Conteúdos

Este é um roteiro de estudos de biologia que tem o objetivo de revisar alguns conceitos básicos sobre os equinodermos, animais invertebrados que mais se aproximam evolutivamente dos vertebrados (cordados). Você irá estudar sua classificação e suas características morfofisiológicas, como: simetria, nutrição, reprodução, modo e ciclo de vida. Tal roteiro é composto por sugestões de vídeos, textos e questões reflexivas, para orientá-los(as) nos estudos, além de exercícios comentados, para que você teste seus conhecimentos.

● Equinodermos;
● Estrela do mar;
● Pepino do mar; e
● Ouriço do mar.

Objetivos

● Conhecer e classificar os equinodermos;
● Identificar as características gerais dos equinodermos; e
● Compreender a função dos equinodermos nas cadeias e teias alimentares.

Estude também:

Estudar em casa: artrópodes

Estudar em casa: anelídeos e moluscos

Palavras-chave:

Equinodermos. Estrela do mar. Pepino do mar. Ouriço do mar.

Proposta de trabalho:

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos, em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos, vídeos e algumas propostas de atividades.
Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos, ou assistir a todos os vídeos, mas as questões norteadoras, bem como as subquestões que advêm delas, ajudam na captação do conteúdo inteiro, bem como dos principais conceitos.

Leia os textos propostos buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: Filo Echinodermata: características gerais

Pergunta norteadora: Quais aspectos evolutivos aproximam os equinodermos dos cordados?

Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos, possuem simetria bilateral na fase larval e radial quando adultos, são triblásticos, celomados e deuterostômios. A palavra echinodermo significa “pele com espinhos”, justificando o fato de esses animais terem espinhos em seu endoesqueleto calcário.

– Para conhecer melhor as características gerais dos equinodermos, leia o seguinte texto:
“Equinodermos”
Acesso em 25 de julho de 2022.

E, a partir da leitura, responda às perguntas propostas abaixo:

1) Do que é formado o endoesqueleto dos equinodermos?
2) Como ocorre a digestão nos equinodermos?
3) Como ocorre a respiração e a circulação nos equinodermos?
4) Descreva o sistema ambulacrário, característica exclusiva dos equinodermos, suas funções e seu funcionamento.
5) Quais são as 2 características que aproximam evolutivamente os equinodermos mais dos cordados do que aos demais filos dos invertebrados?

Para conhecer um pouco mais sobre os representantes do Filo Echinodermata, assista ao seguinte vídeo:
Filme 7: O animal por excelência – equinodermos 2014
Acesso em 25 de julho de 2022.

2ª Etapa: Filo Echinodermata: classificação

Pergunta norteadora: Em quais classes são divididos os equinodermos?

Os equinodermos podem ser divididos em 5 classes, de acordo com suas características morfofisiológicas, que são: Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea, Holothuroidea e Crinoidea.

– Utilizando o mesmo link disponibilizado na etapa anterior, leia as informações sobre as classes dos equinodermas e em seguida preencha a tabela abaixo com as informações solicitadas:

CLASSE EXEMPLAR FORMATO DO CORPO CARACTERÍSTICA MARCANTE
Asteroidea
Ohiuroidea
Echinoidea
Holothuroidea
Crinoidea

3ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

1. Esta é a turma do Bob Esponja:

Lula Molusco é supostamente uma lula; Patric, uma estrela do mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob é supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence a um grupo animal diferente. Se eles forem colocados segundo a ordem evolutiva de surgimento dos grupos animais a que pertencem, teremos respectivamente:
a) esponja-do-mar, estrela-do-mar, lula e caranguejo.
b) esponja-do-mar, lula, caranguejo e estrela-do-mar.
c) estrela-do-mar, esponja-do-mar, caranguejo e lula.
d) estrela-do-mar, lula, caranguejo e esponja-do-mar.
e) lula, esponja-do-mar, estrela-do-mar e caranguejo.

GABARITO: B.

2. O filo dos invertebrados mais relacionado ao homem é aquele que inclui as estrelas-do-mar, ou seja, as equinodermas. A justificativa para essa conclusão surpreendente foi baseada principalmente no estudo comparativo:
a) do desenvolvimento embrionário.
b) da simetria dos organismos.
c) do documentário fóssil.
d) da fisiologia.
e) do genoma.

GABARITO: A.

3. Assinale, na tabela abaixo, os filos que apresentam uma ou mais das características citadas.

Dessa forma, de I a IV, teremos, assinalados, respectivamente, nas colunas, ______, ______, ______ e ______ filos.

A sequência de números que preenche corretamente essas lacunas é:
a) 6, 1, 4 e 2.
b) 6, 2, 3 e 2.
c) 4, 1, 4 e 2.
d) 4, 2, 4 e 2.
e) 5, 1, 4 e 3.

GABARITO: A.

4. A figura representa uma proposta sobre as relações de parentesco entre os grupos de animais (Animalia ou Metazoa).

Cite para cada um dos ramos indicados, A, B, C e D, uma característica presente apenas nos grupos representados nos ramos à direita desses pontos.

GABARITO: Os grupos presentes nos ramos à direita do ramo A são deuterostômios, ou seja, durante o desenvolvimento embrionário o blastóporo origina somente o ânus. Os grupos presentes à direita do ramo B são protostômios; nesse caso, o blastóporo origina a boca e o ânus. O ramo marcado com a letra C tem somente um grupo que apresenta notocorda, fendas branquiais e sistema nervoso dorsal em pelo menos uma fase do desenvolvimento. O grupo do ramo D apresenta exoesqueleto de quitina e apêndices articulados como características exclusivas.

5. Notícias sobre animais marinhos estão sempre em destaque na imprensa, como exemplificam a reportagem citada na questão acima e as notícias listadas abaixo.

I – Uma lula gigante foi capturada em Macaé (RJ) e levada para Niterói. A lula pesa 130 quilos e mede aproximadamente 4 metros. (em Estadão.)
II – A presença de uma medusa mortal levou à interrupção das filmagens de um longa-metragem na Austrália. (em Folha.)
III – Cientistas do Museu Victoria, na Austrália, divulgaram hoje imagens da menor estrela-do-mar do mundo, que mede menos de 5 mm. (em Terra.)

a) Agrupe os filos aos quais pertencem os animais citados (esponjas, ascídias, lulas, medusas e estrelas-do-mar), de acordo com a presença de tecidos verdadeiros e o número de folhetos germinativos. Caracterize cada grupo formado segundo o critério indicado.

b) A diferenciação dos folhetos germinativos no desenvolvimento embrionário permite a formação de uma cavidade do corpo, o celoma. Que folheto germinativo está diretamente relacionado com a formação do celoma? Dê uma vantagem que a formação do celoma trouxe para os animais.

GABARITO:

a)

b) O folheto germinativo que está diretamente relacionado com a formação do celoma é a mesoderme. A formação do celoma trouxe vantagens relacionadas como a distribuição de substâncias para as células e eliminação de excretas, acomodação e proteção dos órgãos internos, e sustentação do animal (esqueleto hidrostático).

6. A figura abaixo mostra uma situação jocosa referente à fragmentação de um invertebrado hipotético, em que cada um dos fragmentos deu origem a um indivíduo.

Um exemplo real muito conhecido é o da fragmentação da estrela-do-mar, cujos fragmentos dão origem a outras estrelas-do-mar.

a) Tanto a figura quanto o caso da estrela-do-mar se referem à reprodução assexuada. Explique em que a reprodução assexuada difere da sexuada.

b) Dê uma vantagem e uma desvantagem da reprodução assexuada em relação à sexuada. Justifique.

c) Os invertebrados podem apresentar outros tipos de reprodução assexuada. Indique um desses tipos e dê um exemplo de um grupo de invertebrados em que ele ocorre.

GABARITO:

a) Na reprodução assexuada, um só indivíduo origina outro(s) sem que seja necessária a formação de células especiais (gametas) e sem variabilidade genética (a menos que ocorram mutações). A reprodução sexuada, por sua vez, requer quase sempre a participação de dois indivíduos e, na maioria das vezes, exige a formação de células especiais, além de envolver a variabilidade gerada pela meiose.

b) Vantagens: • a multiplicação dos indivíduos é mais numerosa e rápida do que geralmente ocorre na reprodução sexuada; • características interessantes (do ponto de vista agrícola, por exemplo) são mantidas nas populações já adaptadas a ambientes estáveis, enquanto que a variabilidade própria da reprodução sexuada pode levar à perda dessas características. Desvantagens: • na reprodução assexuada, o potencial adaptativo para ambientes em mudança é menor do que na reprodução sexuada, a qual contribui para o processo evolutivo da espécie.

c) Brotamento ou, gemiparidade, que ocorre em Poríferos e Cnidários.

Disponível em: Projeto Medicina
Acesso em: 25 de julho de 2022.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Drª. Nathalie Lousan.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

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