Conteúdos

Este roteiro de estudos de Biologia aborda a evolução do Reino Animalia, a partir do estudo dos cordados mais primitivos. Você irá estudar quais são os animais considerados os primeiros cordados, a sua classificação nas categorias taxonômicas, as principais características e as modificações que permitiram a esses animais tal classificação, bem como a sua contribuição para o estudo, a evolução e o sucesso do Reino Animalia. Tal roteiro é composto por sugestões de vídeos, textos e questões reflexivas, para orientá-los(as) nos estudos, bem como por exercícios comentados, para que você teste seus conhecimentos.

Objetivos

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos, em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos, vídeos e algumas propostas de atividades.

Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos, ou assistir a todos os vídeos, mas as questões orientadoras, bem como as subquestões que advêm delas, ajudam na captação do conteúdo inteiro, bem como dos principais conceitos.

Leia os textos propostos buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: Introdução aos cordados.

Pergunta norteadora: Afinal, o que é um cordado?

Os cordados são os seres vivos que pertencem ao Filo Chordata. Fazem parte de tal filo alguns animais invertebrados aquáticos e todos os grupos de vertebrados. As características responsáveis por dar nome ao filo, unindo em uma única categoria taxonômica seres tão diferentes, são a presença de tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal – ao longo de, pelo menos, a fase embrionária do animal.

– Para conhecer melhor as características gerais dos cordados, leia o seguinte texto:

Cordados

Acesso em 11 de agosto de 2022.

E, a partir da leitura, responda as perguntas propostas abaixo:

  • Qual o significado da palavra “Chordata”?
  • Quando surgiram os primeiros cordados?
  • Quais as principais características dos cordados?
  • Desenhe um cordado, identificando suas partes.
  • Como são classificados os cordados quanto: ao número de folhetos embrionários, à presença de celoma, ao destino do blastóporo e à simetria?
  • Em qual(ais) hábitat(s) pode(m) ser encontrado(s) os cordados?

Para conhecer um pouco mais sobre a evolução do Filo Chordata, assista aos seguintes vídeos:

Cordados – Curso intensivo: Biologia e ecologia – Biologia – Khan Academy

Acesso em 11 de agosto de 2022.

Cordados – Somos Todos Família

Acesso em 11 de agosto de 2022.

2ª Etapa: Subfilo Urochordata

Pergunta norteadora: Em qual parte do corpo da larva do animal aparece a notocorda?

A pergunta acima pode parecer complexa porém, ao respondê-la, você irá compreender qual é a característica que nomeia esse subfilo de cordados, afinal “uro” (do grego ouras) significa cauda, e “chorde” significa cordão.  Então, os urocordados são animais marinhos em que a notocorda aparece apenas na cauda, em sua fase de larva, e desaparece na fase adulta.

– Para conhecer melhor as características gerais dos urocordados, leia o seguinte texto:

Cordados:

Acesso em 11 de agosto de 2022.

E, a partir da leitura, responda às perguntas propostas abaixo:

  1. Qual é o hábitat dos urocordados?
  2. Cite alguns representantes desse filo.
  3. Descreva a anatomia dos representantes desse subfilo.
  4. Como é a alimentação e a digestão dos urocordados?
  5. Como é a respiração e a circulação dos urocordados?
  6. Descreva o sistema nervoso dos urocordados.
  7. Como os urocordados se reproduzem?

 

3ª Etapa: Subfilo Cephalocordata

Pergunta norteadora: Quem são os anfioxos?

Animais muito utilizados para os estudos da embriologia, os anfioxos são os principais representantes dos cefalocordados que, ao contrário do subfilo anterior, são animais marinhos em que a notocorda permanece durante toda a sua fase adulta, estendendo-se da cabeça até a cauda. Também possuem tubo nervoso dorsal oco, fendas branquiais e cauda pós-anal.

– Para conhecer melhor as características gerais dos cefalocordados, utilize o mesmo link disponibilizado na etapa anterior, leia as informações sobre este subfilo e responda às questões a seguir:

  1. Qual é o hábitat dos urocordados?
  2. Cite alguns representantes desse filo.
  3. Descreva a anatomia dos representantes desse subfilo.
  4. Como é a alimentação e a digestão dos urocordados?
  5. Como é a respiração e a circulação dos urocordados?
  6. Descreva o sistema nervoso dos urocordados.
  7. Como os urocordados se reproduzem?

4ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

1. O filo Chordata inclui representantes bastante diferentes, mas algumas características são compartilhadas por todos. Entre as alternativas a seguir, marque a única que representa uma característica não encontrada nos cordados.

a) Presença de notocorda durante o desenvolvimento embrionário.
b) Presença de fendas faringianas em pelo menos uma fase da vida.
c) Presença de metâmeros.
d) Ausência de celoma durante a fase adulta.
e) Cauda pós-anal durante o desenvolvimento.

GABARITO: D.

2. Os urocordados possuem um envoltório em seu corpo formado por um polissacarídeo similar à celulose. Marque a alternativa que indica corretamente o nome desse revestimento:

a) Endóstilo.
b) Sifão.
c) Sinusoide.
d) Túnica.
e) Cirros.

GABARITO: D.

3. São características diferenciais e exclusivas dos cordados presentes pelo menos nas primeiras fases do desenvolvimento:

a) simetria bilateral, corpo segmentado e notocorda
b) corpo segmentado, tubo nervoso dorsal e fendas branquiais
c) simetria bilateral, tubo nervoso dorsal e fendas branquiais
d) tubo nervoso dorsal, notocorda e fendas branquiais
e) simetria bilateral, corpo segmentado e tubo nervoso dorsal

GABARITO: D.

Questões 1 a 3 disponíveis em:

https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-filo-chordata.htm.

Acesso em: 11 de agosto de 2022.

4. O filo dos cordados possui três subfilos: Vertebrados, Urocordados e Cefalocordados. O anfioxo, mostrado na figura abaixo, é o representante tipo do último subfilo. Uma característica marcante do anfioxo destes animais é que o revestimento corporal é relativamente transparente e permite visualizar sua musculatura metamerizada, organizada em blocos.

Anatomia do Anfioxo – corte longitudinal.

Fonte: Adaptado de: Loyola e Silva, J.; Zoologia,1ª ed., FTD, 1973, p. 480.

Com relação ao anfioxo e ao filo dos cordados, analise as proposições.

I. Pela análise da anatomia dos anfioxos, pode-se afirmar que possuem tubo digestório completo.
II. A respiração do anfioxo é do tipo pulmonar.
III. O habitat do anfioxo é aquático.
IV. Nos cordados vertebrados a notocorda se transforma na coluna vertebral.
V. Os cordados apresentam durante seu desenvolvimento embrionário: tubo nervoso dorsal; notocorda; fendas faringianas e cauda pós-anal.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

GABARITO: A.

5. Das cerca de 1,2 milhões de espécies descritas atualmente, apenas menos de 4% são vertebradas, um subfilo de cordados. No entanto, ainda é comum separarmos para estudo, os animais em vertebrados e invertebrados.

São características comuns a todos Chordata:
a) Notocorda, sistema nervoso dorsal e vértebras;
b) Notocorda, sistema nervoso dorsal e cauda pós-anal;
c) Vértebras, crânio e encéfalo;
d) Vértebras, pernas e membros;
e) Tubo nervoso dorsal, crânio e cauda pós-anal.

GABARITO: B.

Questões 4 e 5 disponíveis em:

https://www.infoescola.com/biologia/cordados-chordata/exercicios/.

Acesso em 11 de agosto de 2022.

6. Os cefalocordados são um grupo de animais representado pelo anfioxo. Esse animal marinho vive parcialmente soterrado na terra, deixando apenas a boca exposta. Nesses animais, a notocorda:

a) persiste durante toda a vida.
b) aparece apenas na fase larval.
c) aparece apenas na fase adulta.
d) é ausente.

GABARITO: A.

7. Os anfioxos pertencem ao grupo dos protocordados, mais precisamente ao subfilo cephalochordata. Esses animais são filtradores e possuem sistema digestório completo. Marque a alternativa que indica corretamente o caminho da água no interior do corpo desses animais.

a) Boca, fendas branquias, átrio e atrióporo.
b) Boca, átrio, atrióporo e fendas branquiais.
c) Boca, fendas branquiais, atrióporo e átrio.
d) Boca, atrióporo, átrio e fendas branquiais.

GABARITO: A.

8. Os Cephalochordatas apresentam essa denominação em virtude de uma característica relacionada com a notocorda desse animal. Marque a alternativa que explica essa denominação.

a) A notocorda está presente exclusivamente na região caudal.
b) A notocorda está presente exclusivamente na região anterior do corpo.
c) A notocorda está restrita à parte central do corpo do animal.
d) A notocorda estende-se da região anterior até a posterior do corpo do animal.

GABARITO: D.

9. Os anfioxos são os representantes de um grupo de protocordados conhecido como cefalocordados. A respeito da reprodução dos anfioxos, marque a alternativa incorreta.

a) A fecundação desses animais é externa.
b) Os anfioxos são animais dioicos.
c) Os anfioxos apresentam desenvolvimento direto.
d) Os anfioxos possuem sexos separados.

GABARITO: C.

Questões 6 a 9 disponíveis em:

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-subfilo-cephalochordata.htm#resp-5.

Acesso em 11 de agosto de 2022.

10. Os tunicados, tais como as acídias, e os cefalocordados, tais como os anfioxos, são exemplos de:
a) peixes ósseos.
b) equinodermas
c) cordados não vertebrados.
d) cnidários.
e) urodelos.

GABARITO: C.

Questão 10 disponível em:

https://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/questoes-protocordados-ciclostomos/.

Acesso em 11 de agosto de 2022.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Drª. Nathalie Lousan.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Professora Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Compreender o conceito de cordados;
  • Conhecer e classificar os cordados primitivos;
  • Compreender a relação dos processos evolutivos com o aumento da complexidade dos organismos;
  • Identificar as características gerais dos Urochordados; e
  • Identificar as características gerais dos Cephalocordados.

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