A avaliação é geralmente entendida como sinônimo da prova tradicional, apesar de serem conceitos diferentes. “A primeira é uma prática pontual e limitada, que permite verificar o conhecimento do aluno em um determinado momento sem aferir seu avanço ao longo da disciplina”, diferencia o professor substituto de Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Jean Carlos da Silva Gomes. “Avaliar, por outro lado, abrange práticas gerais que verificam o desenvolvimento do aluno ao longo do processo de aprendizagem”, enfatiza.

“A avaliação pode ser realizada de diversas maneiras, das atividades formais a uma conversa com os estudantes sobre o conteúdo tratado nas aulas”, acredita Gomes. Muitas são as possibilidades que podem substituir ou complementar a prova tradicional. Confira, a seguir, onze indicações de instrumentos que permitem averiguar avanços e lacunas na aprendizagem do aluno de forma processual e contínua.

Seminário

É uma prática didática que combina oralidade e escrita, podendo ser utilizado como avaliação de aprendizagem individual ou em grupo. Ao entender e explicar um tema, o aluno participa ativamente da produção de conhecimento por meio de trocas, debates e interação, além de exercitar oratória e criticidade.

Avaliação na sequência didática

É uma forma de articular diferentes atividades para ensinar um conteúdo. Ela é diferente da aula – uma unidade didática com começo, meio e fim, e que dura apenas um dia. Essa configuração permite que a sequência didática seja utilizada como instrumento de avaliação processual e contínuo, acompanhando o desenvolvimento dos estudantes.

Autoavaliação

Ela permite ao aluno refletir sobre o processo de aprendizagem vivido e descobrir seus limites, potencialidades e graus de desenvolvimento em relação às habilidades e competências esperadas dele.

Portfólio

O portifólio reúne registros das atividades realizadas pelos alunos durante as aulas em uma pasta individual. Com isso, permite que o professor acompanhe seu desenvolvimento a partir de critérios pré-estabelecidos.

Pré e pós-teste

O teste é como uma fotografia que registra um momento da aprendizagem. Antes de uma sequência didática, esse pré-teste averigua o conhecimento inicial dos estudantes sobre um determinado assunto. Já o pós-teste é aplicado após a finalização da sequencia didática e averigua se a trajetória desenvolvida avançou ou deixou lacunas.

Mapa mental

É uma ferramenta que permite condensar e contextualizar um conceito utilizando textos, imagens, desenhos, setas e outros símbolos. Pode ser utilizado como ferramenta de ensino, para resumir um conteúdo estudado ou para avaliar a aprendizagem. Em todos os casos, os alunos resgatam e organizam conhecimentos vistos, além de poderem expressar ideias com criatividade.

Kahoot

É uma plataforma que permite criar um jogo de perguntas e respostas online e interativo. As questões são respondidas pelos alunos, individualmente ou em grupo, via celular. Ao final, é possível identificar em tempo real os principais erros do conteúdo abordado e sanar as dúvidas conforme elas surgirem nas interações.

Plickers

Assim como o Kahoot, o Plickers é uma plataforma gamificada gratuita que permite a criação de um quiz com perguntas e respostas. As respostas são apresentadas em forma de percentual de acertos ou erros.

Avaliação por oralidade

A avaliação pela oralidade se apoia em atividades e situações que permitam que o aluno se expresse pela fala. Essas tarefas podem ser formais ou em forma de bate-papo. A lista de possibilidades inclui debates, apresentações expositivas, resumos orais e expressar a opinião sobre um assunto ou conteúdo.

Avaliação por participação

Atividades diversificadas, que não contemplem só a oralidade ou movimentos, são fundamentais para que o aluno possa ser avaliado em todas as dimensões. Nesse sentido, a recomendação é observar a linguagem e o modo como cada estudante interage com seus pares.

Avaliação no ensino remoto

Da tempestade de ideias (brainstorm) à criação de histórias em quadrinhos e podcasts, muitas são as possibilidades de avaliação no ensino remoto. O ideal é que o instrumento escolhido permita registros e que favoreça a autoria dos alunos.

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