Conteúdos

Este roteiro de estudos de biologia traz um pouco sobre a evolução do Reino Animalia, a partir do estudo dos animais eucordados (animais cordados que possuem vértebra e crânio), classe aves. Você irá estudar a classificação das aves de acordo com suas principais características morfofisiológicas, bem como as principais características evolutivas que permitiram aos representantes dessa classe ter a capacidade de voar. Tal roteiro é composto por sugestões de vídeos, textos e questões reflexivas, para orientá-los(as) nos estudos, bem como por exercícios comentados, para que você teste seus conhecimentos.

● Aves;
● Adaptações ao voo; e
● Endotermia.

Objetivos

● Conhecer e classificar as aves; e
● Reconhecer as principais características evolutivas que permitiram às aves ter a capacidade de voar.

Estude também:

Estudar em casa: répteis

Estudar em casa: anfíbios

Palavras-chave:

Aves. Adaptações ao voo. Endotermia.

Proposta de estudo:

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos, em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos, vídeos e algumas propostas de atividades.

Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos, ou assistir a todos os vídeos, mas as questões norteadoras, bem como as subquestões que advêm delas, ajudam na captação do conteúdo inteiro, bem como dos principais conceitos.

Leia os textos propostos buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: Adaptações ao voo

Pergunta norteadora: Só as asas são necessárias para voar?

As aves são os vertebrados terrestres com maior biodiversidade. Também são os únicos com a capacidade de voar, característica esta que contribuiu para a conquista e a ocupação de diferentes ambientes da Terra.

– Para conhecer melhor as características evolutivas que permitiram às aves ter a capacidade de voar, leia o seguinte texto:

“Adaptações das aves ao voo”.
Acesso em 25 de agosto de 2022.

E, a partir da leitura, responda às perguntas propostas abaixo:

1) Todas as aves são capazes de voar?
2) Quais são as adaptações das aves ao voo? Explique sucintamente cada uma dessas características.

Para conhecer um pouco mais sobre as adaptações ao voo, assista ao seguinte vídeo:

Voo das aves – ORIGENS [TEMP 09 – EP 14]
Acesso em 25 de agosto de 2022.

2ª Etapa: Características gerais e classificação

Pergunta norteadora: Aves são dinossauros?

Acredita-se que as aves tiveram origem nos dinossauros bípedes (répteis), há cerca de 150 milhões de anos, no período Jurássico. E, além de trazer consigo esse passado, elas compartilham importantes características com os mamíferos.

Para conhecer as características gerais das aves e a sua classificação, leia os seguintes textos:

“Aves”
Acesso em 25 de agosto de 2022.

“Aves: o que são, classificação e mais!”
Acesso em 25 de agosto de 2022.

“10 fatos incríveis sobre os ovos das aves”
Acesso em 25 de agosto de 2022.

E, a partir da leitura, responda às perguntas propostas abaixo:

1) Como é revestido o corpo das aves?
2) Como as aves mantêm sua temperatura corporal?
3) Descreva como é a digestão das aves.
4) Descreva como é a circulação e o coração das aves.
5) Descreva como é a respiração das aves.
6) Quais são os anexos embrionários encontrados no ovo das aves?
7) Como são classificadas as aves?

Para conhecer um pouco mais sobre as aves, assista ao seguinte vídeo:

Vertebrados- AVES
Acesso em 25 de agosto de 2022.

3ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

1. A pomba, a cobra e o gafanhoto eliminam excretas nitrogenadas na forma de:
a) ácido úrico que, sendo solúvel, torna o animal independente de água.
b) ureia que, sendo quase insolúvel, pode ser excretada com pouca perda de água.
c) amônia que, sendo altamente solúvel, torna o animal independente do meio aquático.
d) ureia que, sendo solúvel, difunde-se no sangue e é facilmente eliminada pelos rins.
e) ácido úrico que, sendo quase insolúvel, pode ser excretado com pouca perda de água.

GABARITO: E.

2. O voo das aves é uma atividade que demanda um grande gasto energético. Em relação a esse gasto existe uma grande utilização direta do sistema:
a) locomotor.
b) excretor.
c) reprodutor.
d) hormonal.
e) cardiorrespiratório.

GABARITO: E.

3. Ave brasileira conviveu com dinossauros. Com essa manchete, o jornal Folha de S.Paulo (11.08.2005) relata a descoberta, no interior do Estado de São Paulo, de fósseis de aves que seriam tão antigas quanto os dinossauros. Caso este fato se confirme, podemos afirmar corretamente que:
a) essa descoberta revoluciona o conhecimento sobre a evolução dos vertebrados. Até agora, admitia-se que as aves surgiram a partir dos dinossauros e, portanto, não poderiam ter convivido com eles.
b) a descoberta é revolucionária por derrubar a teoria de que as aves descendem dos répteis. Como ambos conviveram num mesmo período, passa-se então a postular que aves tenham descendido diretamente de um grupo mais antigo, possivelmente dos peixes pulmonados.
c) essa convivência derruba a informação mais aceita atualmente de que o Brasil é um dos poucos países do mundo em que não há indícios da presença de dinossauros no passado. Até o momento, não foi localizado fóssil algum desses répteis em nosso território.
d) existe certa inadequação na manchete. O fato de os fósseis serem tão antigos quanto os dinossauros não prova que houve convivência entre aves e esses répteis, principalmente porque as evidências de dinossauros em nosso território são ainda fracas.
e) a informação é interessante por se tratar de ave brasileira; porém, não é novidade que as aves conviveram com alguns dinossauros. Várias teorias apontam para o fato de que possivelmente aves e algum grupo de dinossauros tenham tido um ancestral comum.

GABARITO: E.

4. Observe estas figuras:

Os grupos de animais representados, nessas figuras, possuem características morfológicas e fisiológicas que, resultantes de adaptações, lhes possibilitaram a utilização de ampla variedade de alimentos. É INCORRETO afirmar que, entre as características adaptativas desses grupos de animais, se inclui a presença de:
a) bicos, de diferentes formas, que coletam frutas, sementes e partículas líquidas.
b) língua protátil, utilizada na captura e deglutição de presas.
c) mandíbulas e dentes, que permitem triturar partes moles e duras das presas.
d) pinças e maxilas, que usam na redução do tamanho do alimento.

GABARITO: B.

5. Os pássaros apresentam determinadas adaptações que facilitam sua capacidade de voar. Essas adaptações incluem:
a) presença de sacos aéreos e amônia como excreta nitrogenado.
b) pecilotermia e ácido úrico como excreta nitrogenado.
c) presença de ossos pneumáticos e de sacos aéreos.
d) presença de sacos aéreos e de moela.
e) homeotermia e amônia como excreta nitrogenado.

GABARITO: C.

6. Considere os anexos embrionários listados a seguir e algumas de suas funções.

01. Âmnio: evitar ressecamento.
02. Alantoide: armazenar substâncias tóxicas e realizar trocas gasosas com o meio.
03. Saco vitelínico: garantir o suprimento alimentar.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica, corretamente, o grupo de animais que apresenta embriões com os anexos 01, 02 e 03.
a) Vertebrados que efetuam postura no ambiente terrestre.
b) Insetos que apresentam mecanismo de desenvolvimento direto.
c) Vertebrados com hábitos exclusivamente aquáticos.
d) Insetos que apresentam mecanismo de desenvolvimento indireto.
e) Anfíbios que apresentam segmentação total ou parcial

GABARITO: A.

7. Ao contrário do que muitos pensam, a cidade de São Paulo tem uma grande quantidade de pássaros. Dentre eles, inúmeros beija-flores podem ser observados na maior parte do ano. Entretanto, entre junho e setembro, o número de beija-flores diminui. Essa diminuição se deve ao fato de que esses animais entram em um período de hibernação, no qual o seu metabolismo diminui drasticamente. Nesse período, dentre os mecanismos envolvidos, estão as variações nos níveis de hormônios da tireoide. A esse respeito, considere as seguintes afirmações.

I. O fato de a hibernação ocorrer no inverno está relacionado com a diminuição da oferta de alimento. Se os animais hibernam, a competição por alimento diminui nesse período, permitindo a sobrevivência da espécie.
II. O envolvimento dos hormônios da tireoide se deve ao fato de eles serem responsáveis pelo aumento da atividade metabólica. Durante a hibernação, o nível desses hormônios é diminuído.
III. A atividade das mitocôndrias também é diminuída durante a hibernação, o que resulta na diminuição do metabolismo.

Assinale:
a) se todas as afirmativas forem corretas.
b) se somente as afirmativas II e III forem corretas.
c) se somente as afirmativas I e II forem corretas.
d) se somente a afirmativa II for correta.
e) se somente a afirmativa III for correta.

GABARITO: A.

8. A figura abaixo mostra o esquema de um ovo de galinha, contendo um embrião, após 13 dias de incubação.

a) Explique a importância da casca do ovo e da bolsa amniótica para o sucesso do desenvolvimento da ave.

b) Na semente das angiospermas, existe um tecido cuja função é equivalente à do conteúdo do saco vitelínico. Identifique esse tecido vegetal e explique sua função.

GABARITO:
a) Na evolução, a casca do ovo constitui um dos passos mais importantes para a adaptação ao meio terrestre, conferindo proteção especialmente contra perda de água. O líquido amniótico, contido na bolsa, representa um meio protetor contra a desidratação e permite que, nos primeiros estádios do desenvolvimento, o embrião flutue, evitando choques mecânicos e aderências que poderiam comprometer a formação das estruturas do corpo.
b) Trata-se do endosperma triploide (ou albúmen). Sua função, tal qual a do vitelo contido no saco vitelínico, é a de nutrir o embrião nos primeiros estádios do desenvolvimento.

9. Várias evidências científicas comprovam que as aves são descendentes diretas de espécies de dinossauros que sobreviveram ao evento de extinção em massa que assolou o planeta 65 milhões de anos atrás. O achado mais recente, um dinossauro emplumado chamado Epidexipteryx hui, foi apresentado na revista Nature. Alguns dinossauros menores adquiriram a capacidade de voar, e foram eles, provavelmente, que sobreviveram ao cataclismo e deram origem às aves modernas. (Adaptado de Herton Escobar, Curiosidades e maravilhas científicas do mundo em que vivemos. Acessado em 27/10/2008.)

a) Conforme o texto, as aves provavelmente seriam descendentes de um grupo de dinossauros, relação cada vez mais evidenciada pelo estudo dos fósseis. Contudo, as aves modernas diferem dos répteis quanto ao sistema respiratório, diferença essa que pode ser considerada uma adaptação ao vôo. Que diferença é essa e como ela está relacionada ao vôo?

b) A capacidade de voar ocorre não só em aves, mas também em mamíferos, como os morcegos, e em insetos. Os pesquisadores explicam que as asas podem ser órgãos homólogos, em alguns casos, e órgãos análogos, em outros. Indique em quais dos animais citados as asas são órgãos homólogos e em quais são órgãos análogos. Em que diferem esses dois tipos de órgãos?

GABARITO:

a) Os pulmões das aves apresentam sacos aéreos que ocupam as regiões anterior e posterior do corpo, penetrando até os ossos pneumáticos. Os sacos aéreos contribuem para tornar as aves mais leves, permitindo maior eficiência no voo, além de servir como reserva de ar.

b) As asas das aves e morcegos são órgãos homólogos, e as asas de insetos, são órgãos análogos aos dos morcegos e aves. Estruturas homólogas têm a mesma origem embrionária; estruturas análogas não têm a mesma origem embrionária, mas têm a mesma função.

10. Na tabela abaixo são apresentados os resultados das análises realizadas para identificar as substâncias excretadas por girinos, sapos e pombos.

Identifique, na tabela, qual amostra corresponde às substâncias excretadas por pombos. Explique a vantagem desse tipo de excreção para as aves.

GABARITO: A amostra 2 (ácido úrico) corresponde às excretas dos pombos. O ácido úrico é pouco tóxico e pode ser eliminado com pouca água e, portanto, essa excreta é vantajosa em ambientes terrestres. É uma adaptação à vida terrestre e ao voo.

Disponível em: Projeto Medicina.
Acesso em 25 de agosto de 2022.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Drª. Nathalie Lousan.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Monge

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