Conteúdos

Objetivos

• Entender que os seres vivos estão sujeitos a transformações ao longo do tempo;
• Compreender as relações entre seres vivos e o ambiente em que essas relações ocorrem;
• Compreender que a ciência não tem respostas definitivas para tudo, podendo ser questionada e transformada;
• Verificar que a formulação, o sucesso e/ou o fracasso das diferentes teorias científicas estão associados a seu momento histórico.

Antes dar inicio às Etapas consulte a aba “Para Saber Mais"

1ª Etapa: Introdução do tema

Incentive a reflexão dos alunos em relação às espécies de seres vivos existentes em nosso planeta, inclusive espécies que existiram, mas não existem mais.

Para isso, proponha que os alunos, em grupos de quatro integrantes, participem de um jogo de Stop com uma regra um pouco diferente. Eles deverão criar uma lista de animais que existem ou que já foram extintos, contendo ao menos 30 animais diferentes, mas podendo ultrapassar essa quantidade mínima. Diferentemente do jogo de Stop convencional, os nomes dos animais podem iniciar com qualquer letra.

O grupo que terminar primeiro diz STOP. Em seguida, faça a apuração da pontuação atribuindo 1 ponto para cada animal repetido, e 5 pontos para cada animal não repetido. Para fazer essa apuração, crie uma grande lista consolidando as listas de cada grupo, marcando apenas um asterisco nos nomes repetidos.

Ao lado, peça que eles criem uma tabela onde possam registrar a pontuação de cada equipe, conforme esta for sendo apurada.

Após anunciar a equipe vencedora, chame a atenção dos alunos para a variedade de animais que eles listaram, e que, certamente, não contempla, nem de longe, todas as espécies que existem ou existiram.

Essa variedade e a nossa necessidade de explicar a origem de todos os seres vivos é que levou a humanidade a criar diversas teorias sobre o assunto.

Questione se eles já conhecem alguma teoria sobre a origem das espécies. Depoimentos relacionados com crenças religiosas poderão surgir. É importante deixar claro para os alunos que o conhecimento sobre as teorias evolucionistas não os impede de manter suas crenças pessoais, mas que é importante conhecer outras explicações sobre a origem da vida e as modificações que os seres vivos sofrem ao longo do tempo.

Enfatize a importância da ciência e das pesquisas realizadas pelos cientistas que tentaram explicar a origem da vida.

2ª Etapa: Atividade.

Após o debate, organize a turma em duplas e com o auxílio de computadores apresente a atividade interativa “Evolução”, disponível no Portal Net Educação.

Deixe que os alunos explorem os conceitos de geração espontânea, criacionismo, evolucionismo, Darvinismo, NeoDarvinismo.

Incentive o debate com base no objeto trabalhado. Existem críticas a serem feitas às teorias apresentadas?

Ainda com o auxílio de computadores, apresente a animação Refutação Científica da Abiogênese, Link 5,   disponível no Portal do Professor, que simula o experimento que refutou a teoria da geração espontânea.

Alternativamente, apresente a animação Abiogênese x Biogênese, Link 6,  que apresenta dois experimentos relacionados com duas linhas de pensamento sobre a origem da vida. A biogênese e a abiogênese. Complementarmente apresente o objeto educacional  Dois Grandes Evolucionistas da História, Link 8.

Um novo debate pode ser incentivado com base nas animações no texto Sempre Igual ou Sempre Mudando, Link 7.

Nesse novo debate, peça para os alunos justificarem as ideias de Lamarck e Darwin, e mostre que, apesar de incorretas ou incompletas, as teorias desses pesquisadores foram geniais para o contexto da época em que foram sugeridas.

3ª Etapa: Atividade de fechamento.

Ao final, peça para os alunos, divididos em grupos de até quatro integrantes, escolherem as duas teorias com as quais eles mais se identificaram, e produzirem um material explicativo sobre as duas teorias, comparando uma com a outra, destacando os pontos que elas têm em comum (se houver) e os pontos divergentes.

Eles também deverão se posicionar a respeito dessas teorias, mencionando se as consideram pertinentes, ou não, justificando seu posicionamento.

Esse produto deverá ser publicado num Blog que deverá ser criado especificamente para essa atividade. Você poderá utilizar qualquer serviço de Blog disponível na Internet, como, por exemplo, o Blogger (www.blogger.com.br). Logo na página inicial há um tutorial explicando passo-a-passo seu processo de criação e configuração.

Sugira que os alunos produzam um pequeno artigo para ser publicado em forma de post no Blog. No entanto, não limite as opções deles.

Caso eles prefiram produzir esse material em outro formato, como por exemplo, um podcast (arquivo de áudio), um curta-metragem (animação ou filme), uma história em quadrinhos, uma apresentação multimídia, ou outro formato que eles sugerirem, deixe que eles usem sua capacidade criativa, desde que a finalização do produto seja em formato digital, de modo que possa ser publicado no Blog.

Materiais Relacionados

Antes de iniciar a atividade com seus alunos veja as indicações abaixo para aprofundar mais o tema antes de apresenta-lo a classe.

Assista aos vídeos:

1. Vídeo: Lamarckismo
2. Vídeo: Charles Darwin Biografia
3. Texto: Evolucionismo – Seleção natural é a idéia central do darwinismo http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u44.jhtm
4. Site do Blogger: Material de apoio ao aluno para criação do Blog
5. Animação: Refutação Científica da Abiogênese
6. Animação: Abiogênese x Biogênese
7. Sempre Igual ou Sempre Mudando
8. Dois Grandes Evolucionistas da História

Consulte os livros:

• Burnie, D. Fique por dentro da evolução, São Paulo, 2001.
• Freire-Maia, N. De Darwin à teoria sintética, EDUSP, 1988.

Idealização NET EDUCAÇÃO | Realização: Instituto Paramitas. © Todos os direitos reservados.

Arquivos anexados

1. Origem das espécies – Reflexões sobre as diferentes teorias relacionadas com a evolução das espécies.

Tags relacionadas