Conteúdos

Este roteiro de estudos de biologia traz um pouco sobre a evolução do Reino Animalia, a partir do estudo dos animais eucordados (animais cordados que possuem vértebra e crânio), Classe Reptilia. Você irá estudar a classificação dos répteis de acordo com suas principais características morfofisiológicas, bem como as principais características evolutivas que permitiram aos representantes dessa classe conquistar o ambiente terrestre. Também abordaremos, de forma sucinta, a peçonha presente em alguns desses animais. Tal roteiro é composto por sugestões de vídeos, textos e questões reflexivas, para orientá-los(as) nos estudos, bem como por exercícios comentados, para que você teste seus conhecimentos.

● Répteis;
● Ovo com casca; e
● Animais peçonhentos.

Objetivos

● Conhecer e classificar os répteis;
● Reconhecer as principais características evolutivas que permitiram aos répteis a conquista do ambiente terrestre;
● Identificar as características gerais de cada ordem dos répteis; e
● Conhecer as cobras dotadas de peçonha e as formas de evitar acidentes com esses animais.

Estude também:

Estudar em casa: anfíbios

Estudar em casa: eucordados, a superclasse peixes

Palavras-chave:

Répteis. Ovo com casca. Peçonha.

Proposta de trabalho:

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos, em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos, vídeos e algumas propostas de atividades.
Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos, ou assistir a todos os vídeos, mas as questões norteadoras, bem como as subquestões que advêm delas, ajudam na captação do conteúdo inteiro, bem como dos principais conceitos.

Leia os textos propostos buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

 

 

1ª Etapa: Conquista do ambiente terrestre

Pergunta norteadora: Quais características evolutivas permitiram aos répteis a conquista do ambiente terrestre?

Os répteis são considerados os primeiros vertebrados verdadeiramente terrestres e, para receber tamanha honraria, foram necessárias algumas adaptações morfofisiológicas e o aparecimento de algumas características, que permitiram tal conquista.

– Para conhecer melhor as características evolutivas que permitiram aos répteis a conquista do ambiente terrestre, leia o seguinte texto:

“Répteis – Primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre”
Acesso em 25 de agosto de 2022.

E, a partir da leitura, responda às perguntas propostas abaixo:

1) Explique por qual razão a independência da água para respirar e reproduzir foi tão importante para a conquista do ambiente terrestre.
2) Cite e explique brevemente as características que permitiram aos répteis a independência da água para respirar e reproduzir e, consequentemente, a conquista do ambiente terrestre.

Para conhecer um pouco mais sobre a transição e a evolução dos seres vivos da água para a terra, assista aos seguintes vídeos:

Quando os peixes saíram da água e caminharam (Evolução dos peixes)
Acesso em 25 de agosto de 2022.

Como os primeiros répteis colonizaram a terra
Acesso em 25 de agosto de 2022.

2ª Etapa: Características gerais e classificação

Pergunta norteadora: Tartarugas também são répteis?

É muito comum os estudantes classificarem as tartarugas como anfíbios, porém esses animais são considerados répteis, devido às suas características gerais. Ao grupo dos répteis pertencem alguns animais como: jacarés, cágados, jabutis, tartarugas, serpentes, lagartos, lagartixas, camaleões etc. Mas será que todos eles são iguais? Vivem no mesmo hábitat? Ou pertencem à mesma ordem?

– Para conhecer mais sobre as características gerais dos répteis e a sua classificação, leia os seguintes textos:

“Répteis – Características gerais”
Acesso em 25 de agosto de 2022.

“Répteis”
Acesso em 25 de agosto de 2022.

E, a partir da leitura, responda às perguntas propostas abaixo:

1) Como é a locomoção da maioria dos répteis?
2) Como é formado o corpo dos répteis?
3) Como os répteis mantêm sua temperatura corporal?
4) Descreva como é a digestão dos répteis.
5) Descreva como é a circulação dos répteis.
6) Descreva como é a respiração dos répteis.
7) Como ocorre a reprodução dos répteis?
8) Como é o sistema nervoso dos répteis?
9) Quais são as principais adaptações de seu sistema sensorial?

10) Sobre a classificação dos répteis, preencha a tabela abaixo:

Características Características Exemplos
Rinocéfalos    
Crocodilianos    
Quelônios    
Squamata    

Para conhecer um pouco mais sobre os répteis, assista ao seguinte vídeo:

Vertebrados- RÉPTEIS
Acesso em 25 de agosto de 2022

3ª Etapa: Animais peçonhentos

Pergunta norteadora: O que é um animal peçonhento?

Animais peçonhentos são aqueles que, por meio de sua picada/mordida podem liberar algum veneno (peçonha), capaz de causar danos à saúde ou até mesmo a morte do indivíduo picado/mordido. Na classe dos répteis, temos algumas serpentes peçonhentas. Conhecer a característica morfofisiológica presente apenas nesses animais, é decisivo para o diagnóstico da picada e o tratamento contra o veneno.

– Para conhecer melhor as características das serpentes peçonhentas, leia o seguinte texto:

“Cobras peçonhentas”
Acesso em 25 de agosto de 2022.

E, a partir da leitura, responda às perguntas propostas abaixo:

1) Qual característica morfológica deve ser observada, para identificar uma cobra venenosa?
2) Qual cobra venenosa não possui essa característica?
3) Quais são as cobras venenosas encontradas no Brasil?
4) Assista ao seguinte vídeo: “Produção de Soro Antiofídico” (Disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=LjUCcuyAdA4. Acesso em 25 de agosto de 2022) e escreva como é produzido o soro antiofídico, utilizado no tratamento contra venenos de cobras.

4ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

1. Os Primeiros Socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado. No caso de picadas de cobras peçonhentas, devemos socorrer a vítima até 30 minutos após a mordida, com as seguintes medidas:
a) manter a vítima em repouso, fazer a assepsia e aplicar compressas frias ou gelo.
b) manter a vítima em movimento, fazer garroteamento e oferecer um pouco de álcool.
c) manter a vítima em movimento, fazer a assepsia e oferecer um pouco de querosene.
d) manter a vítima em repouso, fornecer um pouco de álcool e aplicar a respiração de socorro.
e) manter a vítima em pé, fazer garroteamento e cortar a pele para extrair sangue.

GABARITO: A.

2. A Figura 1 a seguir mostra as vilosidades do intestino de uma serpente após um longo período de jejum, enquanto a Figura 2 mostra a mesma região minutos após a ingestão de alimentos.

Essa rápida alteração nas vilosidades é causada por um intenso aumento da irrigação sanguínea na porção interna dessas estruturas. Tal mudança após a alimentação é importante para o aumento da eficiência do processo de nutrição das serpentes. Por que a alteração nas vilosidades contribui para a eficiência da nutrição das serpentes? Justifique sua resposta.

GABARITO: Porque o aumento de tamanho das vilosidades aumenta a superfície relativa, tornando a absorção de nutrientes mais eficiente.

3. Um grupo indígena do sudoeste dos Estados Unidos, denominado Anasazi, tinha um animal vertebrado entre as divindades que cultuava. O desenho a seguir baseia-se na figura encontrada em seus objetos sagrados. Um estudante, desejando identificar esse animal, ficou em dúvida entre duas classes de vertebrados e por isso solicitou, ao professor, informações quanto ao tipo de revestimento corporal ou quanto ao desenvolvimento embrionário do animal desenhado.

a) Como a informação sobre o revestimento corporal permite distinguir entre as duas classes?

b) Como a informação sobre o desenvolvimento embrionário permite distinguir entre as duas classes?

GABARITO:
a) As duas classes em questão são: anfíbios e répteis. Através do revestimento corporal é possível distinguir as duas classes: – Répteis têm pele com estrato queratinizado espesso, praticamente sem glândulas e com escamas; – Anfíbios têm pele com estrato queratinizado delgado, ricamente vascularizada e com grande quantidade de glândulas.

b) O desenvolvimento embrionário também pode ser útil para distinguir as duas classes. Répteis produzem ovos com casca dura e com âmnio, que protegem o embrião da desidratação. Os anfíbios não produzem esses tipos de ovos. Os seus ovos são colocados na água, em meio a um envoltório mucoso. A segmentação do zigoto também pode ser utilizada para a distinção: os anfíbios possuem segmentação holoblástica ou total e os répteis, segmentação meroblástica ou parcial.

4. A figura abaixo representa uma árvore filogenética do Filo Chordata. Cada retângulo entre os ramos representa o surgimento de novidades evolutivas compartilhadas por todos os grupos dos ramos acima dele.

a) O retângulo I indica, portanto, que todos os cordados apresentam caracteres em comum. Cite 2 destes caracteres.
b) Cite uma novidade evolutiva que ocorreu no retângulo II e uma que ocorreu no retângulo III. Explique por que cada uma delas foi importante para a irradiação dos cordados.

GABARITO:
a) Cordados apresentam um tubo neural dorsal, notocorda e fendas branquiais na faringe, em algum estágio de seu ciclo vital.
b) O retângulo II indica o desenvolvimento de patas, o que representou um avanço evolucionário fundamental para a conquista do meio terrestre. O retângulo III representa o aparecimento do ovo com casca, além de novos anexos embrionários: âmnio, alantóide e cório. Estas estruturas permitiram a conquista definitiva do meio terrestre.

5. No processo evolutivo, centenas de espécies podem ser criadas em um tempo relativamente curto. Esse fenômeno é conhecido como radiação adaptativa. No grupo dos répteis, ocorreu uma grande radiação adaptativa após o aparecimento da fecundação interna e do ovo amniótico; muitas espécies desse grupo surgiram e ocuparam o habitat terrestre. Explique por que o ovo amniótico facilitou a ocorrência dessa radiação adaptativa.

GABARITO: Os ovos dos répteis protegem os embriões da desidratação e permitem a reprodução fora do ambiente aquático, possibilitando a colonização dos ambientes terrestres.

6. A presença de ovos com envoltório rígido é mencionada como uma das principais características que propiciaram a conquista do ambiente terrestre aos vertebrados. Contudo, essa característica só resultou em sucesso adaptativo porque veio acompanhada de outra novidade evolutiva para o grupo no qual surgiu. Tal novidade foi:

a) a total impermeabilidade da casca.
b) o cuidado à prole.
c) a fecundação interna.
d) o controle interno da temperatura.
e) a eliminação de excretas pela casca

GABARITO: C.

7. Considere as seguintes características:

I. Respiração pulmonar e ectotermia.
II. Pele seca revestida por escamas, carapaças ou placas dérmicas.
III. Fecundação interna.
IV. Excreção predominante de amônia.
V. Presença de ovo amniótico.

As principais características evolutivas que proporcionaram aos répteis a vida mais independente do ambiente aquático e a conquista do ambiente terrestre são, apenas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) IV e V.
e) III e V.

GABARITO: E.

8. Muitas espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção pela ação do homem. As rotas de migração das tartarugas marinhas são bastante estudadas no Brasil pelo Projeto Tamar-Ibama, através da colocação de transmissores em seus cascos.
(Adaptado do site Projeto Tamar)

a) Sabendo-se que as tartarugas migram para colocar os ovos nas praias onde nasceram, cite duas características dos ovos das tartarugas que permitem seu desenvolvimento no ambiente terrestre.

b) Quelônios são répteis encontrados tanto no meio terrestre como no aquático. Cite uma diferença morfológica entre os quelônios marinhos e os terrestres.

c) A extinção de espécies pode ocorrer mesmo sem influência da ação humana. Cite um processo natural que pode levar à extinção de uma espécie.

GABARITO:

a) Características que permitem o desenvolvimento dos ovos de tartaruga no meio terrestre:
– Casca duraque impede a dissecação;
– Armazenamento de material de reserva para o desenvolvimento do embrião;
– Presença de âmnio e alantoide, características típicas de ovos de animais com desenvolvimento em ambiente terrestre.

b) Uma diferença morfológica importante é encontrada nos membros locomotores. Nas tartarugas marinhas, estes são adaptados para a locomoção na água, em forma de remos.

c) Vários processos naturais podem contribuir para a extinção de uma espécie:
-Sobreposição de nichos ecológicos que leva à competição e que podem extinguir uma das espécies; – Erupções de vulcões e outros fenômenos naturais, como terremotos, queda de meteoritos, etc.

9. Em algumas espécies de tartarugas marinhas que usam as areias da praia para desovar, a determinação do sexo dos embriões, se machos ou fêmeas, está relacionada com a temperatura. A figura mostra a porcentagem de machos e fêmeas eclodidos de ovos incubados a diferentes temperaturas.

Tendo como referência as informações presentes na figura e considerando o aquecimento global causado pelo efeito estufa, qual seria a consequência mais imediata para as populações dessas espécies de tartarugas? Se um gráfico de mesmo tipo fosse construído para representar a porcentagem de embriões machos e fêmeas que se desenvolvem a partir de ovos das aves, na faixa de temperatura correspondente a 38 graus Celsius, quais seriam as porcentagens esperadas para cada um dos sexos? Justifique.

GABARITO: Considerando-se o aumento da temperatura global, provocado pelo incremento do efeito estufa e de acordo com os dados, aumentaria a proporção de fêmeas nascidas nessas populações. No caso de aves, a determinação do sexo dos descendentes não depende da temperatura; esperam-se, portanto, a 38°C, 50% de cada um dos sexos.

10. Do veneno de serpentes como a jararaca e a cascavel, pesquisadores brasileiros obtiveram um adesivo cirúrgico testado com sucesso em aplicações como colagem de pele, nervos, gengivas e na cicatrização de úlceras venosas, entre outras. Acola é baseada no mesmo princípio natural da coagulação do sangue. Os produtos já disponíveis no mercado utilizam fibrinogênio humano e trombina bovina. Nessa nova formulação são utilizados fibrinogênio de búfalos e trombina de serpentes. A substituição da trombina bovina pela de cascavel mostrou, em testes, ser uma escolha altamente eficaz na cicatrização de tecidos. ERENO, D. Veneno que cola. Pesquisa FAPESP. n° 158, abr. 2009 (adaptado). A principal vantagem deste novo produto biotecnológico é:
a) estar isento de contaminações por vírus humanos e permitir uma coagulação segura, ou seja, a transformação do fibrinogênio em fibrina.
b) estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos que irão transformar as moléculas de protrombina em trombina com a participação de íons cálcio.
c) evitar rejeições pelos pacientes que utilizam essa técnica e desta forma transformar eficientemente a trombina em protrombina, responsáveis pela coagulação.
d) aumentar a formação do tampão plaquetário uma vez que a trombina é uma enzima que transforma a fibrina em fibrinogênio que estimula a produção de plaquetas.
e) esterilizar os locais em que é aplicado graças à ação antibiótica da trombina e o aumento da síntese dos fatores de coagulação no fígado com a participação dos íons de potássio

GABARITO: A.

Disponível em: Projeto Medicina.
Acesso em 25 de agosto de 2022.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Drª. Nathalie Lousan.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Monge

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