Conteúdos
Este roteiro de estudos de física tem como objetivo definir o conceito de impulso e explicar a sua relevância nos estudos de quantidade de movimento. Após a indicação de leitura, há algumas questões sobre o material sugerido, visando uma maior fixação do conteúdo. O material também conta com uma sugestão de vídeo, possibilitando um maior aprofundamento do tema. Na última etapa, há alguns exercícios resolvidos.
Objetivos
- Compreender o que é impulso; e
- Resolver exercícios de aplicação.
Conteúdos / Objetos do conhecimento:
- Impulso e quantidade de movimento.
Palavras-chave:
Impulso. Quantidade de movimento. Movimento linear.
Proposta de trabalho:
O objetivo deste material é apoiar os alunos na compreensão do que é o impulso e como ele se aplica em nosso dia a dia. Para isso, parte-se dos seus conhecimentos sobre dinâmica.
Explore os materiais fornecidos, atentando-se para as respostas a cada pergunta orientadora. Durante a leitura, tome nota de quaisquer dúvidas que venham a surgir, aproveitando para praticar as questões em seu caderno. Após os estudos, escreva um breve resumo sintetizando os principais conceitos aprendidos e resolva as questões propostas.
1ª Etapa: Impulso
Pergunta orientadora: Qual é a definição de impulso?
Leia o texto Impulso
Acesso em: 12 de maio de 2024.
A partir da leitura do texto acima, responda às seguintes perguntas:
1) O que é impulso?
2) Qual é a unidade de medida do impulso?
Para saber mais, assista:
Impulso | Episódio 7 – Ciência Todo Dia
Acesso em: 16 de maio de 2024.
Gabarito
1) Dizemos que o impulso calcula a mudança da quantidade de movimento sofrida por um corpo sobre o qual atua uma força durante um intervalo de tempo. Por se tratar de uma grande vetorial, para calcular o impulso de um corpo precisamos do seu valor, sua direção e seu sentido.
2) A unidade de medida de impulso é Newton-segundo.
2ª Etapa: Quantidade de movimento x impulso
Pergunta orientadora: Como o impulso e a quantidade de movimento se relacionam?
Leia o texto disponível em:
Dinâmica, impulso e quantidade de movimento – ProMilitares
Acesso em: 16 de maio de 2024.
A partir da leitura do texto acima, responda às seguintes perguntas:
1) Qual é o objetivo do impulso?
2) O que afirma a lei da conservação da quantidade de movimento?
3) Como o impulso está relacionado com a variação da quantidade de movimento?
Gabarito
1) O impulso se apresenta como um empurrão e tem como objetivo acelerar ou frear um objeto.
2) A lei da conservação da quantidade de movimento afirma que, em um sistema isolado – sem forças externas resultantes –, a quantidade de movimento total do sistema permanece constante. Dessa forma, a soma vetorial das quantidades de movimento de todas as partículas do sistema não muda ao longo do tempo.
3) O impulso aplicado a um objeto é igual à variação da quantidade de movimento do objeto. Chamamos essa relação de teorema do impulso-movimento.
3ª Etapa: Cheque seus conhecimentos
Quando estudamos física, resolver questões é extremamente importante, pois ajuda a fixar o assunto. Abaixo, seguem alguns exemplos de questões sobre o tema estudado.
Antes de responder às questões, leia o texto:
Impulso – Toda Matéria
Acesso em: 16 de maio de 2024.
1) Durante um jogo de futebol, um jogador chuta a bola, aplicando sobre ela uma força de intensidade igual a 5 . 102 N durante um intervalo de tempo de 0,1s. Calcule o impulso da força aplicada pelo jogador.
2) (UNIFOR – CE) Uma bola de massa 0,5 kg é chutada para o gol, chegando ao goleiro com velocidade de 40 m/s e, rebatida por ele, sai com velocidade de 30 m/s numa direção perpendicular à do movimento inicial. O impulso que a bola sofre graças à intervenção do goleiro tem módulo em N.s:
a) 15
b) 20
c) 25
d) 30
e) 35
3) Um corpo de massa igual a 3 kg se move com direção e sentido constantes sob a ação de forças e acelera aumentando sua velocidade de 2 para 4 m/s. Determine o impulso resultante durante o processo de aceleração.
Gabarito
1) Dados
F = 5 . 102 N
t = 0,1s
I = F . t
I = 5 . 102 . 0,1
I = 50 N.s
Resposta: o impulso é 50 N/s.
2) Dados
m = 0,5 kg
v1 = 40 m/s
v2 = 30 m/s (perpendicular à v0)
Como as duas velocidades são perpendiculares entre si, para encontramos a velocidade resultante devemos utilizar o teorema de Pitágoras:
v2 = v12 + v22
v2 = 402 + 302
v2 = 1600 + 900
v2 = 2.500
v = √2.500
v = 50 m/s
Depois disso, podemos utilizar o teorema do impulso e quantidade de movimento:
I = mv
I = 0,5 . 50
I = 25 kg. m/s
Resposta: alternativa C.
3) Como não conhecemos a intensidade da força resultante que determina o movimento, mas temos sua massa e a variação da velocidade, podemos determinar o impulso por meio do Teorema do Impulso.
Crédito: Toda Matéria
Acesso em: 16 de maio de 2024.
Acesso em: 16 de maio de 2024.
Roteiro de estudos elaborado pela professora Gabriela Ribeiro do Prado.
Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Monge.
Crédito da imagem: Lorado – Getty Images