Conteúdos

Fundamentos da Capoeira; Praticas corporais lúdicas; Jogos de Oposição.

Objetivos

– Conhecer e valorizar diferentes manifestações da cultura corporal.
– Adotar postura não preconceituosa ou discriminatória de qualquer natureza.
– Reconhecer a capoeira como forma de expressão da cultura corporal Brasileira.

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1ª Etapa: Apresentando a Capoeira

Comece a aula com a apresentação de alguns vídeos que mostram a prática corporal da luta Capoeira.  Após a apresentação dos vídeos, reunir os alunos para uma roda de conversa sobre diversos aspectos observados na prática da Capoeira: origem e história da Capoeira, conceitos e habilidades motoras da luta, principais instrumentos, roupas, entre outros. Destaque a importância da Capoeira como meio de expressão da cultura corporal e que esta é a única luta tipicamente Brasileira.

2ª Etapa: Roda de leitura e conversa

Reúna os estudantes para a leitura do livro: O berimbau mandou te chamar, de Bia Hetzel. A leitura coletiva poderá ser realizada com o livro impresso ou utilizando o pdf em uma tela digital. Após a leitura do livro, aprofundar o diálogo com os estudantes: falar sobre a origem da luta como meio de libertação da opressão sofrida pelos escravos.

Chamar a atenção para os instrumentos utilizados na Capoeira. Explanar o porquê do nome Capoeira (lugar no meio do mato onde os escravos se escondiam); refletir sobre o contexto histórico da escravidão e o desenvolvimento da luta como forma de libertação; discutir questões discriminatórias e preconceituosas por razões sociais, de gênero, politicas e religiosas.

3ª Etapa: Mãos à obra

Com base nas informações anteriores, elaborar materiais para exposição dentro da escola:
– Produção de desenhos sobre a capoeira
– Confecção de instrumentos
– Produção de textos e cartazes informativos sobre o tema.
Estes materiais podem ser produzidos individual ou coletivamente. Para confecção dos instrumentos (berimbau, atabaque e pandeiro) deverá ser solicitado aos estudantes que tragam sucatas. Os desenhos e os instrumentos podem ser produzidos em colaboração com as aulas de artes e os textos e cartazes informativos em colaboração com as aulas de Língua Portuguesa.

4ª Etapa: Vivenciando a Capoeira

Na quadra de esportes ou sala de lutas, explorar os movimentos básicos da capoeira:

– Ginga
– Aú (estrelinha)
– Esquivas baixa e alta
– Meia-Lua
– Brincadeira de ataque e defesa: João Bobo – Formação em trio. A e C se defrontando à distância de um metro, B ficará no meio em posição fundamental. B será desequilibrado por A por  1 toque ou 1 pequeno empurrão nos ombros, C procura amortecer a queda de B. Trocar as posições dos alunos.
– Ensinar uma cantiga de roda de capoeira: Aeiou, uoiea, Aeiou vem criança vem jogar. (professor Periquito)
– Brincadeiras de gingar: O professor deverá distribuir um pedacinho de barbante pelo chão enquanto os estudantes gingam em duplas e ao sinal do professor eles deverão pegar o maior número de pedacinhos de barbante que conseguirem.
– Roda de Capoeira: Neste momento enfatizar aos estudantes que ele joga COM o outro e não CONTRA o outro. Ensinar os estudantes a cantar durante o envolvimento da roda e mostrar que todos são capazes de participar sempre adotando uma postura não preconceituosa com os colegas.

5ª Etapa: Concluindo a tarefa

Seria muito interessante convidar um grupo de Capoeira para uma apresentação para as crianças dentro da escola. Assim os estudantes poderão interagir com praticantes da luta Capoeira.
Como sugestão pode ocorrer o registro em fotos de todas as etapas para a produção de um vídeo no aplicativo de Smartphone como por exemplo o VIVAVIDEO e marcar um dia para apresentação que poderá ser em uma reunião de pais ou em outro momento oportuno.

Materiais Relacionados

1 – Sugestões de vídeos sobre capoeira:
2 – Livro Berimbau mandou te chamar em pdf
3 – Música:
AEIOU
4 – Aplicativo VIVAVIDEO

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