Em 2016, começou a valer a emenda constitucional nº 59/2009, que torna o ensino público obrigatório para crianças a partir dos quatro anos de idade. A entrada dos pequenos na escola, contudo, não pode ser confundida com uma escolarização precoce. “O corpo é a principal fonte de informação da criança neste momento. Ela precisa explorar os cinco sentidos para conseguir aprender e se desenvolver”, explica a assessora pedagógica e formadora de professores da rede pública e privada, Maria Alice de Rezende Proença. “Avaliações são contraindicadas neste período. O que se deve ter é o acompanhamento do desenvolvimento da criança e do interesse que ela apresenta nas atividades que participa”, diferencia. Confira a entrevista completa para o NET Educação abaixo.

NET Educação – Qual o objetivo da emenda que torna obrigatória a matrícula de todas as crianças a partir dos quatro anos de idade na educação infantil?

Maria Alice de Rezende Proença – Penso que a grande questão é dar a todas as crianças a mesma oportunidade de estudo. O problema é como as escolas vão se preparar para lidar com as necessidades desta faixa etária. Crianças pequenas precisam de espaço para se movimentar, para explorar o corpo e brincar. A escola precisa oferecer o maior número possível de linguagens expressivas, como artes, jogos simbólicos, literatura, manuseio de argila, massinha, entre outras ferramentas. Muitas escolas, infelizmente, não têm esse olhar.
NET Educação – A entrada da criança na escola dois anos mais cedo significa uma escolarização precoce? 
Maria Alice – Não, a alfabetização é contra indicada nesta faixa etária. A criança pequena precisa fazer descobertas de acordo com os seus interesses. Não se deve trabalhar com papel e lápis ou outras atividades que contenham as crianças numa mesa, por exemplo. É um momento de explorar o mundo e de investir nas interações com os adultos.
NET Educação – Qual a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança?
Maria Alice – Cada vez há mais estudos que mostram que esta é uma fase ótima para a aprendizagem, por conta da plasticidade cerebral. Quanto maior o acesso a experiências, ao convívio com adultos e crianças, maior a possibilidade de se desenvolver, de se conhecer, de conhecer o outro e os objetos da cultura.
NET Educação – Quais os benefícios desta nova lei? 
Maria Alice – Criança, nessa faixa etária, precisa de outras crianças. O problema é que a cidade e os espaços públicos são perigosos, fazendo com que a criança geralmente não tenha a oportunidade de estar com seus pares e de interagir com eles. A escola possibilita que estas relações se desenvolvam com segurança. Além disso, com outras crianças, os pequenos aprendem a negociar, a esperar sua vez e a lidar com situações coletivas. Mas tudo isso depende, claro, da proposta pedagógica que a escola irá oferecer.
NET Educação – Como tornar a educação infantil mais eficaz?
Maria Alice – Com situações lúdicas, nas quais a criança seja protagonista destas experiências. O adulto deve ser o mediador, organizando o aprendizado desta criança para que ela possa estar sempre atuando, mergulhando em jogos simbólicos e fazendo explorações. [Jean] Piaget já dizia:  toda vez que uma criança faz algo por si só, ela aprende. Quando um adulto faz algo por ela, ele está privando-a de aprender.
NET Educação – Quais os benefícios da brincadeira nesse contexto?
Maria Alice – A criança aprende com a mão na massa, em movimento, cheirando, mordendo, lambendo e etc. Mas ela não aprende apenas fazendo, somente com as brincadeiras. O adulto deve ajudá-la fazendo perguntas, colocando novos objetos, ajudando-a a ter consciência deste processo no qual está mergulhada.
NET Educação – É necessário submeter a criança dessa faixa etária a avaliações? 
Maria Alice – Não. O que se deve ter é o acompanhamento do desenvolvimento da criança e do interesse que ela apresenta nas atividades que participa, mas sem cair numa questão de julgamentos. Devemos nos questionar: como ela está se socializando? Como ela se comporta nas situações que a escola oferece?
NET Educação – Pode-se dizer que esta atualização da lei atende a uma percepção que as crianças estão se desenvolvendo cada vez mais cedo, devido a utilização de celulares, tablets  e etc?
Maria Alice – A tecnologia está ai, mas antes de seu uso, é preciso fazer um trabalho com o corpo da criança, colocá-la em ação. O corpo é a principal fonte de informação da criança nesse momento. Ela precisa explorar os cinco sentidos para conseguir aprender e se desenvolver. O tablet, por exemplo, pode “queimar” etapas. Os sentidos fazem a criança dar sentido aquilo que está fazendo. Em suma, é preciso fazer a criança usar o corpo como ferramenta de construção do conhecimento, junto com interação com outras crianças, objetos, e com adultos fazendo boas perguntas e a mediando suas interações.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Com Lei do Bullying, escolas não poderão mais ser omissas sobre intimidações

Segundo especialista, diretores devem oferecer formação aos professores, pais e alunos

há 8 anos
Notícias

Silenciada nos debates públicos, voz do professor pode ser retomada com ajuda da internet

Medo de represálias e desconhecimento da legislação são fatores que impedem professores de darem entrevistas

há 9 anos
Notícias

11 opções de avaliação para substituir ou complementar a prova tradicional

Instrumentos permitem averiguar avanços e lacunas na aprendizagem do aluno de forma contínua

há 2 anos
Notícias

Professor e projeto pedagógico são estratégicos para que tecnologia leve à aprendizagem

Estudo aponta ganhos para aprendizagem dinâmica, participativa e colaborativa

há 7 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.