Conteúdos

Ditadura Militar;

Comunidade Judaica;

Diversidade Cultural,

Copa do Mundo;

Objetivos

• Conhecer e refletir sobre a ditadura militar;

• Discutir as várias comunidades étnicas que habitam o  bairro  do Bom Retiro, São Paulo;
• Conhecer a cultura judaica;
• Pesquisar sobre as copas do mundo, especialmente a do México, em 1970;
• Refletir sobre as dificuldades da vida e a sua superação pela coletividade;

1ª Etapa: Pesquisa introdutória: diversidade cultural e o ano de 1970

 O filme O Ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburger, se passa no ano de 1970 e apresenta a situação de um menino que começa a conviver, de uma hora para outra, com a comunidade judaica. No bairro em que ele está, convivem várias comunidades étnicas diferentes. Seria interessante como preâmbulo do filme que o  professor propusesse uma pesquisa entre as crianças: elas devem perguntar a seus familiares sobre suas lembranças do ano de 1970, onde viviam nessa época, qual a moda, que música ouviam, o que faziam? A outra pergunta seria sobre a origem da família, de onde vieram? Houve misturas de etnias?

Numa aula anterior à exibição do filme, as crianças contam o que descobriram com a pesquisa familiar. Quais as lembranças comuns? Quantos falaram na copa de 1970? Quantos se referiram à ditadura militar? O (a) professor (a) pode ir anotando na lousa as lembranças específicas e as comuns. O mesmo com as origens das famílias: quantos familiares nasceram em São Paulo? Quantos descendem de nordestinos? Judeus? Países hispânicos? A ideia é fazer um painel da diversidade cultural encontrada em São Paulo. É claro que a diversidade dependerá da comunidade de cada escola, mas certamente alguma diversidade e miscigenação serão encontradas no levantamento.

2ª Etapa: Exibição do Filme

O filme tem aproximadamente 104 minutos e deve ser exibido de uma única vez. O filme é dinâmico, apresenta momentos tensos e engraçados, as crianças costumam manter-se atentas. Se for necessário, negociar uma aula dupla com outro professor, mas é importante não fragmentar o filme.

Antes da exibição, o professor pode adiantar a história, explicando que o personagem principal –Mauro – é um garoto que mora em Belo Horizonte (perguntar quem da classe conhece BH e quem conhece os times de futebol mineiros mais famosos) e precisará vir para São Paulo, no bairro do Bom Retiro (perguntar quem conhece o bairro). O filme se passa no ano de 1970. É interessante falar que o diretor Cao Hamburger e a roteirista Anna Muylaert já têm uma parceria antiga que é o programa da TV Cultura Castelo Rá-tim-bum (1994) e Castelo Rá-tim-bum (1999), o filme. Pode ser adiantado que o filme tem uma história triste, mas com momentos alegres.

3ª Etapa: Debate após a exibição

 Provavelmente o filme despertará várias dúvidas nas crianças, porque a obra deixa questões em aberto que dependem muito do repertório do espectador. Por exemplo, o que aconteceu com o pai de Mauro? (provavelmente morreu na prisão, nesse momento o professor deve estar preparado pra relatar sobre o tema). O que é o exílio sobre o qual ele fala ao final do filme? Por que havia um médico examinando sua mãe quando ela reaparece? Quais os elementos da cultura judaica que aparecem no filme? (Bar-Mitzvá, circuncisão, Torá, sinagoga) Em que momento Shlomo percebe que o pai de Mauro não seguiu a religião judaica de seu pai? (quando ele vê Mauro fazendo xixi).

Como a diversidade cultural aparece no filme? Principalmente no jogo de futebol entre judeus X italianos, sendo que Irene é grega e seu namorado afrodescendente.

4ª Etapa: História - Ditadura Militar

 Após a exibição do filme, o (a) professor (a) de História pode ministrar uma aula sobre o período da Ditadura Militar. O início pode ser a própria pesquisa dos estudantes. Quais familiares se lembraram que no período em que se passa o filme havia uma ditadura militar? Por que nem todos se lembram? Por que nem todas as pessoas (não apenas Mauro, mas muitos adultos) não percebiam a gravidade da situação e não sabiam das prisões políticas? O que defendiam as pessoas que estavam presas? No filme, Mauro, que é uma criança, vai, aos poucos, estabelecendo ligações entre os fatos, por exemplo, ao estabelecer uma amizade com Ítalo (ele percebe que o jovem pode lhe dar pistas para saber onde estão seus pais; depois ele ajuda Ítalo a se esconder da polícia). O filme também pode ser interpretado como uma metáfora do desconhecimento e ingenuidade da população brasileira em relação àquela fase tão complicada da história do país. Provavelmente, na pesquisa com os familiares, muitos dirão que sabiam que coisas graves aconteciam, sabiam de pessoas conhecidas que tinham desaparecido, mas muitos não sabiam de detalhes. Havia um clima de medo, mas não se sabia ao certo o que poderia acontecer. É importante que a aula de História esclareça as raízes do terrorismo de estado e a importância da constitucionalidade, de eleições livres e da liberdade de expressão. O sentido de cidadania começa desde cedo.  É possível estabelecer um paralelo, por exemplo, com o funcionamento da escola. O que aconteceria se ninguém tivesse liberdade de reclamar de nada ou de expressar?

5ª Etapa: Arte, Educação Física e Geografia – Copa do Mundo

 No ano em que a copa do mundo será no Brasil, certamente os alunos estarão eufóricos para se falar no assunto. A copa de 1970, retratada no filme, foi realizada no México e a seleção brasileira daquele ano foi considerada uma das melhores do mundo. O (a) professor (a) de Educação Física pode propor uma pesquisa sobre os jogadores daquela e de outras copas e os estudantes podem compor uma grande álbum de figurinhas, nas aulas de Arte, com os jogadores (afinal, percebe-se que álbum com jogadores existia em 1970 e até hoje é cultuado).

O  professor de Geografia pode aproveitar a copa deste ano e dos outros anos para localizar no mapa mundi cada país que participa ou já participou das copas.  As regras do futebol podem ser trabalhadas com um tabuleiro de futebol de botão (como Mauro jogava).

6ª Etapa: Língua Portuguesa

No filme, Mauro fica sozinho, sem saber onde estão seus pais, numa comunidade que ele não conhecia. Aos poucos, esse medo vai diminuindo e ele se sente acolhido pela coletividade. O (a) professor (a) de Língua Portuguesa pode propor a produção de um texto ou desenho que relate uma situação de muito medo e solidão que o estudante tenha passado.

Materiais Relacionados

Para saber mais sobre a História do Bairro do Bom Retiro:

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewFile/2144/1283
http://almanaque.folha.uol.com.br/bairros_bom_retiro.htm

A história das Copas e da Copa do Mundo de 1970 pode ser encontrada no link:
Para saber mais sobre a cultura judaica e os elementos que aparecem no filme, há o blog:

http://culturahebraica.blogspot.com.br/

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – O ano em que meus pais saíram de férias_
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