Conteúdos
História das Religiões;
Objetivos
Discutir a liberdade religiosa;
1ª Etapa: Exibição do Filme
O curta metragem Carnaval dos Deuses, de Tata Amaral, tem 9 minutos de duração e pode ser exibido às crianças sem qualquer introdução. Caso o (a) professor (a) julgue necessário, após o debate o filme pode ser exibido novamente.
2ª Etapa: Debate sobre o filme
O curta metragem propõe, de forma lúdica, uma discussão sobre as diversas religiões e sobre um possível diálogo entre elas. É importante lembrar às crianças que a intolerância religiosa é base de muitas guerras. O debate aberto deve ser conduzido por um (a) mediador (a) seguro (a) e atento (a) para não permitir manifestações, mesmo ingênuas, de intolerância e desrespeito às variadas crenças. A criança que for intimidada por outras crianças ao contar sobre os cultos religiosos da sua família e sentir-se defendida pelo (a) professor (a) em sua liberdade de expressão, terá muito mais segurança em se expressar na sua vida escolar.
O (a) professor (a) pode solicitar que cada criança conte como percebe os cultos ou ausência dos mesmos em suas casas. Caso uma criança diga que seus pais não têm religião, é interessante perguntar se ela sabe das crenças de seus avós, de outros familiares ou pessoas conhecidas. É importante que as próprias crianças façam um painel sobre muitas religiões conhecidas. O painel pode ser ilustrado primeiramente com desenhos feitos pelo conjunto da classe (professores e alunos);
3ª Etapa: Arte – Representações artísticas das religiões
O (a) professor (a) de Arte pode aproveitar o filme para propor atividades de realização de uma festa (no filme é Carnaval, mas pode ser outra) que demonstre a pluralidade de religiões existentes no Brasil. As crianças podem confeccionar roupas, máscaras e procurar músicas que transmitam mensagens de paz, alteridade, reconhecimento das diferenças e respeito ao próximo.
4ª Etapa: Arte e Educação Física: manifestações da cultura de paz
O (s) professor (es) de Arte e/ou Educação Física pode (m) propor aos alunos uma pesquisa sobre rituais, danças e expressões corporais das várias religiões e sua relação com alguns países, ressaltando a importância do respeito às várias culturas. A copa do mundo pode contribuir para o entendimento de uma cultura de paz, entendendo o esporte como um instrumento capaz de fortalecer esse sentimento de alteridade e respeito.
Materiais Relacionados
1. Assista ao curta Carnaval dos Deuses, de Tata Amaral, disponível no link.
http://bit.ly/1mwiwQ1
http://bit.ly/1OhLfhM
http://bit.ly/1JoMRFb
http://bit.ly/1kcLeUt
http://bit.ly/1QUCCPf