAÇÃO (transporte do sentido a partir de comparação implícita);
– IRONIA (dizer o contrário daquilo que se pretende dar a entender).
Peça que, nos grupos, criem pequenos textos em que esses procedimentos são usados. Em seguida, solicite que apresentem os textos para a classe, que deverá comentá-los e aprová-los, caso estejam de acordo com os conceitos que viram na aula.

4ª Etapa: Produção de antologia poética

Após fazer essa retomada, peça aos alunos que se reúnam nos grupos de trabalho.
Agora, eles deverão realizar uma antologia poética temática. Oriente os alunos a partir dos seguintes passos:

– Acessar o site www.jornaldepoesia.jor.br
– Realizar a leitura de diversos poemas, de diversos autores.
– Definir um tema que possa abranger ao menos cinco poemas de autores diversos.
– Produzir uma apresentação do tema do blog.
– Dar um título para o blog (pode ser o mesmo vocábulo do tema ou algum outro título escolhido pelo grupo, mas que tenha relação com o tema).
– Peça que façam uma pesquisa sobre a biografia de cada autor dos poemas, realizando uma síntese com os dados de nascimento, morte e principais obras.

Por fim, proponha que os alunos reúnam as informações pesquisadas num blog.
Você pode indicar aos alunos o site Blogger (http://www.blogger.com.br). Logo na página inicial há um tutorial explicando passo-a-passo seu processo de criação e configuração. Mesmo assim, procure orientar os grupos ao longo da produção do blog.
Peça aos grupos que apresentem seu blog para a casa, a fim de que faça críticas e sugestões para seu melhor desenvolvimento.

Materiais Relacionados

Caro professor, os links a seguir contribuirão para melhor fundamentação a respeito do tema proposto, além de poderem servir de material de apoio para sua aula.

Este primeiro link traz diversas discussões em torno da poesia, sua leitura, sua produção. Pode ser bastante proveitosa a leitura desse material para que você se aproprie ainda mais de aspectos relativos à poesia, os quais serão interessantes de serem abordados ao longo do trabalho com o tema.

Os links a seguir levam aos poemas que serão lidos ao longo da atividade com a lousa. Realizar sua leitura previamente é muito importante. Você também pode aproveitar os links para conhecer outros poemas desses mesmos escritores e, assim, ampliar seu repertório, o que ajudará na abordagem dos textos trazidos pela sequência didática.

Leia a poesia “Hino Nacional” de Carlos Drummond de Andrade

Confira o poema “Balada das dez bailarinas do cassino” de Cecília Meireles

Conheça uma série de poemas de Mário Quintana

Leia com os alunos O último poema de Manuel Bandeira

Confira o poema “Traduzir-se” de Ferreira Gullar

Ao final do trabalho, sugerimos a criação de blogs. O link a seguir vai ajudá-lo a orientar seus alunos na construção dos blogs.
Site do Blogger: Material de apoio ao aluno para criação do Blog
http://www.blogger.com.br

Antes de iniciar as etapas abaixo consulte a aba Para Saber Mais.

Idealização NET EDUCAÇÃO | Realização: Instituto Paramitas. © Todos os direitos reservados.

Arquivos anexados

  1. Gênero poesia: leitura e prazer

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.