Desassociar a avaliação escolar de processos meramente quantitativos e apoiados na memorização de conteúdos é um desafio para os educadores da escola contemporânea. Para isso, é necessário analisar com afinco a função da avaliação e as condições necessárias para que ela cumpra o seu papel de ferramenta para a aprendizagem. Esses são os objetivos dessas dez obras, que aliam reflexões teóricas e exemplos de boas práticas com um único fim: ajudar o professor a promover um processo avaliativo mais justo, humano e alinhado às necessidades do dia a dia escolar.

Avaliação da Aprendizagem – Componente do Ato Pedagógico

Cipriano Carlos Luckesi, Editora Cortez, 2011
Um dos maiores estudiosos do tema avaliação em aprendizagem, Luckesi disponibiliza subsídios que ajudam a compreender o ato de avaliar com profundidade. Além disso, orienta sobre como obter uma prática mais adequada às finalidades de cada docente.

A Avaliação da Aprendizagem na Escola da Ponte

José Pacheco e Maria de Fátima Pacheco, Editora Wake, 2012
Instituição pública de Portugal, a Escola da Ponte promove, desde 1976, uma forma de aprendizagem baseada na autonomia do estudante e na sua relação solidária com seus pares e comunidade. Neste livro, o idealizador da Escola da Ponte compartilha seu pensamento sobre como se processa a avaliação e a sua influência na forma como a aprendizagem acontece.

Avaliação Educacional: Caminhando pela Contramão

Maria Márcia Sigrist Malavasi, Helena Costa Lopes de Freitas, Mara Regina Lemas de Sordi, Editora Vozes, 2012
Os processos de avaliação em três níveis são abordados pela obra: a avaliação de sistemas (ou de redes), a avaliação institucional e a avaliação do professor em sala de aula.

Avaliação para a Aprendizagem – Série Educação em Ação

Monica Gardelli Franco e Fernando Jose de Almeida, Ática Educadores, 2008
A teoria e a prática sobre avaliação para a aprendizagem são combinadas neste livro. Do ponto de vista teórico, a obra reflete por que se avalia, quais as condições necessárias para uma boa avaliação e o que é a avaliação eficaz. No campo da prática, orienta sobre como direcionar o trabalho desenvolvido em sala de aula para que a avaliação seja, efetivamente, um instrumento pedagógico voltado à aprendizagem.

Avaliação das Aprendizagens – Sua Relação com o Papel Social da Escola

Claudia de Oliveira Fernandes (org), Cortez Editora, 2014
Na sociedade contemporânea, a visão dos processos avaliativos ainda está apoiada em concepções quantitativas e conteudistas. Para avançar nessa questão, a obra questiona e desafia os professores da Educação Básica a repensarem suas práticas.

Avaliação da Aprendizagem Escolar – Estudos e Proposições

Cipriano Carlos Luckesi, Cortez, 2011
O livro apresenta diversos estudos relacionados à avaliação da aprendizagem escolar e orienta sobre como torná-la um instrumento viável e construtivo. Uma obra direcionada a educadores, assim como a estudantes de cursos de Pedagogia e Licenciaturas.

Avaliação Escolar e Formação de Professores

Alaíde Rita Donatoni (org), Editora Alinea, 2010
Coletânea de textos que ajuda a relacionar a avaliação à formação de professores, com um olhar crítico sobre uma prática que ainda necessita ser atualizada em sala de aula, sob o risco de prejudicar o processo de ensino e aprendizagem, ao invés de promovê-lo.

Uso dos Resultados da Avaliação do Aproveitamento Escolar (Volume 5)

Thomas Kellaghan e Vincent Greaney, Editora Campus-RJ, 2009
Como transformar as conclusões extraídas das avaliações de aproveitamento escolar em políticas e práticas educacionais satisfatórias para o aprendizado dos alunos? A questão é o ponto de partida dos autores, que refletem sobre os subsídios que tornam uma avaliação eficaz.

Por que Avaliar? Como Avaliar? Critérios e Instrumentos

Ilza Martins Sant`Anna, Editora Vozes, 2014
Quando o assunto é avaliação, a formação dos professores ainda está dessintonizada com as necessidades dos jovens, do dia a dia da escola, e das questões que permeiam o século XXI. A obra ajuda a repensar práticas e transformar a avaliação escolar numa ferramenta mais justa e criativa.

Avaliação: Mito & Desafio. Uma Perspectiva Construtivista

Jussara Hoffmann, Mediação Editora, 1990
A autora apresenta a sua teoria de avaliação mediadora e desafia o mito da avaliação classificatória. Assim, ajuda a ressignificar essa prática como acompanhamento da construção do conhecimento dos alunos. Para isso, apresenta exemplos de situações vividas no chão da escola.

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