Professores de artes e educadores em geral podem aprender mais sobre o uso das artes cênicas na educação com a videoaula O Teatro como Recurso Pedagógico, desenvolvida pela Antera Escola de Cinema e Arte. A produção explica a diferença entre o teatro profissional e o teatro-educação, que, diferente do primeiro, tem os jogos teatrais como um importante elemento.
“É sugerida a relação palco e plateia a partir da improvisação”, explica a professora Andrea Sulzbach. “Geralmente, os alunos são divididos em grupos, com cinco integrantes, e cada um deles desenvolve e encena uma história. Depois que um grupo se apresenta, ele senta na plateia para assistir aos outros ”, explica.
Segundo a especialista, essa relação de palco e plateia ajuda a desenvolver diferentes elementos educativos, de acordo com a posição exercida pelo estudante.
“Quando estão assistindo, os alunos vão gostar e entender melhor a linguagem teatral. Ao mesmo tempo que, quando estão encenando, vão desenvolver habilidades que são inerentes a essa prática, como uma melhor percepção espacial”, acrescenta.
Veja mais:
Uso do teatro no ensino de matemática combina teoria com narrativa envolvente
Projeto em Poços de Caldas usa o entorno da escola para ensinar teatro
Crédito da imagem: print do vídeo “O Teatro como Recurso Pedagógico”