Aprender sobre práticas culturais que usam o movimento, desenvolver habilidades motoras, extravasar a criatividade e promover a socialização são alguns dos objetivos da educação física no ambiente escolar. A matéria também contribui para a formação de um aluno crítico, participativo e autônomo.

A seguir, confira um compilado com planos de aula da disciplina e propostas interdisciplinares, que podem ser aplicadas em conjunto com docentes de outras áreas. O material, voltado para o ensino fundamental (I e II) e médio, conta com atividades voltadas às mais diversas finalidades, como aprofundar o conhecimento sobre esportes, introduzir modalidades paralímpicas, discutir as matrizes africanas na cultura brasileira, entre outros.

Educação física no ensino fundamental I

Esportes com bola: dando bola para as bolas

A proposta é apresentar os diferentes esportes praticados com a bola e as habilidades motoras de manipulação necessárias para a sua execução.

Esportes paralímpicos

Apresentar as modalidades esportivas que fizeram parte da Paralimpíada Rio 2016 é o objetivo desse plano, que ainda destaca as diferenças de regras e adaptações feitas e a importância de respeitar as diferenças sociais, físicas e cognitivas.

Lutas: capoeira

Orientações para apresentar os fundamentos da capoeira, com suas práticas corporais lúdicas e jogos de oposição.

Esportes: adaptação e inclusão

Apresenta a história dos esportes paralímpicos; as mudanças propostas nos esportes adaptados e a importância da inclusão para a socialização das pessoas com deficiência.

Luz e sombra

Plano que alia disciplinas de artes, língua portuguesa e educação física. Na última, a proposta é reunir as crianças numa roda no pátio externo para explicar as regras da brincadeira pega-pega sombra.

A alegria do brincar

Artes, matemática, língua portuguesa, cinema e educação física são as áreas do conhecimento que integram esse plano, cujo objetivo é desenvolver o interesse por brincadeiras antigas.

Educação para trânsito

Plano que integra educação física e outras áreas do conhecimento, como artes, geografia, história e língua portuguesa. Conscientizar sobre a importância de uma boa acessibilidade em locais públicos e vivenciar algumas das dificuldades de pessoas com deficiência estão entre as propostas.

Coleta seletiva

Artes, educação física e língua portuguesa se unem em um plano para refletir sobre a importância da coleta seletiva e do pensamento sustentável para o meio ambiente. É proposta a brincadeira Circuito Ecológico, na qual equipes com cinco estudantes passam por diferentes obstáculos para direcionar materiais recicláveis às suas respectivas lixeiras.

Fim do recreio

O filme “Fim do recreio” é o pano de fundo para esse plano que integra artes, educação física e língua portuguesa. Entre os objetivos está a reflexão da importância das brincadeiras.

Carnaval dos Deuses e educação física

O curta metragem “Carnaval dos Deuses”, de Tata Amaral, tem nove minutos de duração e pode ser exibido às crianças sem qualquer introdução. Professores de artes e educação física podem propor aos alunos uma pesquisa sobre rituais, danças e expressões corporais das várias religiões, contribuindo para uma cultura do respeito e da paz.

Azul e rosa

O episódio Azul e Rosa da série “Um Menino muito Maluquinho”, inspirada na obra de Ziraldo, é utilizado nesse plano de aula que reúne disciplinas de história, língua portuguesa, matemática e educação física. O objetivo é discutir educação sexual, igualdade de gênero e papéis sociais.

Histórias da Unha do dedão do pé do fim do mundo

Plano baseado no curta-metragem homônimo, uma animação de oito minutos que brinca com as palavras e com situações que podem parecer absurdas para adultos. A partir dela, professores de artes, educação física e língua portuguesa podem tratar a obra do poeta Manoel de Barros.

Cinema e educação: O ano em que meus pais saíram de férias

O filme “O Ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburger, se passa no ano de 1970 e apresenta o tema da ditadura militar. O plano, que integra docentes de história, geografia, língua portuguesa e educação física, propõe uma pesquisa sobre a copa do mundo que aconteceu no período.

Ensino fundamental II

Classificação dos esportes

Existem inúmeras modalidades esportivas que podem ser classificadas de maneiras diferentes, dependendo da sua finalidade e intenção. O plano traz uma proposta de atividade para diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema e rodas de conversa para explorar mais essas classificações. 

Esportes de marca

Compreender a lógica interna dos esportes de marca e vivenciar atividades que fazem referência a diferentes modalidades são os objetivos do plano.

Esportes coletivos de invasão

O material apresenta atividades para ensinar o conceito de esportes coletivos de invasão, como basquetebol, futebol e handebol, e sua lógica interna.

Esportes de combate

A diferença entre luta, combate e briga é um dos objetivos do plano, que indica vivências de diferentes atividades que envolvem desequilíbrios, disputa de força e toque.

Esportes de rede divisória ou parede de rebote: voleibol

Orientações para o professor ensinar a lógica interna dos esportes de rede divisória ou parede de rebote, e a relação com os componentes de jogo do voleibol.

Salto em distância: origens, modalidades e recordes

Elementos conceituais do salto em distância, como sua origem, história, modalidades e recordes mundiais, com etapas adaptadas para o ensino remoto e sugestões de práticas que poderão ser realizadas apenas no ensino presencial.

Atletismo: introdução à corrida e à marcha

Aborda elementos conceituais do Atletismo, suas modalidades e a introdução às técnicas de corrida e de marcha atlética, com etapas práticas e adaptadas para o ensino remoto.

Basquete: origem, conceitos e regras

Material apresenta elementos conceituais do basquete, como sua origem e regras gerais, além de descrever os aspectos gerais úteis para aprender a jogar. Tem atividades adaptadas para ensino remoto.

Esportes técnico-combinatórios: da ginástica ao skate

Elementos conceituais e transversais a respeito dos esportes técnico-combinatórios, como a sua lógica interna e externa, podendo ser aplicado tanto no ensino remoto como no ensino presencial.

Educação física: Mulheres Olímpicas

Os objetivos são estudar a história das Olimpíadas e suas principais modalidades, as relações sobre esporte e sociedade e, em parceria com a área de biologia, refletir sobre as funções do corpo humano que permitem o movimento.

O povo brasileiro: matriz afro: capoeira e educação física

Diferentes disciplinas se unem para explicar a matriz africana na formação do povo brasileiro e sua cultura. Na aula de educação física, a capoeira é destacada.

Jogos olímpicos: modalidades contemporâneas

Conhecer a história dos jogos olímpicos e identificar as modalidades presentes atualmente no evento são alguns dos objetivos do plano que ainda alia história e língua portuguesa. Ele também orienta os alunos a pesquisar a origem, regras e importância de cada modalidade esportiva.

Teatro: Repetições e ações

A proposta é iniciar um processo de tomada de consciência corporal e estimular a experimentação de atividades lúdicas como ponto de partida para a criação artística.

Badminton na escola

O plano de aula que mescla teoria e prática apresenta o esporte, sua estrutura, regras, equipamentos e habilidades necessárias para jogar e rebater.

Ensino Médio

O jogo é para todos

Descreve as diferenças e as semelhanças entre os jogos e os esportes. Ao final, o aluno entende o jogo como um conteúdo que sugere a melhora e a evolução nas habilidades motoras.

Prática esportiva consciente

Orientações para ensinar a diferenciação entre alongamento e aquecimento, assim como a importância dessas atividades para a prática esportiva.

Cinema e Educação: Concerto para Violino – série 5X favela: agora por nós mesmos

Concerto para Violino é o episódio mais violento e triste do filme “Cinco vezes Favela – agora por nós mesmos”. Por meio das artes, educação física e língua portuguesa é proposta uma reflexão sobre infância em condições de vulnerabilidade social.

Crédito da imagem: dusanpetkovic – iStock

Atualizado em 09/08/2021, às 15h19

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

7 livros para entender a educação escolar indígena

Ensino deve dialogar com tradições, memórias e cultura dos povos tradicionais

há 4 anos
Notícias

Vídeo ensina a usar jogos teatrais como recurso pedagógico

“É sugerida a relação palco e plateia a partir da improvisação”, explica educadora entrevistada

há 4 anos
Notícias

6 peças teatrais para aulas de literatura

Textos dramatúrgicos podem estimular debates em sala de aula sobre a sociedade atual

há 6 anos
Notícias

Educação artística:10 planos de aula de artes para encantar os estudantes

Apesar de lei, escolas ainda têm dificuldade em trabalhar com artes plásticas, cinema, dança, música e teatro

há 9 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.