Conteúdos

Novas Tecnologias para produção de imagens

Fotografia
Fotomontagem
Surrealismo
Colagem Digital.
Artistas Contemporâneos.
 

Objetivos

Investigar recursos tecnológicos da fotografia digital e colagem digital de imagens;

Aproximar dos conceitos e produções da arte surrealista;
Elaborar projetos pessoais e em grupo para produção e montagem fotográficas;
Ao final, espera-se que o aluno sinta-se instigado a explorar os recursos da tecnologia digital para produção de imagens autorais.
 

1ª Etapa: Aquecimento.

Antes de iniciar o aquecimento com os alunos, prepare-se consultando os links indicados na aba Para organizar o seu trabalho e saber mais. Comece a sequência com uma conversa sobre as tecnologias digitais e os recursos que elas proporcionam, quando pensamos em produção de imagem. Comente sobre as ferramentas, recursos e meios tecnológicos que fazem parte do cotidiano dos alunos, como fotos e vídeos produzidos por meio de celulares, imagens veiculadas por meio das redes sociais, etc.

 

Perguntas que poderão ser interessantes:

 

Na maioria das vezes,  para que tiramos fotos com os telefones celulares?

 

Fotos tiradas por celular têm a mesma intenção das fotos tirada por uma câmera digital?

 

Alguém já editou uma foto no computador?

 

É possível pensar em produzir uma foto artística utilizando o celular ou a câmera digital?

 

Como?

 

Depois dessa conversa, apresente para turma as produções dos artistas  Marek Haiduk e Joseba Elorza, links 5 e 6. Comente o processo de construção das imagens por esses artistas, a partir de fotografias e gravuras prontas. Por meio de montagem em computador, criam um mundo imaginário, inventando paisagens, situações e cenários inusitados. Reflita com eles sobre as diferenças que poderão existir entre uma fotografia e uma fotomontagem.

 

Perguntas que poderão ser interessantes:

 

Essas fotomontagens nos contam alguma história?

 

Se compararmos as fotomontagens desses artistas com as fotos que estamos acostumados a tirar, encontraremos narrativas distintas? Por quê?

 

Finalize a conversa apresentando para os alunos os conceitos sobre o mundo imaginário constituído pelo movimento surrealista, ver link 2. Para ilustrar a sua apresentação, você poderá recorrer às próprias imagens das produções de Marek Haiduk e Joseba Elorza, assim como aos trabalhos de artistas como Max Ernest, René Magritte e Man Ray

 

2ª Etapa: Preparação para a fotomontagem- seleção de imagens.

Organize os alunos em pequenos grupos. Distribua revistas e jornais para cada grupo e peça para pesquisarem imagens de modo que, relacionando-as umas com as outras, possam constituir uma narrativa surreal. 

 

Com as imagens selecionadas, intervenha junto aos grupos pedindo para que mostrem e comentem sobre suas escolhas. Oriente-os se precisarão tirar fotos das imagens selecionadas para depois descarrega-las no computador, ou se utilizarão diretamente o scanner.

 

Com as imagens já no computador, ajude cada grupo a organizar suas imagens em uma pasta com as devidas identificações, que poderão ser o título de suas fotomontagens. 

 

3ª Etapa: Colagem digital – a construção de uma narrativa

Para essa etapa, é importante considerar o tempo que poderá envolver a produção final da fotomontagem. Caso tenha apenas um computador a ser utilizado em aula, ou então se o equipamento não for suficiente para manter todos os grupo em suas tarefas, você poderá dar atividades paralelas como alternativa. Por exemplo, enquanto alguns grupos elaboram suas fotomontagens, peça para os outros explorarem, com as máquinas e celulares, outras imagens em busca de novas narrativas. A proposta é captar imagens do entorno, de objetos, pessoas, etc. E não mais imagens prontas e editadas em revistas e jornais. 

 

Com um programa de edição de imagens, oriente os grupos a editarem as imagens que selecionaram, explorando recursos como corte, alteração das cores, eliminação de fundos, transparências, sobreposições, justaposições etc.

 

Com as imagens editadas, peça para que façam uma colagem digital, organizando as imagens de tal forma que resulte numa composição narrativa. Caso o programa que tenha disponível dificulte alcançar o resultado esperado, você poderá então orientar os alunos a primeiro editarem as imagens separadamente, depois imprimi-las para fazer a composição com tesoura e cola. Finalizada a colagem, digitalize o resultado final por meio do scanner e, por fim, caso o grupo ache necessário, deixe-os reeditarem a imagem novamente. Por fim, elabore com eles etiquetas com os títulos dos trabalhos, seus autores e turma.

 

Quando todos os grupos tiverem finalizado seus trabalhos, imprima as etiquetas juntamente com os resultado e exponha-os em um mural, ou qualquer lugar na sala de aula que seja adequado para se fazer uma apreciação coletiva.

 

4ª Etapa: Apreciação dos resultados.

Com os trabalhos expostos, faça um apreciação reflexiva com o grupo. Peça para que expressem o que veem e o que sentem. Deixe-os contarem uns para os outros sobre os processos em que se envolveram, numa troca de experiências e comentem sobre as narrativas das imagens.

 

Para encerrar a apreciação, sugira que a turma se organize com o propósito de criar um blog para divulgar as fotomontagens dentro e fora da escola. Diga também que esse blog poderá ser um espaço expositivo virtual da turma, alimentando-o com trabalhos futuros e já realizados.

 

5ª Etapa: Preparação.

Este plano de aula propõe uma sequência que envolve investigação e apropriação de tecnologia digital para a produção de imagens. O nosso foco de interesse será a experimentação em modalidade de fotomontagem, utilizando-se de imagens captadas, produzidas e digitalizadas pelos alunos. A preparação do espaço, do material e dos recursos é fundamental para o sucesso das atividades.

 

Para o professor se munir de conceitos e se aprofundar nas questões sobre arte e novas tecnologias, sugerimos a leitura do livro digitalizado “Máquina e imaginário: O desafio das Poéticas Tecnológicas” por Arlindo Machado, indicado no link 1 do item para organizar o seu trabalho e saber mais. E para melhor a sequência de atividades, leia sobre definição de fotomontagem que se encontra no link 3

 

A roda: Para organizar uma discussão sobre o tema da sequência, faça uma roda com os banquinhos ou cadeiras ao centro da sala, afastando as mesas.

 

Recursos: sala de projeção, Datashow e telão para a apresentação de site de imagens, máquinas fotográficas, papel sulfite, computador, scanner, impressora que possibilidade de imprimir cópias coloridas, papel para impressão, revistas, jornais, tesoura e cola.

 

Materiais Relacionados

Livros:

 
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte. São Paulo: Artmed, 2003
 
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
 
Sites :
 
Os sites abaixo dizem respeito ao e sobre termos da arte contemporânea usados no projeto. 
 
1- Link do livro digitalizado: Máquina e imaginário – O desafio das Poéticas Tecnológicas, Por Arlindo Machado.
 
 
 
4- Site com comentários sobre o trabalho de Marek Haiduk, criador de colagens digitais
 
5- Galeria virtual com as colagens de Marek Haiduk
 
6- Comentários sobre as colagens de Joseba Elorza
 
7- Galeria virtual MiraRuido com os trabalhos de Joseba Elorza
 
Você também poderá pesquisar a produção de artistas como Max Ernest, René Magritte, Man Ray, Hannah Höch,  Alexander Rodchenko, Jean Lecointre, David Hockney.
 

Arquivos anexados

  1. Colagem Digital

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.