Conteúdos

Teatro Vicentino.
Raízes Regionais e Universais.
Relação entre o Sagrado e o Profano.
Tradição Oral e Personagens – Estereótipos.

Objetivos

Reconhecer Auto da Compadecida como influência direta do teatro popular de Gil Vicente.

Compreender o texto de Ariano Suassuna como uma experiência com raízes regionais e, ao mesmo tempo, universais.

Vivenciar a peça como uma fonte de lazer, educação e cultura.

1ª Etapa: Apresentação do autor

Introduza a aula explicando que Ariano Suassuna é um dos mais importantes escritores vivos da atualidade. Comente que, além de escritor, Suassuna é bastante bem humorado e tem grande talento para se comunicar com o público. Prova disso é o fato de lotar salas de espetáculos apresentando suas aulas-show, sempre contando causos retirados da tradição popular brasileira. Em seguida, informe aos alunos que eles vão estudar Auto da Compadecida e conhecer melhor o autor da obra.



Agora, divida a classe em cinco grupos e peça para eles levantarem dados sobre Suassuna nos links sugeridos nos itens 5 e 6 de “Para organizar seu trabalho. Peça para pesquisarem:



• Dados biográficos do autor.

• Principais obras.

• Filmes e peças de teatro baseados em obras dele.

• Relação de Ariano Suassuna com a Academia Brasileira de Letras.

• Importância do autor como Secretário da Cultura de Pernambuco.



Após a pesquisa, solicite que cada grupo exponha os resultados para a classe.

2ª Etapa: Introdução à leitura da peça

Antes de acessar a obra no site do Domínio Público, indicado no link sugerido no item 2 de “Para organizar seu trabalho”, faça os seguintes esclarecimentos em relação à estrutura da peça:



• Esse texto de Ariano Suassuna repousa numa concepção de palco aberto, onde as modificações cênicas são feitas à vista de todos. Foge às modalidades formais do teatro clássico de unidade de tempo e ação, emprega música e tem personagens estereotipadas. Ao final, culmina com uma mensagem cristã. Essas características demonstram as influências do teatro vicentino na obra de Ariano Suassuna.



• O texto é construído nos moldes do metateatro, técnica segundo a qual se concebe uma peça dentro de outra peça. Por exemplo: no início de Auto da Compadecida, há um  personagem – o Palhaço – que é o condutor do espetáculo e se dirige ao público à maneira circense.  Essa personagem, no entanto, não se mistura às outras personagens da obra, aparecendo apenas no início de cada ato e no final da peça. O Palhaço exerce, desse modo, a função metateatral e anti-ilusionista, além de explicitar as intenções da obra – combater o mundanismo, praga da Igreja.

3ª Etapa: Leitura da peça

• Leia o Prólogo para os alunos e informe-os que a peça vai ser lida conjuntamente pelo professor e pelo grupo de alunos. Para a leitura da peça, reserve 4 aulas.



• Reserve mais 1 aula para que os alunos coloquem suas impressões sobre a leitura realizada.



• Proponha aos alunos que adaptem a peça para apresentação na escola. Auxilie-os na caracterização das personagens, do ambiente e na preparação do cenário. Reserve duas aulas para os ensaios.



Reserve mais 1 aula para essa apresentação.

4ª Etapa: Leitura de Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e comparação com o texto de Suassuna

Antes da leitura, comente que Gil Vicente escreveu Auto da barca do inferno para criticar a crise moral que se abatia sobre todas as classes sociais de seu tempo (o século XVI).



Acesse a obra no site do domínio publico (sugerido no item 1 de “Para organizar seu trabalho”) e faça a leitura dos primeiros versos para a turma.



Em seguida, divida a leitura da peça com a turma, pedindo que escolham personagens para interpretar. Aproveite para tirar todas as dúvidas que possam surgir em relação ao vocabulário utilizado pelas personagens. Reserve 2 aulas para essa atividade.

Após a leitura, proponha as seguintes questões para discussão:



• Na época de Gil Vicente, havia a famosa expressão latina “ridendo castigat mores” (rindo, castigam-se os costumes). Ela pode aplicada à peça de Gil Vicente? Por quê?



• Essa mesma expressão também pode ser aplicada na peça de Ariano Suassuna? Por quê?



• Pergunte o que os alunos pensam sobre tal expressão: na opinião deles, ela tem fundamento? Por quê?

5ª Etapa: Fechamento

Para finalizar, solicite aos alunos que redijam um texto em que sejam comparadas as duas peças. Marque um dia para a leitura dos textos pelos alunos.

Materiais Relacionados

1. Leia Auto da barca do inferno de Gil Vicente

2. Leia, na íntegra, a peça de Ariano Suassuna.

3. Auto da Compadecida foi adaptado para o cinema. Assista ao filme completo ou a trechos do filme

4. Saiba mais sobre a vida e a obra do autor em:
Ariano Suassuna: biografia

– Ariano Suassuna: biografia I

5. Veja entrevista de Suassuna no programa de Jô Soares

6. Um estudo esclarecedor sobre a obra do escritor paraibano pode ser lido nos Cadernos de Literatura Brasileira do Instituto Moreira Sales.

Arquivos anexados

  1. Auto da Compadecida como influência direta do Teatro Vicentino

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.