Conteúdos
Teatro Vicentino.
Raízes Regionais e Universais.
Relação entre o Sagrado e o Profano.
Tradição Oral e Personagens – Estereótipos.
Objetivos
Reconhecer Auto da Compadecida como influência direta do teatro popular de Gil Vicente.
Compreender o texto de Ariano Suassuna como uma experiência com raízes regionais e, ao mesmo tempo, universais.
Vivenciar a peça como uma fonte de lazer, educação e cultura.
1ª Etapa: Apresentação do autor
Introduza a aula explicando que Ariano Suassuna é um dos mais importantes escritores vivos da atualidade. Comente que, além de escritor, Suassuna é bastante bem humorado e tem grande talento para se comunicar com o público. Prova disso é o fato de lotar salas de espetáculos apresentando suas aulas-show, sempre contando causos retirados da tradição popular brasileira. Em seguida, informe aos alunos que eles vão estudar Auto da Compadecida e conhecer melhor o autor da obra.
Agora, divida a classe em cinco grupos e peça para eles levantarem dados sobre Suassuna nos links sugeridos nos itens 5 e 6 de “Para organizar seu trabalho. Peça para pesquisarem:
• Dados biográficos do autor.
• Principais obras.
• Filmes e peças de teatro baseados em obras dele.
• Relação de Ariano Suassuna com a Academia Brasileira de Letras.
• Importância do autor como Secretário da Cultura de Pernambuco.
Após a pesquisa, solicite que cada grupo exponha os resultados para a classe.
2ª Etapa: Introdução à leitura da peça
Antes de acessar a obra no site do Domínio Público, indicado no link sugerido no item 2 de “Para organizar seu trabalho”, faça os seguintes esclarecimentos em relação à estrutura da peça:
• Esse texto de Ariano Suassuna repousa numa concepção de palco aberto, onde as modificações cênicas são feitas à vista de todos. Foge às modalidades formais do teatro clássico de unidade de tempo e ação, emprega música e tem personagens estereotipadas. Ao final, culmina com uma mensagem cristã. Essas características demonstram as influências do teatro vicentino na obra de Ariano Suassuna.
• O texto é construído nos moldes do metateatro, técnica segundo a qual se concebe uma peça dentro de outra peça. Por exemplo: no início de Auto da Compadecida, há um personagem – o Palhaço – que é o condutor do espetáculo e se dirige ao público à maneira circense. Essa personagem, no entanto, não se mistura às outras personagens da obra, aparecendo apenas no início de cada ato e no final da peça. O Palhaço exerce, desse modo, a função metateatral e anti-ilusionista, além de explicitar as intenções da obra – combater o mundanismo, praga da Igreja.
3ª Etapa: Leitura da peça
• Leia o Prólogo para os alunos e informe-os que a peça vai ser lida conjuntamente pelo professor e pelo grupo de alunos. Para a leitura da peça, reserve 4 aulas.
• Reserve mais 1 aula para que os alunos coloquem suas impressões sobre a leitura realizada.
• Proponha aos alunos que adaptem a peça para apresentação na escola. Auxilie-os na caracterização das personagens, do ambiente e na preparação do cenário. Reserve duas aulas para os ensaios.
Reserve mais 1 aula para essa apresentação.
4ª Etapa: Leitura de Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e comparação com o texto de Suassuna
Antes da leitura, comente que Gil Vicente escreveu Auto da barca do inferno para criticar a crise moral que se abatia sobre todas as classes sociais de seu tempo (o século XVI).
Acesse a obra no site do domínio publico (sugerido no item 1 de “Para organizar seu trabalho”) e faça a leitura dos primeiros versos para a turma.
Em seguida, divida a leitura da peça com a turma, pedindo que escolham personagens para interpretar. Aproveite para tirar todas as dúvidas que possam surgir em relação ao vocabulário utilizado pelas personagens. Reserve 2 aulas para essa atividade.
Após a leitura, proponha as seguintes questões para discussão:
• Na época de Gil Vicente, havia a famosa expressão latina “ridendo castigat mores” (rindo, castigam-se os costumes). Ela pode aplicada à peça de Gil Vicente? Por quê?
• Essa mesma expressão também pode ser aplicada na peça de Ariano Suassuna? Por quê?
• Pergunte o que os alunos pensam sobre tal expressão: na opinião deles, ela tem fundamento? Por quê?
5ª Etapa: Fechamento
Para finalizar, solicite aos alunos que redijam um texto em que sejam comparadas as duas peças. Marque um dia para a leitura dos textos pelos alunos.
Materiais Relacionados
1. Leia Auto da barca do inferno de Gil Vicente
2. Leia, na íntegra, a peça de Ariano Suassuna.
3. Auto da Compadecida foi adaptado para o cinema. Assista ao filme completo ou a trechos do filme
4. Saiba mais sobre a vida e a obra do autor em:
– Ariano Suassuna: biografia
– Ariano Suassuna: biografia I
5. Veja entrevista de Suassuna no programa de Jô Soares
6. Um estudo esclarecedor sobre a obra do escritor paraibano pode ser lido nos Cadernos de Literatura Brasileira do Instituto Moreira Sales.