O teatro pode contribuir com as aulas de literatura a partir da leitura e interpretação de textos dramatúrgicos. “Mais que a arte de representar, encenar também implica ler e entender as ações proporcionadas pelo autor da obra”, descreve a coordenadora do curso de letras do Centro Universitário Anhanguera, em Niterói (RJ), Michelle Azambuja.
Para a educadora, o texto dramatúrgico também é uma boa ferramenta para tratar da linguagem metafórica. “Analisar e interpretar a fala de um personagem dependerá da perspectiva e vivência de cada estudante. Perceber as nuances descritivas de um ambiente, por exemplo, implica estimular diferentes visões de mundo”, acrescenta.
Por fim, a prática contribui para a formação de leitores. “Assim, esse tipo de texto se converte em uma possibilidade de leitura fora dos padrões do cotidiano e um estímulo ao estudante que busca novidades”, justifica Azambuja.
Em 27 de março, comemora-se o Dia Mundial do Teatro, instaurado pelo Instituto Internacional do Teatro, em 1961. Para celebrar a data, selecionamos sete opções de textos dramatúrgicos que podem ser utilizados em sala de aula para estimular debates sobre a sociedade atual.
Édipo Rei
Sófocles, 427 a.C.
A tragédia grega narra a lenda de Édipo, filho do rei de Tebas com Jocasta. Por meio de um oráculo, seu pai descobre que seria morto pelo filho. O rei decide abandonar a criança em um monte. Ela é encontrada por um pastor e cresce em outra região. Sem saber a sua origem, ele volta à cidade para cumprir seu destino. Indicado para o ensino médio, pode pautar discussões sobre a democracia grega, relações de poder e justiça.
Romeu e Julieta
William Shakespeare, 1591
Indicado para o ensino fundamental e médio, fala sobre o amor, rebeldia, juventude, relação entre pais e filhos na adolescência. Além disso, a estrutura poética do texto pode ser analisada nas escolas.
Auto da Compadecida
Ariano Suassuna, 1955
O estudo da obra pode ocorrer no ensino médio. É possível reconhecer no texto uma influência direta do teatro popular de Gil Vicente; assim como identificar raízes regionais e universais. Confira um plano de aula.
O Rei da Vela
Oswald de Andrade, 1933
A peça tem como protagonistas Abelardo I, Abelardo II e Heloísa. Abelardo I é um empresário que enriqueceu às custas dos fazendeiros desesperados com a crise do café. Ele passa a produzir e comercializar velas. Abelardo II mata seu homônimo para assumir os negócios e a noiva de Abelardo I, Heloísa. “A obra trata sobre a sociedade e seus problemas sociais, políticos e econômicos e a convivência com o outro”, sintetiza a professora do curso de letras da Uniderp, Clélia Andrade de Paula. Indicado para o ensino médio.
Hamlet
William Shakespeare, 1599
O clássico existencialista de Shakespeare traz a história de Hamlet, príncipe da Dinamarca. Seu pai é morto pelo irmão, que se casa com a viúva e assume o trono. Indicado para o ensino médio, traz temas como, poder e a conscientização do indivíduo em um mundo plural.
Os Saltimbancos
Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov. Adaptação de Chico Buarque, 1977
Musical infantil inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. Na obra, quatro bichos que, sentindo-se ameaçados e explorados por seus donos, fogem para a cidade em busca do sonho de formar um conjunto musical. Indicado para o ensino fundamental, ajuda a abordar temas como a classe operária, papeis sociais e solidariedade.
* Agradecimento: escritora e professora do Colégio Oswald de Andrade (SP), Janaína Arruda da Silva.