Conteúdos

Prática Esportiva Consciente

Objetivos

Dimensão Conceitual:
• Diferenciar os conceitos de alongamento e aquecimento;
• Entender a importância dessas práticas como um hábito saudável para a prática esportiva;
• Compreender a necessidade de manter a regularidade da prática de atividades físicas para manutenção da aptidão física e da qualidade de vida.

Dimensão Procedimental:
• Construir coletivamente as seqüências de alongamento a serem realizadas nas aulas;
• Realizar aquecimentos específicos para o Esporte a ser praticado;
• Organizar diferentes formas de aquecimento que sejam motivantes e recreativas;

Dimensão Atitudinal:
• Valorizar e adotar o alongamento e o aquecimento como hábito para a prática esportiva durante as aulas;

1ª Etapa: Diagnóstico: “Introduzindo o tema”

Caro professor, antes de iniciar as atividades, leia o material sugerido na aba Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.

• Com o intuito de diagnosticar se os alunos têm como hábito a prática de alongamentos e aquecimentos, ministre uma aula com foco na prática esportiva. Apenas observe, sem intervir, se os alunos se preparam para as partidas e como o fazem. Registre em uma planilha os nomes dos alunos e como agem diante dessas práticas.  Já na roda de conversa, apresente o assunto para os jovens e as intenções do desenvolvimento do trabalho com o tema.

• Em um primeiro momento, dialogue com os alunos sobre quais são suas práticas esportivas fora da escola, qual é a freqüência dessa prática e as formas de realização dessas. Depois disso, buscando levantar individualmente os conceitos e os hábitos trazidos por cada aluno, distribua papel e caneta para que respondam a uma entrevista com as seguintes questões:

1. Tem como hábito a prática de atividades físicas e/ou esporte? Por quê? Em que locais? Pratica acompanhado por profissional ou sozinho?

2. Qual a freqüência dessas práticas, ou seja, quanta vez por semana as realiza?

3. O que é aquecimento?

4. O que é alongamento?

5. Descreva como é a sua rotina para essa prática, considerando as seguintes questões:

6. Você realiza aquecimentos antes das práticas esportivas? Por quê?

7. Você realiza alongamentos? Em que momento da prática esportiva (antes ou após as práticas)?

• A partir das respostas, prepare um cronograma de aula para desenvolver e ensinar conceitos, procedimentos e atitudes relacionados com as expectativas de aprendizagem. Veja quais são as necessidades e os conteúdos em que os alunos precisam aprofundar seus conhecimentos.

2ª Etapa: Desenvolvimento: “Sistematizando e aprofundando o conhecimento

• Retome com os alunos o tema e as expectativas de aprendizagens. Apresente as modalidades esportivas que serão estudas durante as aulas (considere as modalidades mais praticadas pelos alunos). Questione os alunos sobre os segmentos corporais mais utilizados nas diferentes modalidades e as capacidades físicas mais exigidas.

• Apresente a cada aula formas diferentes de aquecer: exercícios aeróbicos, corridas leves, jogos (com a proposta de aquecimento lúdico) e outros. Não se esqueça de introduzir uma rotina com rodas de alongamentos antes das práticas esportivas. Procure dar foco nos grupos musculares mais exigidos em cada esporte praticado nas aulas.

• Nesta etapa de desenvolvimento, solicite pesquisas sobre quais as formas de alongamentos mais indicadas para cada modalidade esportiva. O laboratório de informática da escola pode ser visitado e bons textos podem ser indicados por você, professor. A prática esportiva não deve ser substituída por aulas teóricas. Contudo, teorias, textos, vídeos e outras estratégias podem ser utilizados para o estudo e aprofundamento do tema.

• Utilize as formas de aquecimento pesquisadas e sugeridas pelos alunos. Discuta com eles as características de cada uma destas atividades de alongamento e aquecimento e avalie sua pertinência e validade. Após as vivências esportivas, converse com os alunos sobre as sensações de jogar e praticar esportes após terem se preparado (aquecendo e alongando). Quais são as mudanças? O que acontece com a fisiologia do “corpo”? O que acontece com o desempenho e a performance? Quais as formas de alongamento e aquecimento mais indicadas? Por quê?

• Uma boa idéia pode ser a construção com os alunos de um calendário no qual todos deverão anotar os dias em que realizam suas práticas esportivas ou corporais (dentro e fora da escola). O objetivo é analisar semanalmente a freqüência ou não da realização de propostas de alongamento e aquecimento. Esta pode ser uma boa oportunidade para conversar sobre a importância de manter uma prática esportiva ou corporal freqüente e constante. Vídeos e textos podem ser utilizados para falar sobre os riscos das atividades físicas praticadas apenas aos finais de semana e também sobre os benefícios de alongar antes e depois da prática.

3ª Etapa: Fechamento / Conclusão: “Avaliando as aprendizagens”

• Com o objetivo de avaliar as aprendizagens ocorridas promova um festival de esportes na escola. Observe atentamente como os alunos se preparam para os jogos. Eles realizam ou não aquecimentos e alongamentos? Se realizam, os fazem individualmente ou em grupos?

• Retome a entrevista individual da etapa do mapeamento e compare os dados para analisar as aprendizagens e as mudanças de comportamento perante as práticas esportivas.

• Analise com os alunos o calendário das práticas cotidianas. Discuta com o grupo se houveram mudanças na regularidade e freqüência da prática de alongamentos e aquecimento (dentro e fora da escola) antes e depois das práticas.

• Para finalizar a sugestão é que os alunos organizem uma palestra sobre o assunto para a comunidade escolar. Professores, funcionários e pais podem ser convidados para o encontro. Construa folhetos e cartazes informativos com orientações sobre a importância da regularidade da prática esportiva e a necessidade e os benefícios do alongamento e do aquecimento realizados antes das práticas esportivas e de atividades físicas.

Materiais Relacionados

O que muda na vida do jovem saber gerenciar a sua prática de atividades físicas? Qual a necessidade de entender a importância da prática regular de exercícios físicos e de esportes? Saber realizá-los corretamente pode prevenir lesões e melhorar a aptidão física. Esse plano pretende discutir com os alunos a importância do aquecimento e do alongamento na prática esportiva e ensiná-los a auto-gerenciar sua atividade física de maneira consciente, diminuindo os riscos de lesão e melhorando assim a qualidade de vida. A realização ou não de rotinas de aquecimento e alongamento nas aulas de educação física é um tema polêmico entre os professores. As leituras e vídeos indicados abaixo podem ajudar você, professor, a planejar e estruturar as suas aulas com mais qualidade.

Leituras:

Musculação Hoje
Aquecimento e desaquecimento: importância e reais efeitos na prática esportiva
Alongamento
Alongamento I

Vídeos:

Alongamento adequado evita lesões em atletas de fim de semana
Perigos do atleta de fim de semana

Para estudar e saber mais sobre a anatomia e a fisiologia do corpo humano nas situações de aquecimento e alongamento indicamos o Livro de MATTOS, M.; NEIRA, M.G. “Educação Física na Adolescência: Construindo o conhecimento na escola”. Editora Phorte, São Paulo, 2008.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Prática Esportiva Consciente

Tags relacionadas

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Avatar
Fabiana da Silva Carvalho Kronemberger
4 anos atrás

Excelente material!!!! Parabéns!

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.