Conteúdos
Acessibilidade;
Regras de trânsito
Objetivos
Conscientizar-se sobre a importância de uma boa acessibilidade em locais públicos como escolas, postos de saúde, praças, etc.;
Vivenciar algumas das dificuldades de pessoas portadoras de deficiência.
1ª Etapa: Proposta de Trabalho
– Levantar, a partir da roda de conversa, informações sobre o trajeto até a escola e as dificuldades encontradas;
– Fazer uma caminhada nas proximidades da escola para identificação dos problemas que dificultam o acesso, principalmente aos portadores de alguma deficiência;
– Pesquisar com a comunidade sobre pontos fortes e fracos na questão de trânsito e acessibilidade;
– Fazer confecção de cartazes explorando os diferentes pontos observados na caminhada e na pesquisa;
– Fazer uma foto-filmagem do percurso principal até a escola – dificuldades existentes na estrutura de calçamento, pavimentação e sinalização;
– Faça uma observação e narrativa sobre o fluxo de veículos e pedestres e se há segurança para ambos;
– Explore com os alunos as diferentes formas de circulação e deslocamento no entorno da escola e se estas oferecem possibilidade de fácil acesso aos deficientes e os motivos levantados pelas crianças;
– Faça brincadeiras de percurso nas quais as crianças assumam os diferentes papéis de circulação, observando as responsabilidades e riscos de cada um;
– Realizar atividades exploratórias variadas como desenhos, pinturas, colagens, brincadeiras, escritas, sessão de fotos e filmagens com as crianças e a comunidade para identificação dos maiores problemas no acesso aos locais públicos;
– Fazer um levantamento com as crianças na roda de conversa sobre as possíveis providências que amenizariam os problemas encontrados;
– Levantar os cuidados e atenção no trânsito para que haja preservação da vida e do meio ambiente;
– Reconhecer e compreender os vários fatores que impedem o acesso facilitado aos locais públicos e trânsito em geral e como uma melhor conservação das vias públicas facilitaria a circulação.
2ª Etapa: Materiais complementares:
Variados meios de comunicação para retirada de informações e ilustrações; cartolina, papéis variados, cola e tesoura, sucata, fotos, filmagens, dvd´s educativos, músicas educativas.
Materiais Relacionados
Sinopse:
Por meio de conversas sobre os conhecimentos prévios das crianças sobre o tema, devem ser desenvolvidas estratégias de trabalho que abordem os principais problemas relatados e as possíveis melhorias no trânsito da região. Para auxiliar nesta detecção de problemas, proponha uma pesquisa com os pais e demais adultos de convívio das crianças para que se tenha um mapa real da situação, tanto do entorno da escola, como do bairro de forma geral. A partir dos dados desta pesquisa, desenvolva uma série de atividades que auxiliarão a percepção das crianças sobre como é difícil chegar aos locais públicos e como pequenas ações diárias podem minimizar os desconfortos elencados.
Arquivos anexados
- Educação para o Trânsito