A Claro ficou em primeiro lugar no Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2022, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A premiação acontece desde 2019 e reconhece, entre as empresas do setor, aquelas que apresentam os ambientes físicos e virtuais de atendimento mais amigáveis às pessoas com deficiência e que desenvolvem ações para incentivar, divulgar ou assegurar os direitos de acessibilidade. A Claro já havia ficado em primeiro lugar na lista em 2020.
A avaliação é baseada em fiscalizações da Anatel e observa indicadores como Acessibilidade na Página da Internet (API) e eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência. Também contam pontos as ações voluntárias das empresas que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência. O portal de Cidadania do Instituto Claro contribui para este último critério, com reportagens voltadas à acessibilidade e inclusão que conscientizam e divulgam boas iniciativas na área. Confira alguns conteúdos abaixo:
Leitura labial: o que você precisa saber antes de conversar com uma pessoa surda
Capacitismo: como se manifesta o preconceito contra pessoas com deficiência?
Braille e espaços públicos: onde o sistema ainda faz falta?
Morar sozinho representa conquista para pessoa com deficiência
Projeto #PraCegoVer incentiva a descrição de imagens nas redes sociais
Vídeo com Vítor diCastro explica diferenças entre acessibilidade e inclusão
Cão-guia possibilita autonomia e mobilidade para pessoa com deficiência visual
Estágio para pessoas com deficiência: estudantes enfrentam capacitismo e empresas sem acessibilidade
Como engajar alunos com deficiências no ensino remoto?
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