A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida legalmente como meio de comunicação e expressão da comunidade surda no Brasil em 24 de abril de 2002 (Lei nº 10.436). Desde então, a data marca o Dia Nacional da Libras. Entretanto, essa população ainda sofre com a falta de acessibilidade.

Foi pensando nessa realidade que o jornalista e intérprete de Libras, Nemuel Lima, teve a ideia de incluir o idioma em vídeos de dança. O estalo veio em outubro de 2019,  depois que ele se deparou com comentários em redes sociais feitos por pessoas surdas sinalizadas – que se comunicam prioritariamente pela língua de sinais -, que gostam de dançar, mas não se sentiam bem com o material musical por não entenderem o que estava sendo cantado.

Lima procurou o canal FitDance Paraíba e em janeiro de 2020, juntos, iniciaram um projeto, que intercala coreografia e Libras. Assim, o surdo aprende a dança e entende a letra. A primeira colaboração já está no ar e tem mais de sete mil visualizações.

Print de um vídeo com um homem de jaqueta no meio interpretando a letra de uma música em Libras. Atrás, há um homem e uma mulher dançando
Nemuel Lima interpretando letra de música ao lado dos instrutores de dança (crédito: reprodução/Instagram @nemu.lima)

A iniciativa aborda uma questão da acessibilidade que costuma ser esquecida: o lazer. “Apesar da Lei Brasileira de Inclusão citar que todos os contextos precisam ser acessíveis, atualmente, a movimentação maior é focada na educação. O que todo mundo esquece é que o cidadão comum precisa de escola, justiça, saúde, cultura e lazer”, afirma ele.

Lima foi participante das edições 6 e 7 do programa Campus Mobile e embaixador na 8ª. Segundo ele, a experiência foi essencial para colocar em prática seu atual projeto. “Foi no concurso que aprendi a olhar para o mundo pelo prisma do respeito à diversidade.”

Dentre os aprendizados do concurso, ele lista uma palestra do Movimento Web para Todos. “Aquele conteúdo me motiva até hoje a pensar em soluções midiáticas e tecnológicas para incluir as pessoas com deficiência. Apesar de atuar como intérprete de Libras há 10 anos, somente ali percebi que poderia fazer algo mais”, ressalta.

Para a assistente de tradução de Libras, Nayara Rodrigues da Silva, surda sinalizada e oralizada – pessoa que compreende a língua portuguesa, consegue se expressar verbalmente e fazer leitura labial -, a forma como ele propôs não é impessoal como a janela de Libras. “Entendo que esse recurso seja mais importante em jornais, anúncios do governo e outros informes, mas em videoclipes de música ou shows, prefiro muito mais a presença do intérprete em cena”, pontua.


Sobre o Campus Mobile

O programa, que está em sua 8ª edição, é uma iniciativa da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-USP) e patrocínio do Instituto Claro. O objetivo da iniciativa é estimular que universitários e recém-formados desenvolvam soluções para transformar a sociedade por meio de aplicativos, produtos e serviços de telefonia móvel que promovam impacto social e benefícios à população.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Claro vence Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2022

Premiação reconhece atendimento e direitos de acessibilidade para pessoas com deficiência

há 2 anos
Notícias

Portal do Instituto Claro tem novidades e mais recursos de acessibilidade

Mudanças incluem melhorias na experiência de navegação, janela de Libras e transcrição de podcasts

há 4 anos
Notícias

Campus Mobile abre inscrições para a 7ª edição e traz novas categorias

Programa incentiva jovens estudantes a criarem soluções para a sociedade por meio da tecnologia móvel

há 5 anos
Notícias

Área de Inovação da Claro Brasil participa de palestra sobre acessibilidade digital

Objetivo da ação foi sensibilizar equipe sobre a importância de uma internet inclusiva

há 6 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.