Conteúdos

– Poemas
– Mário de Andrade

Objetivos

– Conhecer a vida e a obra de Mário de Andrade
– Apreciar os poemas escritos por ele em diversos momentos de sua carreira
– Compreender a importância dos movimentos de sarau para o incentivo às artes
– Criar um vídeo, em duplas ou trios, apresentando poemas de Mário de Andrade

1ª Etapa: Sarau virtual: uma nova proposta

– Nesta etapa, selecione poemas escritos por Mário de Andrade e crie cartões apenas com o texto escrito. O ideal é que você escolha uma quantidade de dois poemas do autor por duplas ou trios de alunos que possui em sua turma.

– Em roda, espalhe os cartões no centro e solicite que os alunos façam uma leitura individualizada deles. Durante o período de leitura silenciosa, converse individualmente com os alunos sobre suas análises a respeito dos poemas lidos.
– Depois, proponha aos alunos que, divididos em duplas ou trios, peguem dois cartões com os poemas que mais gostaram. Como os cartões serão todos com poemas diferentes você garante uma diversidade na proposta.
– Explique que agora que já selecionaram seus poemas preferidos de Mário de Andrade, deverão criar uma apresentação de sarau, com os parceiros também já escolhidos, e filmá-la. Lembre os alunos que eles poderão usar a criatividade e formas artísticas diferentes, como música, declamação ou cenas teatrais para apresentar os poemas selecionados por eles. Veja um guia simples de como usar o celular para fazer os filmes no “Para organizar o seu trabalho..”
– Combine uma data de entrega desses vídeos e assistam todos juntos. Você também poderá orientá-los a postar no YouTube e enviar o endereço a você.

2ª Etapa: Apresentação do DVD

– Finalizando a proposta, convide os alunos a organizarem seus vídeos em um DVD. Se tiverem acesso à internet, eles poderão criar um canal no YouTube, que reúna todas as produções. Se necessário, peça auxílio dos funcionários de tecnologia e/ou informática da escola.

– Marque uma noite especial e convide a comunidade (pais, outros alunos e funcionários) para estarem na escola. Organize um telão, almofadas no chão, e chás de diferentes sabores para aromatizar o ambiente.
– Solicite que os alunos falem um pouco a respeito do trabalho desenvolvido e passe o vídeo para todos. Você pode também convidar as pessoas para compartilharem textos ou poemas que gostem nesse dia.
– Se possível, providencie uma cópia do DVD para cada aluno levar como recordação para casa.

3ª Etapa: Início de conversa

Sarau é um evento cultural ou musical normalmente realizado a noite por pessoas que se encontram para recitar poemas, lerem trechos de livros ou até mesmo cantar. Mas, você pode se perguntar: Sarau é uma prática esquecida nos dias atuais? A resposta a essa pergunta é não, pois no Brasil, principalmente na periferia, a prática está viva e forte. Jovens  se reúnem para apresentar poemas, raps e músicas. Os saraus também ganharam as redes sociais vem trazendo a proposta dos saraus à tona para os mais jovens: as pessoas se reúnem virtualmente para compartilhar poemas, com seus amigos virtuais. Dessa forma, por que não apresentar e homenagear um grande poeta brasileiro como Mário de Andrade em uma atividade como essa?

4ª Etapa: Conhecendo Mário de Andrade

– Dê início à aula perguntando para os alunos se já ouviram falar sobre o escritor Mário de Andrade. Esse início é importante para que você saiba qual o conhecimento prévio dos alunos a respeito do objeto de estudo da aula.

– Em seguida, assista com os alunos ao vídeo “Mestres da Literatura” da TV Escola, disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. O vídeo é bem completo e apresenta informações essenciais sobre a vida e a obra do escritor.
– Ao término do vídeo você pode deixar que os alunos explorem livros do autor e, inclusive, solicitar como tarefa para casa que pesquisem mais sobre a biografia do escritor. É relevante que os alunos conheçam Mário de Andrade e percebam sua importância para a Literatura Brasileira.

5ª Etapa: O que é um sarau?

– Após a apropriação do autor que será homenageado pelos alunos, questione o grupo sobre a prática de saraus, se já participaram, assistiram ou conhecem esse tipo de manifestação cultural. Debata com os alunos a viabilidade dos saraus nos dias atuais e o seu valor para a divulgação de arte no Brasil.

– Peça aos alunos que busquem, na internet, vídeos de saraus que acontecem hoje,  para que percebam a dimensão dessas propostas.
– Posteriormente, apresente aos alunos a nova proposta de sarau que tem circulado atualmente pelas redes sociais, como o facebook. Você pode inclusive pesquisar com os alunos perfis de comunidades, grupos e pessoas que promovam essa ação. Você encontra uma dessas comunidades no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

Materiais Relacionados

1 – Para saber mais, leia o texto “O que é um sarau”.

2 – Acesse o site Info Escola para saber mais sobre quem foi Mário de Andrade.
3 – Entre no site da Info Escola mais sobre a poética de Mário de Andrade.
4 – Acesse a página do Sarau Virtual no Facebook.
5 – Conheça a página do Sarau da Cooperifa

Arquivos anexados

  1. Sarau virtual

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.