A área de educação artística há muito deixou de ser o momento em que os alunos “fazem o que querem”, sem nenhuma direção. Além de um currículo rico que envolve o conhecimento da história da arte, trabalhar a disciplina também abarca a apreciação de diversas linguagens e a experimentação, além de produção com diferentes materiais.
No entanto, apesar de ser lei, a educação artística ainda é um desafio para escolas, concluiu um dos debates da 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), ocorrida no início do ano. As providências para a implementação nem sempre acontecem.
Como o aprendizado das artes é fundamental para o desenvolvimento integral do indivíduo, o portal NET Educação selecionou planos de aula com foco em artes plásticas, cinema, dança, música e teatro. Veja abaixo:
Dança: Espaço e Movimento, de Suiá Farlauto
O plano orienta o professor a construir um espaço de investigação para o movimento. O corpo desenha o espaço: “vamos pensar a superfície do chão como uma folha de papel, sobre a qual serão desenhadas, com fita crepe, grandes linhas retas e curvas de modo a se compor um mapa de trajetórias no espaço, a serem seguidas e complementadas pelos movimentos do corpo”, aponta o plano de aula.
Música: Paisagem Sonora, de João Aly
Os sons do cotidiano são o ponto de partida para que os alunos descubram os elementos da linguagem musical. O que é som? O Que é silêncio? Quais os sons da minha escola?  Como descobrir, partilhar e apresentar os sons dos lugares em que vivo? “Reconhecer os sons do ambiente e aprender a reproduzi-los, ampliando as possibilidades de interação com a linguagem musical” traz entre as etapas das atividades a serem desenvolvidas.
Teatro: Criação de Personagens, de Pedro Felício
O plano propõe a construção de pequenas apresentações teatrais construídas a partir das brincadeiras do cotidiano. O grupo poderá também desdobrá-las em outras linguagens (literatura, desenho, narrativas gráficas e etc.), dentro e fora da sala de aula. “Todo trabalho corporal com os alunos em sala de aula coloca o grupo em uma situação desconhecida, em que o educador abre espaço para reações espontâneas e inusitadas dos alunos.”
Artes: Produção de ilustrações a partir de microcontos, de José Cavalhero
A partir da apreciação de várias versões de ilustrações elaboradas para uma mesma história com ajuda de livros ou imagens da internet, os alunos vão criar ilustrações para textos curtos. “Oriente-os a lerem o texto com o intuito de discutirem as imagens que ‘surgem aos olhos’”, aconselha o plano de aula.
Cinema: O Grande Ditador, de Cláudia Mogadouro
O cinema é a arte que articula todas as artes. A apreciação do filme “O Grande Ditador” coloca em foco o autoritarismo e a história contemporânea, além de evidenciar a potência do cinema como arte e instrumento de denúncia e crítica do cotidiano. “Chaplin, quando interpreta Hynkel, em uma das primeiras cenas do filme, praticamente não utiliza palavras compreensíveis. O ator explora o discurso nazista não somente em suas palavras, mas em tudo que o conforma: o tom de voz, os gestos, o olhar, a relação com o público, as pausas, os gritos” é pontuado neste plano de aula.
Teatro: Ações e Repetições, de Pedro Felício
Os alunos criam e articulam movimentos, para construir uma máquina viva, todos juntos numa mesma ação. “Todo trabalho corporal com os alunos em sala de aula coloca o grupo em uma situação desconhecida, onde o educador rompe uma série de ‘protocolos’ e abre espaço para reações espontâneas e inusitadas dos alunos.”
Música: batucando eu mesmo, de João Aly
Propõe a descoberta de sons e a criação de improvisos. Inventar, articular, registrar e apresentar uma música a partir da criação e do contato com vários gêneros musicais: “a partir dos sons inventados pelos integrantes do grupo é possível organizar uma notação e propor uma nova ‘música’”.
Música: escrevendo música, de João Aly
Uma oportunidade de pensar sobre a escrita musical, criando uma composição com introdução, verso, refrão e conclusão. “Qualquer sucata encontrada que possibilite a produção de um som interessante pode ser usada. Estabelecer a relação entre escrita musical e execução musical, criando uma música com introdução, verso, refrão e conclusão ”, consta no plano de aula a explicação.
Teatro: Dramaturgias coletivas, de Pedro Felício
O plano propõe aos alunos a criação de dramaturgias coletivas, com autonomia para se apropriar e também para produzir e encenar textos de sua autoria. “Envolver os alunos na organização do espaço é, para a prática teatral, uma atitude que torna o grupo mais unido e concentrado, na medida em que demonstra objetivamente a responsabilidade de todos para a boa realização do trabalho.”
Artes Visuais: Colagem digital, de José Cavalhero
O plano de aula traz uma sequência que envolve investigação e apropriação de tecnologia digital para a produção de imagens. “Conversar sobre as tecnologias digitais e os recursos que elas proporcionam, quando pensamos em produção de imagem. Comentar sobre as ferramentas, recursos e meios tecnológicos que fazem parte do cotidiano dos alunos, como fotos e vídeos produzidos por meio de celulares, imagens veiculadas por meio das redes sociais, etc” e a partir daí, criar uma obra digital.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Talvez Você Também Goste

Notícias

Teatro é redescoberto como ferramenta de ensino e aprendizagem de física

“O teatro humaniza a física”, explica o fundador do Núcleo de Teatro Científico, Márcio Nasser Medina

há 5 anos
Notícias

7 livros para entender a educação escolar indígena

Ensino deve dialogar com tradições, memórias e cultura dos povos tradicionais

há 3 semanas
Notícias

Vídeo ensina a usar jogos teatrais como recurso pedagógico

“É sugerida a relação palco e plateia a partir da improvisação”, explica educadora entrevistada

há 7 meses
Notícias

Educação física: veja 26 planos de aula para o ensino fundamental e médio

Lista inclui atividades voltadas à matéria e propostas interdisciplinares

há 1 ano

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.