Conteúdos

Propriedades da Linguagem Musical.
Propriedades e Reconhecimento dos Sons.
Noção de “Pulso”.
Ritmo.

Objetivos

– Conhecer as propriedades da linguagem musical, bem como suas características.
– Adquirir a noção de “pulso”, no corpo e no ambiente.
– Construir instrumentos com sucatas para brincar.
– Ao final, espera-se que o aluno: experimente o contato com a música, por meio de brincadeiras divertidas em que o ritmo é o fio condutor, despertando o interesse pelas mais diversas sonoridades presentes em seu ambiente.
 

1ª Etapa: Preparação

Espaço: As atividades requerem um ambiente onde as crianças possam se organizar em roda, seja em sala ou em ambiente externo. É importante garantir que as crianças possam explorar os sons e objetos sonoros livremente.



Disponibilidade de recursos: imagens de instrumentos de percussão (http://www.percussionista.com.br/instrumentos.html), tocador de cd’s, músicas que contemplem instrumentos de percussão. Materiais para registro plástico: Papéis variados, cola, tesoura, tintas, pincéis, lápis de cor, giz de cera. Para a 4ª etapa do plano, serão necessárias Baquetas, ou Bastões de madeira, um par para cada participante, crianças e adultos. Este material pode ser substituído por cabos de vassoura, galhos de arvores, enfim qualquer bastão de madeira.



A roda: Professor, fique atento à organização das crianças. Posicione-as de forma que todas possam se ver, participando em conjunto. É importante considerar o envolvimento de cada aluno, respeitando sua vontade de participar ou não, da atividade.

2ª Etapa: Aquecimento: Máquina do som

Em roda, solicite a uma criança que emita um som qualquer, repetida e continuamente sem alterá-lo. Por exemplo, assobios curtos, entonação de uma vogal, trecho de um trava língua, etc. Em seguida, o colega ao lado emite outro, compondo com o som proposto pela primeira criança, e assim sucessivamente, até que todos da roda participem. Ao final, estarão todas as crianças fazendo sons simultaneamente: é criada a máquina sonora.



Você pode intervir dando exemplos de sons feitos com o corpo ou com a voz e, então, ajudar as crianças a manterem o som executado. Como um maestro ele cria a sequência sonora que irá resultar na máquina de som.



Na sequência, convide o grupo para uma conversa a respeito das propriedades musicais destacando o Ritmo (leia o Material de Apoio para saber um pouco mais sobre propriedades musicais).



Questione o grupo sobre o Ritmo, investigando os conhecimentos prévios da turma. Durante a investigação, o levante com o grupo situações rítmicas presentes em nosso cotidiano, como por exemplo: o “tic-tac” do relógio, as batidas do coração, o som de um trem em movimento, sons presentes na construção de um edifício, a sirene de uma ambulância, etc. Você pode também fazer com o grupo uma escuta dirigida, isto é, ajudar o grupo a destacar o ritmo fazendo a escuta de uma musica qualquer.



Para garantir a compreensão do grupo a respeito do ritmo, você pode construir um painel coletivo, em que, junto com as crianças, retratem situações rítmicas sugeridas. Neste painel pode-se registrar os sons ditos pelas crianças e ao lado registrar o que produz este som.  ex : Tic Tac —– Relógio. O professor pode também registrar o nome de alguns instrumentos de percurssão neste painel, como Chocalho, Tambor, Bateria e mostrar imagens que contemplem estes instrumentos.



Nota: para os registros, retome com os alunos as imagens do site  http://www.percussionista.com.br/instrumentos.html Faça os registros com as crianças em suportes disponíveis na escola, como cartolina, papelão, papel Kraft, folha sulfite. Ao final, fixe os resultados nas paredes da sala de aula.

3ª Etapa: Quem é o Maestro?

Organize a turma em roda e convide todos para uma brincadeira em que as crianças adquirirão a noção de “pulso". A noção de pulso pode ser obtida por meio da escuta de uma música, onde o tempo forte é evidenciado pelo professor. (Isto não é complexo, uma música que pode ajudar e que todos conhecem é: Parabéns pra você, o tempo forte é rapidamente repetido por todos que a cantam, e assim fica fácil extrair a noção de pulso.)



Exemplo: Parabéns    a  vo   , nesta da ta que ri da…. (As parte sublinhadas são o tempo forte da música)



Em roda uma criança sai da sala. As crianças que ficaram elegem uma para ser o maestro. O maestro deve fazer um som e os restantes devem imitá-lo. Por exemplo: o maestro bate palmas marcando um ritmo, e todos o imitam, de repente ele passa a esfregar as mãos e todos o imitam, e assim por diante. Agora o colega que saiu da sala, retorna e tenta adivinhar quem é o maestro. A criança que entra na sala e tenta descobrir quem é o maestro precisa estar atenta aos sons produzidos pela turma; é importante que ela perceba quem desencadeia as mudanças sonoras imitadas pelo grupo. Isto faz com que as crianças identifiquem o ritmo entoado pelo colega e também estimula a criatividade já que o maestro tem que criar novos sons até que seja descoberto.



Quando o maestro for descoberto a brincadeira recomeça, e agora é ele que deve sair da sala, e o grupo elege outro para esta função. É importante que as crianças tentem disfarçar ao máximo para não mostrar que é o maestro.



O professor pode intervir dando exemplos, atuando como maestro no início da brincadeira. Para orientar a discussão pode propor questões como, por exemplo: O que vocês acharam da brincadeira / Como é ser o maestro? / Como é emitir sons com os colegas simultaneamente? / É mais legal estar na sala ou tentar descobrir quem é o maestro? / É fácil imitar os sons de um colega? / Vocês perceberam que ao imitar os sons de um colega estão reproduzindo o “pulso” bem como o ritmo feito por ele? / Será que a gente consegue descobrir, e reproduzir os ritmos de uma música?

4ª Etapa: Exploração dos sons e timbres

É importante que você prepare a equipe da escola para esta atividade para que não aja surpresas em seu decorrer, já que a proposta gera uma interferência sonora nos locais onde as crianças transitarão.



Para criar instrumentos musicais com as crianças é interessante fazer uma pesquisa de sons e timbres, investigando na escola os sons presentes nos mais diversos objetos. Em roda converse com o grupo a respeito dos sons existentes na escola: sinal do intervalo, os sons da quadra, o som do giz escrevendo na lousa, etc.



Na sequência, convide as crianças para uma investigação sonora nos diversos ambientes da escola. Defina os lugares a serem visitados (Quadra, Parque, Sala de Aula, Cantina). Distribua para cada criança uma baqueta ou bastão de madeira. Com as “Baquetas” inicie a expedição pela escola: pode se começar na própria sala de aula. Direcione o grupo na exploração: Vamos todos bater na Cadeira / Agora vamos bater no chão/ Agora vamos bater na parede / Agora vamos bater nos armários. A exploração nos espaços externos à sala seguirão a dinâmica proposta. Cada criança, com sua baqueta passa a bater em vários lugares e em diferentes materiais: chão, paredes, armários, carteiras, pneus, árvores, em madeiras, metais…



Durante a exploração é importante destacar para as crianças alguns aspectos a respeito do som que elas estão produzindo. Como é este som? É baixo? É alto? É forte? É fraco? Como é o som na madeira? No metal? Nos pneus? O professor pode direcionar a exploração tocando: rápido, devagar, forte, fraco, alto e baixo.

5ª Etapa: Apreciação

Depois da exploração, o grupo retorna para a sala e inicia uma conversa sobre as descobertas feitas. Proponha perguntas como O que vocês acharam desta atividade? /  Como é o som de dentro da sala e de fora? Qual a diferença? / Como é o som na madeira? E nos metais? E nas paredes? E no plástico? Depois da Conversa explica para a turma que na próxima atividade eles irão construir seus próprios instrumentos.

6ª Etapa: Selecionando materiais para a construção de um instrumento

A construção de instrumentos demandará a coleta de materiais pelos alunos além dos materiais já indicados no início do plano e das baquetas.



Reúna os alunos para a assistirem aos vídeos sugeridos (Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais). Ao final da exibição, converse sobre os objetos que foram utilizados para a criação da “bateria” e explore novamente os sons que já experimentaram com as baquetas.



Converse sobre objetos que podem ser utilizados e solicite que os alunos, organizados em grupos de 4 ou 5, tragam mais objetos para trabalhar. Pode-se propor a coleta na própria escola ou solicitar que tragam objetos de casa. Certifique-se que os objetos coletados não trarão nenhum perigo ao serem manuseados. Lata sem rebarbas de metal, potes limpos, caixas de papelão, tampas de panelas, qualquer sucata encontrada que possibilite a produção de  um som interessante pode ser usada.

Em sala, inicie a exploração dos objetos reunidos. Com uma baqueta as crianças batem nos objetos investigando sua sonoridade. Para esta apreciação o professor pode pedir para que os alunos, um por um, ou em pequenos grupos, demonstrem a sonoridade do que coletaram. Na sequência, é importante separar os objetos por categoria: Metais (latas, panelas, tampas) Plásticos (potes, brinquedos, garrafas pet) Papelão (caixas) etc.



Para a construção dos instrumentos é interessante que as crianças conheçam os sons dos objetos coletados.



Você pode fazer uma demonstração para as crianças, organizando os materiais e os apresentando um por um e também apresentar instrumentos produzidos previamente. No link 4 há boas sugestões de instrumentos que podem ser facilmente confeccionados com as crianças.



No decorrer da atividade, proponha questões interessantes: O que podemos fazer com estes objetos? Quais as diferenças sonoras entre os objetos, ex: Caixa x Potes plásticos. Panelas x Madeiras.

Materiais Relacionados

Sugestão de leituras:
• BENSAYA,P. Instrumentos de papel. Buenos Aires: Ricordi, 1986
• ABADI, S; KOTIN, C. ; ZIELONKA, L . MUSICA, MAESTRO ! Buenos Aires : Editorial Humanistas, 1992
• DREW, H. O meu primeiro livro de musica. Trad. Lucinda Maria dos Santos Silva. Porto: livraria Civilização Editora, s d.
• Henrique, L. Instrumentos musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998
• MCLEAN, M. Construyendo instrumentos musiclales. Trad. Juan Godo Costa. Barcelona: Marcombo,1984.

• Sugestão de Vídeos:
• Percussão
Transforme sua sucata em uma bateria
• Baterista de Rua em São Paulo

Arquivos anexados

  1. Música: batuques

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