Conteúdos

Este é um roteiro de estudos de Biologia que traz a revisão de alguns conceitos básicos sobre a algas: suas características básicas, nutrição, reprodução, classificação e importância ecológica e econômica. Também aborda, de forma sucinta, características do Reino Protista e a classificação desses seres vivos. Tal roteiro é composto por sugestão de vídeos, textos e questões reflexivas, para orientá-lo(a) nos estudos, bem como exercícios comentados, para que você teste seus conhecimentos.

● Algas; e

● Reino Protista.

Objetivos

● Compreender a classificação dos protistas;

● Reconhecer as características gerais das algas;

● Comparar os diferentes grupos de algas, de acordo com suas características morfofisiológicas; e

● Conhecer a importância ecológica e socioeconômica das algas.

Palavras-chave:

Reino Protista. Algas. Fotossíntese. Eutrofização.

Proposta de trabalho:

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos, em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos, vídeos e algumas propostas de atividades. Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos, ou assistir a todos os vídeos, mas as questões norteadoras, bem como as subquestões que advêm delas, ajudam na captação do conteúdo inteiro, bem como dos principais conceitos.

Leia os textos propostos buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: Reino protista

Pergunta norteadora: Quem faz parte do Reino Protista?

Com grande diversidade de formas, complexidade estrutural e adaptação para diferentes tipos de condições ambientais, habitam preferencialmente lugares úmidos, água doce e salgada, assim como o solo e, em alguns casos, o hospedeiro. Os protozoários e as algas são os principais representantes desse grupo.

Leia o texto “Protistas” – Brasil Escola.
Acesso em 05 de julho de 2022.

A partir da leitura, responda às seguintes perguntas:

1)Quais são as características gerais dos organismos que pertencem ao Reino Protista?

2)Qual o significado do termo “protista”?

3)Quem são os principais representantes do Reino Protista?

4)Cite as principais características dos protozoários.

5)Cite as principais características das algas.

2ª Etapa: Algas: características e classificação

Pergunta norteadora:

Por que as algas não fazem parte do Reino Plantae?

São organismos uni ou pluricelulares, não possuem tecidos diferenciados como raiz, caule e folhas, sendo classificados como talófitos. São organismos autótrofos fotossintetizantes, ou seja, produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, devido à presença de pigmentos dentro dos seus cloroplastos. Podem ser encontradas em ambientes aquáticos, terrestres úmidos e sobre os troncos.

Leia o texto “Algas” – Brasil Escola.

Acesso em 05 de julho de 2022.

Após a leitura, responda às seguintes questões:

1) Como é a reprodução assexuada das algas?

2) Descreva a reprodução sexuada das algas.

3) Faça um desenho do ciclo de vida das algas.

4) Em quais filos são classificadas as algas?

5) A qual filo pertencem as diatomáceas, formadoras do fitoplâncton?

6) Quais são as algas que vivem em água doce e são capazes de se alimentar de forma heterotrófica?Pertencem a qual filo?

7) Qual o filo de algas capazes de causar o fenômeno “maré vermelha”? No que consiste tal fenômeno?

8) Qual o filo das algas utilizadas em nossa alimentação?

Para saber mais, assista ao vídeo: Biologia das algas (Parte 01) e (Parte 02).

Acesso em 05 de julho de 2022.

3ª Etapa: Importância das algas

As algas são importantes para a produção de gás oxigênio nos ecossistemas, visto serem as responsáveis pela maior parte da fotossíntese no planeta, e como base das cadeias e teias alimentares aquáticas. Algumas espécies são empregadas na alimentação humana, na indústria farmacêutica e na fabricação de papel, além de produzirem substâncias que são utilizadas como espessantes, estabilizantes e emulsionantes.

Leia o seguinte texto :“Algas” – Brasil Escola.

Acesso em 05 de julho de 2022.

Com base na leitura, escreva um breve texto sobre a importância ecológica e econômica das algas. A habilidade de ler, compreender e dissertar sobre esse tema é muito importante para seu aprendizado e desenvolvimento.

4ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

Realizar questões é um excelente exercício durante o estudo autodirigido. Veja abaixo, alguns exemplos de questões sobre o tema estudado.

1. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, pouco antes do início das regatas, ocorreu grande proliferação de uma alga verde do gênero Enteromorpha na região costeira, levando à necessidade de sua retirada antes das competições. Essa alga apresenta ciclo de vida com alternância de gerações (abaixo esquematizado), no qual ocorrem indivíduos adultos haplóides e diplóides.

algas

a) Os diploides são chamados esporófitos e os haploides são denominados gametófitos. Indique o número da figura que corresponde a cada um desses indivíduos e explique como cada um deles é originado.

b) Que vantagens resultam do fato de a alga apresentar geração gametofítica e geração esporofítica?

GABARITO:

a) Os esporófitos (diplóides) correspondem ao número 5, e os gametófitos (haplóides) são indicados pelo número 1. A geração gametofítica, originada por indivíduos haplóides, é produzida por meiose espórica. A geração esporofítica é produzida a partir do zigoto (diploide) formado pela união dos gametas (haplóides).

b) A meiose espórica, responsável pela geração gametofítica, gera variabilidade genética, assim como o processo de união de gametas para a formação do esporófito. A geração esporofítica produz grande quantidade de esporos, possibilitando uma grande dispersão da população e consequente ocupação de vários ambientes.

2. Plantas, algas, cianobactérias e um grupo de bactérias têm capacidade de realizar o processo de fotossíntese. A respeito desse processo nesses organismos, é correto afirmar que:

a) todos apresentam, além da clorofila, os pigmentos carotenoides e xantofilas.

b) todos utilizam o gás carbônico e a água como matéria prima.

c) somente as plantas e as algas produzem o gás oxigênio.

d) somente as plantas apresentam as clorofilas a e b.

e) somente as plantas e as algas apresentam as clorofilas localizadas no interior dos plastos.

GABARITO: E.

3. Daqui a dois meses, amostras de liquens viajarão ao espaço para participar de uma experiência com a qual a Agência Espacial Europeia pretende verificar se organismos vivos podem viajar de um planeta a outro “a bordo” de meteoritos. Os liquens, selecionados por terem grande resistência, ficarão dentro de um dispositivo que simulará as condições de um meteorito em movimento. (O Estado de S.Paulo, julho de 2007).

a) Quais os organismos envolvidos na formação dos liquens?

b) Algumas experiências têm mostrado que, quando os organismos que compõem os liquens são separados, um tem melhor desempenho que o outro. Esses resultados têm levado ao questionamento da ideia de que os liquens são exemplos de mutualismo. Por quê?

GABARITO:

a) Os organismos são, de modo geral, um fungo e uma alga.

b) Se existe a possibilidade de um deles viver separado do outro, e com melhor desempenho, então não se trata de um caso de mutualismo, modalidade de interação obrigatória e com benefício mútuo.

4. Os possíveis ancestrais das plantas com flor descendem de um grupo de algas verdes. Considerando-se essa informação, é INCORRETO afirmar que os dois grupos mencionados têm em comum:

a) a clorofila como pigmento fotossintetizante.

b) a parede celular com celulose.

c) o glicogênio como fonte de energia.

d) os pigmentos acessórios de diversas cores.

GABARITO: C.

5. Preencha as lacunas do texto a seguir. O sushi é um prato típico da culinária japonesa e, no seu preparo, certas espécies de ____________________ são usadas, como é o caso da nori (Porphyra). Por ser rico em ____________________, esse organismo auxilia no combate a uma doença carencial, denominada escorbuto. Esse organismo é constituído por células que possuem, envolvendo a membrana plasmática, uma _____________________, formada por uma camada mais interna e rígida de ____________________, e outra mais externa, mucilaginosa, composta dos polissacarídeos agar e carrageano (ou carragenina). Dentre as características consideradas importantes para a classificação desses organismos, incluem-se os diferentes tipos de ____________________.

GABARITO: Algas do gênero Porphyra são utilizadas na alimentação humana. Possuem alto teor de vitamina C, importante no combate ao escorbuto. As algas possuem parede celular, que envolve a membrana plasmática. Essa parede é constituída de celulose, camada mais interna e rígida, e dos polissacarídeos ágar e carrageano. A presença de diferentes pigmentos/substâncias de reserva é uma importante característica para a classificação das algas.

6. Sobre a classificação dos seres vivos é correto afirmar:

a) O Reino Protista compreende, apenas, seres eucariontes unicelulares e fotossintetizantes.

b) O Reino Animalia reúne organismos eucarióticos, multicelulares e heterotróficos, morfologicamente muito diferentes entre si.

c) Todas as algas são seres multicelulares fotossintetizantes e fazem parte do Reino Plantae.

d) Os fungos são classificados como seres eucarióticos, exclusivamente unicelulares, que apenas se reproduzem assexuadamente.

GABARITO: B.

7. “E toda a água do Nilo se transformou em sangue. Os peixes do Nilo morreram, e o rio exalou um olor tão pestilento que os egípcios já não podiam beber de suas águas. Então houve sangue em todo o território do Egito”, assim diz a Bíblia (Êxodo, 7:2-21). Esse texto é, provavelmente, a primeira referência escrita sobre um fenômeno que vem constituindo um problema cada vez mais frequente, relacionado à:

a) contaminação das águas nas zonas costeiras, propiciando multiplicação excessiva de dinoflagelados, o que pode causar perdas econômicas, pela morte maciça de peixes.

b) formação de manchas de cores variadas, causada por uma diversidade de organismos marinhos, devido à falta de oxigênio.

c) circulação deficiente de nitratos e fosfatos essenciais aos peixes, o que provoca a morte de grande número deles, a ponto de formar uma mancha de sangue na água.

d) eutrofização das águas, devido a detritos orgânicos, ocasionando um fenômeno conhecido como “maré planctônica”, decorrente do envenenamento de bivalves.

GABARITO: A.

8. As algas apresentam os três tipos básicos de ciclo de vida que ocorrem na natureza. Esses ciclos diferem quanto ao momento em que ocorre a meiose e quanto à ploidia dos indivíduos adultos. No esquema abaixo está representado um desses ciclos.

algas2

a) Identifique as células tipo I, II e III.

b) Considerando que o número haploide de cromossomos dessa alga é 12 (n=12), quantos cromossomos os indivíduos X, Y e Z possuem em cada uma de suas células?

GABARITO:

a) Célula tipo I= .. zigoto (2n);

Células tipo II= .. esporos (n);

Células tipo III= .. gametas (n).

b) Se n .=. 12, então teremos:

• em X, 2n .=. 24 (esporófito);

• em Y, n .=. 12 (gametófito);

• em Z, n=.. 12 (gametófito).

Disponível em: Projeto Medicina.

Acesso em: 05 de julho de 2022.

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