Conteúdos

• Coleta Seletiva;
• Lixo reciclável e lixo não reciclável.

Objetivos

• Reconhecer a relevância da Coleta Seletiva como meio de conservação e valorização do Meio Ambiente;

• Reconhecer a importância do pensamento sustentável para melhor qualidade de vida em sociedade;

• Identificar os materiais que podem ser reciclados, que poderão, assim, evitar mais poluição no planeta;

• Conhecer como a coleta seletiva é realizada em seu bairro, para que possa levar os conhecimentos adquiridos em sala-de-aula para a sociedade em que faz parte.

1ª Etapa: Introduzindo o tema (Duração: 2 horas)

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.

A fim de sensibilizar os alunos em relação à temática abordada, a turma irá assistir ao documentário “Ilha das Flores”, que está no link 1, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.

Em seguida, em uma roda de conversa, serão levados a discutir a respeito das impressões que tiveram em relação ao curta-metragem. Também é importante que discutam a respeito dos impactos da despreocupação humana com o Meio Ambiente, ressaltando que ao falar sobre Ecologia, deve-se refletir não só a respeito dos componentes naturais, como nas relações humanas com a natureza.

Por fim, o professor irá apontar a Coleta Seletiva como uma das ferramentas capazes de melhorar essa interação entre o homem e a natureza, não somente no sentido conservacionista, como também, no âmbito sustentável.

2ª Etapa: Coleta Seletiva - O que é isso? (Duração: 2 horas)

Nessa etapa, os alunos irão aprender o que é Coleta Seletiva.  Primeiramente, o professor poderá por meio de questionamentos, realizar uma sondagem a respeito do que eles já conhecem sobre o assunto, que, afinal, não é novo.  A partir desses conhecimentos prévios, fará as devidas considerações, com a finalidade de alinhar esses conhecimentos.

Depois, irá propor que as crianças comecem a conhecer os instrumentos da Coleta Seletiva, de forma lúdica e primária, jogando no link 2 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais.

Com essa atividade, os alunos entrarão em contato com: os tipos de materiais que podem ser reciclados e as cores das lixeiras da Coleta Seletiva.

Por fim, de volta à conversa com o professor, os alunos entrarão em contato com o seguinte conteúdo: Coleta Seletiva: O que é reciclável? (disponível no link 3) Assim, poderão reconhecer os diferentes tipos de materiais, e quais podem ou não ser reciclados.

3ª Etapa: Circuito Ecológico (Duração: 1 hora)

Para tornar os conteúdos mais acessíveis e divertidos, proponha os alunos uma brincadeira que pode ser chamada de Circuito Ecológico.  Ela consistirá na formação de equipes com 5 componentes, que irão passar por diferentes obstáculos (dentro de bambolês, embaixo de cadeiras, em uma linha reta, pulando sobre cones, etc.), levando um por um os materiais que estarão em uma caixa, jogando-os nas lixeiras recicláveis que estarão ao final do percurso.

Cada participante deverá fazer o circuito e jogar o lixo do outro lado, voltando para o final da fila, para assim o outro poder realizar sua parte.

Ganhará a equipe que acabar com o lixo da sua caixa, e que tiver acertado as lixeiras corretas para o descarte dos materiais.

4ª Etapa: Confecção de Lixeiras Recicláveis para escola (Duração: 2 horas)

O professor irá previamente trazer caixas que poderão servir de lixeiras para o descarte do lixo reciclável. Os alunos irão utilizar: papel pardo, pincel e tinta guache com as cores das lixeiras recicláveis, fita adesiva, cola e tesoura.

Serão estimulados a confeccionarem lixeiras recicláveis para serem colocadas em alguns pontos da escola, onde os outros alunos irão contribuir para a separação dos objetos.

5ª Etapa: Confecção de folder demonstrativo, e seminário nas outras turmas (Duração: 2 horas)

Primeiramente, o professor, junto aos alunos, irá destacar as informações mais importantes a respeito do assunto em questão.

No laboratório de informática, em duplas, os alunos irão produzir folders explicativos, com as informações que foram apontadas como essenciais, a fim de difundir a proposta da Coleta Seletiva na escola. Pode-se utilizar o programa Publisher, disponível no  Office.

A partir daí, farão um movimento de conscientização institucional, por meio da distribuição dos folders com esse conteúdo, e, com a turma separada em grupos, de sala em sala, falarão sobre a importância da Coleta Seletiva, sensibilizando todas as crianças da escola a participarem do Projeto com eles.

6ª Etapa: Disseminação da Proposta para as famílias (1 hora)

Com o projeto já instituído na escola, as crianças irão refletir a respeito de um âmbito maior: o bairro.

Depois da conscientização das crianças, espera-se que haja ainda mais material a ser reciclado, advindo da coleta realizada pelas crianças.

Os próprios representantes dessa coleta devem deixar na escola sacos para serem colocados os lixos.  Esses sacos serão distribuídos às crianças, junto com um bilhete com o telefone da Coleta.  Espera-se que levando esse estímulo para casa, haja um engajamento à proposta e, assim, uma atitude social significativa para a preservação do Meio Ambiente.

7ª Etapa: Avaliação (Duração: 2 horas)

Para o encerramento dessa proposta, os alunos utilizarão a ferramenta Toondoo (link 4):  para criar tirinhas a respeito do tema em questão.

Materiais Relacionados

1. Documentário “Ilha das Flores”;

2. Jogos de Coleta Seletiva;

3. Coleta Seletiva: O que é reciclável?

4. Site para criação de tirinha.

Arquivos anexados

  1. Coleta Seletiva

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