Conteúdos

Este é um roteiro de estudos de biologia que traz a revisão de alguns conceitos básicos sobre os artrópodes, animais invertebrados que pertencem ao maior Filo da natureza! Você irá estudar sua classificação e características morfofisiológicas como: simetria, nutrição, reprodução, modo e ciclo de vida. O material também abordará a importância ecológica e socioeconômica dos animais pertencentes a esses filos. Tal roteiro é composto por sugestões de vídeos, textos e questões reflexivas, para orientá-los(as) nos estudos, além de exercícios comentados, para que você teste seus conhecimentos.

● Características gerais dos artrópodes;
● Insetos;
● Crustáceos;
● Aracnídeos;
● Quilópodes;
● Diplópodes; e
● Equilíbrio ecológico.

Objetivos

● Conhecer e classificar os artrópodes;
● Identificar as características gerais dos artrópodes e as específicas de cada classe pertencente a esse filo; e
● Compreender a importância ecológica e socioeconômica dos artrópodes.

Estude também:

Estudar em casa: anelídeos e moluscos

Estudar em casa: platelmintos e nematelmintos

Palavras-chave:

Artrópodes. Aracnídeos. Insetos. Crustáceos. Diplópodes. Quilópodes. Equilíbrio ecológico.

Proposta de trabalho:

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos, em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos, vídeos e algumas propostas de atividades.

Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos, ou assistir a todos os vídeos, mas as questões norteadoras, bem como as subquestões que advêm delas, ajudam na captação do conteúdo inteiro, bem como dos principais conceitos.

Leia os textos propostos buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: Filo Arthropoda: características gerais

Pergunta norteadora: Qual adaptação evolutiva contribuiu com a grande diversidade deste filo?

Com simetria bilateral, triblásticos, celomados, protostômios, corpo segmentado e organização do corpo (cabeça, tórax e abdômen) diferente em cada classe, os artrópodes possuem “pés articulados”, característica esta que certamente contribuiu para a conquista de diferentes hábitats, maior agilidade de movimento, facilidade para conseguir alimentos, entre outras funções. Porém, existe uma outra característica que é um marco evolutivo deste filo: a presença de um exoesqueleto!

– Para conhecer melhor as características gerais dos artrópodes, leia os seguintes textos:

“Artrópodes”
Acesso em 25 de julho de 2022.

“Muda ou ecdise em artrópodes”
Acesso em 25 de julho de 2022.

E, a partir da leitura, responda às perguntas propostas abaixo:

1) Quais as principais características dos artrópodes?
2) Como é formado o corpo dos artrópodes?
3) O que é o exoesqueleto, do que ele é formado e qual a sua função?
4) Como o exoesqueleto interfere no crescimento dos artrópodes?
5) Como ocorre a troca/muda/ecdise do exoesqueleto? Quais hormônios estão envolvidos nesse processo?
6) Descreva, sucintamente, como é o sistema circulatório, digestório, respiratório e excretor dos artrópodes.
7) Do que é constituído o sistema nervoso dos artrópodes?
8) Como ocorre a reprodução dos artrópodes?
9) Diferencie desenvolvimento direto e indireto.

Para conhecer um pouco mais sobre os representantes do Filo Arthropoda, assista aos seguintes vídeos:

Artrópodes (parte 1 de 2)
Acesso em 25 de julho de 2022.

Artrópodes (parte 2 de 2)
Acesso em 25 de julho de 2022.

2ª Etapa: Filo Arthropoda: classificação

Pergunta norteadora: Em quais classes são divididos os artrópodes?

Existem diferentes formas de agruparmos os artrópodes. Na mais utilizada, eles são divididos em 5 classes, de acordo com suas características externas, fisiológicas e hábitat. Tais classes são: Insecta, Chilopoda, Diplopoda, Crustacea e Arachnida.

– Para conhecer as características de cada classe dos artrópodes, leia o seguinte texto:
“Classificação dos artrópodes”
Acesso em 25 de julho de 2022.

Em seguida, preencha a tabela abaixo com as informações solicitadas:

CLASSE DIVISÃO DO CORPO Nº DE ANTENAS Nº DE PERNAS Nº DE ASAS HÁBITAT REPRESENTANTE
Insecta
Chilopoda
Diplopoda
Crustacea
Arachnidea

3ª Etapa: Filo Arthropoda e suas contribuições para o equilíbrio da natureza

Perguntas norteadoras: Quais as contribuições dos artrópodes para o equilíbrio da natureza?

Para começar a refletir sobre esse assunto, assista ao seguinte vídeo:
Videoaula “Sem abelha, sem alimentos: a importância das abelhas na produção de alimentos”
Acesso em 25 de julho de 2022.

O vídeo abordou a importância ecológica das abelhas, exemplar da classe dos insetos. Mas será que eles são a única espécie de artrópodes importantes para o equilíbrio da natureza? Ou com contribuições econômicas e para a saúde pública?

Para aprender um pouco mais sobre esse tema, leia o tópico “Importância econômica e ecológica” do seguinte texto:
“Filo dos artrópodes: o que são, características, exemplos – resumo”.
Acesso em 25 de julho de 2022.

Em seguida, responda às seguintes questões:
1) Qual a importância das abelhas para a produção de alimentos?
2) O que é polinização? Qual sua importância para as plantas?
3) Qual a relação dos mosquitos com a saúde pública?
4) Quais artrópodes contribuem com a fertilidade do solo?
5) Qual grupo de artrópodes é mais utilizado para a alimentação humana?
6) Quais artrópodes compõem o zooplâncton, de grande importância para as cadeias e teias alimentares?
7) Descreva a importância ecológica dos aracnídeos.

4ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

1. Considerando aspectos gerais da biologia de algumas espécies animais, tem-se o grupo A representado por espécies monoicas, como minhocas e caracóis; o grupo B, por espécies que apresentam desenvolvimento indireto, como insetos com metamorfose completa e crustáceos, e o grupo C, com espécies de vida livre, como corais e esponjas. Pode-se afirmar que as espécies

a) do grupo A são hermafroditas, do grupo B não apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.
b) do grupo A não são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.
c) do grupo A são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são parasitas.
d) do grupo A não são hermafroditas, do grupo B não apresentam estágio larval e do grupo C não são parasitas.
e) do grupo A são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.

GABARITO: C.

2. Na tira de quadrinhos, está representado, de forma estilizada, uma miriápode (portador de ―inúmeras pernas):

Esse animal pertence ao mesmo filo que:
a) pepinos-do-mar e ouriços-do-mar.
b) aranhas e carrapatos.
c) tênias e planárias.
d) minhocas e sanguessugas.
e) lesmas e mexilhões.

GABARITO: B.

3. Os artrópodes apresentam várias características que mostram que eles são mais evoluídos do que os anelídeos. Entretanto, existe uma característica dos artrópodes que contraria essa colocação. Essa característica:
a) é o sistema circulatório aberto.
b) são os apêndices articulados.
c) é o desenvolvimento indireto.
d) é a digestão extracelular.
e) é a fecundação externa.

GABARITO: A.

4. A cigarra e a formiga são personagens de uma fábula que enaltece o trabalho. A biologia dos grupos aos quais pertencem esses insetos explica o diferente papel desempenhado por eles na fábula. No verão, encontram-se cascas de cigarras presas nas árvores ou no chão. Há uma crença popular de que as cigarras ―arrebentam de tanto cantar.

a) Que aspecto da biologia das formigas justifica sua associação com o trabalho?
b) Qual a função do canto das cigarras?
c) As cascas não são cigarras mortas. Explique o que representam essas cascas.

GABARITO:
a) As formigas são insetos sociais e assim formam um sistema com divisões de trabalho.
b) O canto das cigarras tem a função de atraí-las para o acasalamento.
c) As cascas não são cigarras mortas, são apenas restos do exoesqueleto delas. O exoesqueleto é constituído de quitina, um carboidrato responsável pela formação de uma carapaça rígida. Para que o inseto apresente um crescimento normal, é preciso que a carapaça seja substituída periodicamente. Esse processo é denominado muda ou ecdise.

5. As figuras a seguir representam dois animais invertebrados, o nereis, um poliqueto marinho e a centopeia, um quilópode terrestre.

Apesar de apresentarem algumas características comuns, tais como, apêndices locomotores e segmentação do corpo, estes animais pertencem a filos diferentes. Assinale a alternativa correta.
a) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode e ambos apresentam circulação aberta.
b) O nereis é um artrópode, a centopeia é um anelídeo e ambos apresentam circulação fechada.
c) O nereis é um asquelminto, a centopeia é um platelminto e ambos não apresentam sistema circulatório.
d) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode e ambos apresentam exoesqueleto.
e) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode, mas apenas a centopeia apresenta exoesqueleto.

GABARITO: E.

6. João e Pedro estão caminhando por um parque e observam, presas ao tronco de uma árvore, cascas, que João identifica como sendo de cigarras. Especialistas chamam essas cascas de exúvias. João conta a Pedro que a tradição popular diz que ―as cigarras estouram de tanto cantar, explica que as cigarras são insetos e descreve o número de apêndices encontrado em um inseto generalizado.

a) Do ponto de vista biológico, é correto afirmar que as exúvias são restos do corpo de cigarras que estouraram de tanto canta? Justifique sua resposta.

b) Qual o número de apêndices encontrados no tórax de um inseto adulto generalizado?

GABARITO:

a) Não. As cascas das cigarras são os seus exoesqueletos da última muda do estágio de ninfa, na passagem para a fase adulta.

b) 3 pares de apêndices (patas articuladas).

7. Uma empresa dedetizadora expôs o seguinte anúncio:

Analisando-se a propaganda da empresa, pode-se afirmar:

I. O anúncio contém informações incorretas porque, além de insetos, estão citados quelicerados e vertebrados.
II. Carrapatos, ácaros e escorpiões não são insetos, e sim quelicerados pertencentes ao grupo dos Arachnida.
III. Os insetos citados no anúncio são as baratas, as traças e as formigas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I, II e III
b) apenas I e II
c) apenas II e III
d) apenas I e III
e) apenas III

GABARITO: A.

8. Observe as figuras abaixo.

Sobre os animais representados nessa figura, está CORRETO afirmar que
a) são agrupados como insetos.
b) são dotados de peçonha.
c) têm esqueleto externo orgânico.
d) têm respiração traqueal.

GABARITO: C.

9. Durante uma aula de Zoologia, um professor descreveu um artrópode como: pequeno animal sem asas, com três pares de patas, antenas e o corpo segmentado em três partes distintas: cabeça, tórax e abdome. Com esta descrição o animal deveria ser:
a) um inseto.
b) um escorpião.
c) um ácaro.
d) uma aranha.
e) um diplópode ou um quilópode.

GABARITO: A.

10. As curvas abaixo ilustram a diferença de crescimento entre os animais.

Com base na figura e no assunto crescimento em animais, é CORRETO afirmar que:
01. as curvas A e B representam, respectivamente, tipos de crescimento descontínuo e contínuo. 02. a curva A pode representar o crescimento de um vertebrado.
04. a curva B pode representar o crescimento de um artrópode.
08. os intervalos assinalados pelas letras C e D representam momentos de crescimento nulo.
16. em C e D, os animais poderiam estar sofrendo muda.
32. os animais, cujos crescimentos são representados pela curva A, apresentam exoesqueleto.

GABARITO: Corretas: 02, 04, 08 e 16. Soma: 30.

Disponível em: Projeto Medicina.
Acesso em: 25 de julho de 2022.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Drª. Nathalie Lousan.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

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