A classificação e a evolução dos seres vivos são conteúdos que ajudam os alunos a terem um amplo entendimento da biologia.

“Seja de forma direta, estudando o próprio ser vivo em questão, ou indireta, relacionando-os com temas da ecologia e saúde, ou comparando a fisiologia desses animais com a dos seres humanos”, descreve a professora de biologia Natalie Lousan.

Para ajudar os alunos a revisarem e a aprofundarem seus conhecimentos sobre a evolução dos seres vivos, apresentamos 14 roteiros de estudos que abordam dos organismos mais simples – as bactérias, por exemplo – até os mais complexos, como os mamíferos.

“Os roteiros são imperdíveis para pré-vestibulandos porque há uma média de perguntas sobre biologia nas provas e elas sempre contemplam temas relacionados aos seres vivos”, destaca Lousan, que é autora dos roteiros de estudo.

“Já para quem irá prestar vestibular especificamente na área de biologia ou saúde, a disciplina tem um peso maior. O conteúdo dos seres vivos pode aparecer relacionado a questões sobre saúde, como no caso das verminoses, ou em perguntas que tratam da ecologia”, completa.

Lousan explica que os roteiros trazem indicações de leituras, vídeos e questões para os estudantes praticarem, o que também pode ser explorado por professores em sala de aula.

“Os docentes podem indicar esse material para a turma revisar e aprofundar conhecimentos em casa ou utilizar o conteúdo recomendado na elaboração de aulas e avaliações”, acrescenta.

Protozoários e protozooses

O roteiro relembra conceitos básicos sobre protozoários, como características, nutrição, reprodução, classificação e importância na saúde pública, já que causam inúmeras doenças.

Procariontes

O material ajuda a reconhecer as características gerais e as específicas de cada procarionte, assim como a interação deles com a saúde humana.

Algas e reino protista

Os objetivos desse roteiro incluem compreender a classificação dos protistas; reconhecer as características gerais das algas; comparar os diversos grupos de algas segundo suas características morfofisiológicas; e compreender a importância ecológica e socioeconômica desses organismos.

Poríferos e cnidários

O aluno poderá relembrar as categorias taxonômicas de Lineu; reconhecer e nomear as principais características e estruturas dos poríferos e dos cnidários; como classificá-los e como fazer a relação evolutiva entre ambos.

Platelmintos e nematelmintos

Esse roteiro ensina sobre a classificação, apresenta suas principais características e estruturas, além dos tipos de verminoses que ocorrem no Brasil. Além disso, relaciona as verminoses à falta de saneamento básico.

Anelídeos e moluscos

O material apresenta como classificá-los, ajuda a reconhecer as principais características e estruturas, a identificar as principais aquisições evolutivas desses filos e sua

importância ecológica e socioeconômica.

Equinodermos

Auxilia a conhecer e classificar os equinodermos, a identificar suas características gerais, assim como a sua função nas cadeias e teias alimentares.

Artrópodes

Este guia de estudos de biologia explora conceitos fundamentais sobre os artrópodes – invertebrados pertencentes ao maior filo da natureza. A revisão se dedica a compreender a classificação desses animais e suas características morfofisiológicas, abrangendo aspectos como simetria, nutrição, reprodução, bem como seu modo e ciclo de vida. Além disso, o material destaca a relevância ecológica e socioeconômica dos artrópodes, oferecendo uma visão abrangente de sua importância nos ecossistemas e na sociedade.

Os primeiros cordados

O roteiro foca na evolução do Reino Animalia, começando com a investigação dos cordados mais primitivos. Durante o estudo, é possível se aprofundar na identificação dos primeiros seres, compreender sua classificação nas categorias taxonômicas, analisar as suas características principais e examinar as modificações que os qualificam para essa classificação. Além disso, aborda a contribuição desses animais para a pesquisa, a evolução e o êxito do Reino Animalia.

Eucordados, a superclasse peixes

Aprenda sobre o conceito e a conhecer e classificar os primeiros craniatas. O roteiro ainda explica a relação dos processos evolutivos com o aumento da complexidade dos organismos e ajuda a identificar as características gerais dos Condrichthyes e dos Osteichthyes.

Anfíbios

Material ensina a identificar as características gerais de cada ordem dos anfíbios e a compreender os conceitos de desenvolvimento direto, indireto e metamorfose.

Répteis

O roteiro de estudos explora sua classificação com base em nas principais características morfofisiológicas, juntamente com uma exploração das características evolutivas, que possibilitaram aos representantes dessa classe adaptarem-se ao ambiente terrestre. Além disso, são abordadas características da peçonha presente em alguns desses animais.

Classificação das aves

Com base em suas principais características morfofisiológicas, o material apresenta o conceito, assim como as características evolutivas que conferiram aos representantes dessa classe a habilidade de voar.

Classificação dos mamíferos

O último plano de estudo ensina sobre a classificação desses seres vivos e as principais características evolutivas pertencentes exclusivamente a esse grupo de animais. Também ajuda a diferenciar as ordens dos mamíferos, de acordo com suas características, e a reconhecer a espécie humana como pertencente a essa classe.

Veja mais:

Biologia: 6 links para trabalhar teoria evolutiva com os alunos

Plano de aula: Origem das espécies – Reflexões sobre as diferentes teorias relacionadas com a evolução das espécies

Plano de aula: A Evolução das Espécies

10 temas para ensinar biologia em uma perspectiva decolonial

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Biologia: 6 links para trabalhar teoria evolutiva com os alunos

Desenho, quadrinho, vídeo e livro gratuito ajudam a apresentar conteúdo de forma lúdica e significativa

há 2 anos
Notícias

Exposição ensina teorias de Darwin com jogos e interatividade

Mostra virtual traz materiais didáticos sobre evolução das espécies que podem ser usados no ensino fundamental

há 3 anos
Notícias

Vídeo da USP explica como se faz uma vacina tendo como exemplo vírus da dengue

Material pode ser usado nas aulas de biologia sobre morfologia e fisiologia do sistema imunológico

há 4 anos
Notícias

Rede social criada em escola pública ensina alunos do fundamental sobre plantas

Iniciativa permite que professores criem salas para discutir tema com estudantes e compartilhem informações

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.