Entender os desafios contemporâneos do Brasil exige uma análise crítica sobre os contextos social, político, cultural e econômico que marcaram a formação do país e seus séculos de desenvolvimento. No currículo da educação básica, tais conteúdos são apresentados aos alunos em história do Brasil.

No ensino fundamental, esses conteúdos geralmente abordam aspectos importantes da formação brasileira, como a chegada dos portugueses, a colonização, a independência, o Império, a República e outros marcos históricos relevantes.

Já o ensino médio é o momento de aprofundar esses temas introduzidos no ensino fundamental, mas também abordar tópicos complexos, como a participação do Brasil em eventos internacionais, as lutas por direitos civis e sociais, a ditadura militar e as transformações econômicas e políticas recentes.

Para ajudar o professor a ensinar história do Brasil de forma crítica e contextualizada, separamos 19 planos de aula que abrangem diferentes momentos históricos, como o Brasil Colônia, Império e Repúblicas. Também apresentam as principais revoltas, escravismo e questões indígenas, passando pelos governos de Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas, a redemocratização do Brasil após a ditadura militar, a formação das Constituições e a implantação do Plano Real.

1) Políticas indigenistas no Brasil

Voltado ao ensino fundamental II, esse plano de aula ajuda a compreender o que são políticas indigenistas e como elas foram aplicadas no Brasil. Dessa forma, contextualiza as ações de colonização e seus impactos em relação aos povos indígenas brasileiros, refletindo sobre suas intenções e consequências.

2) Invasão holandesa no Brasil

O material auxilia os alunos do ensino fundamental II a compreender os motivos que levaram à ocupação holandesa do nordeste brasileiro. Além disso, aponta os principais personagens que participaram deste momento histórico, a construção do “mito do Brasil holandês” e o processo de expulsão deles do Brasil.

3) Cabanagem – revolta popular paraense durante o Império no Brasil

O plano de aula apresenta os acontecimentos que levaram ao movimento da Cabanagem durante o período regencial brasileiro – revolta social e política ocorrida na província do Grão-Pará, no Brasil, entre 1835 e 1840, marcada pela participação popular, principalmente de cabanos (mestiços, negros e indígenas).

4) Período Joanino – a vinda da família real portuguesa para o Brasil

Destinado ao ensino fundamental II, aborda os acontecimentos ligados ao período joanino em Portugal. Também enfoca as mudanças políticas e culturais provocadas pela vinda da família real portuguesa ao Brasil e as consequências que levaram à independência brasileira.

5) A coroação de D. Pedro II e o Segundo Império no Brasil

Esse plano de aula para ensino médio abrange as características do Segundo Império no Brasil e os fatos marcantes que ocorreram durante o reinado de D. Pedro II.

6) Conjuração Baiana e a crise no Brasil colonial de 1798

Analisa os acontecimentos que levaram ao movimento emancipatório baiano em 1798 e o contexto histórico em que ele esteve inserido. Além disso, identifica os sujeitos históricos desse movimento político.

7) Constituições brasileiras – do Império às Repúblicas

A Constituição Federal é a lei maior de um Estado, sendo um conjunto de normas reguladoras que instituem os pilares jurídicos de uma nação. Voltado ao ensino médio, esse plano de aula apresenta as constituições brasileiras do Império até as Repúblicas, discutindo seu conteúdo e processo de elaboração.

8)  Abolição da escravatura no Brasil

Material para o ensino fundamental II que apresenta a abolição da escravatura no Brasil como resultado de um processo envolvendo diversos agentes, fatores sociais e políticos. Desmonta, assim, a narrativa de que a abolição foi “concedida” pela classe branca dominante.

9) Formas de resistência ao escravismo

Aborda o legado do escravismo no Brasil, identificando diferentes tipos de resistência, discutindo a importância delas e o legado africano na sociedade brasileira. Pode ser aplicado tanto no ensino fundamental II como no ensino médio.

10) O massacre de Eldorado dos Carajás e os conflitos por terra no Brasil

Em 17 de abril de 1996, trabalhadores sem-terra foram assassinados por policiais militares no Pará após uma manifestação que bloqueou uma rodovia. Este plano de aula discute a importância da memória em relação aos acontecimentos históricos e reflete sobre os motivos que levam aos conflitos por terra no território brasileiro.

11) O processo de implementação do Plano Real

Indicado para o ensino fundamental II e médio, esse conteúdo apresenta o que foi o Plano Real, as etapas do seu processo de implementação e principais medidas adotadas pelo governo visando a estabilidade econômica na década de 1990.

Ministro da Fazenda Rubens Ricupero_Foto-Ailton de Freitas_Agência O Globo.01.06.94
Ministro da Fazenda Rubens Ricupero em junho de 1994 (crédito: Ailton de Freitas / Agência O Globo)

12) Sabinada: o levante baiano contra o período regencial

A Sabinada foi uma revolta separatista ocorrida em 1837 e liderada pelo médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira que buscava a independência da província da Bahia e a instauração de um governo republicano. Indicado para o ensino médio, este conteúdo de história aborda contexto, objetivos e consequências da revolta.

13) Governo Juscelino Kubitschek: dos anos dourados ao endividamento

Os alunos do ensino médio poderão compreender melhor como atuou o governo Juscelino Kubitschek, seus desdobramentos, assim como as principais políticas adotadas por ele e suas consequências.

14) O que foi a Confederação dos Tamoios? – Guerras de Conquista

 A Confederação dos Tamoios foi uma aliança indígena no Brasil colonial, liderada pelo chefe Cunhambebe, que lutou contra a colonização portuguesa na região de São Vicente (SP), entre 1554 e 1567, buscando resistir à exploração e à escravização dos povos nativos. Este plano de aula para o ensino médio relaciona período o histórico com as atuais disputas territoriais no Brasil.

15) Revolta da Chibata – movimentos sociais na República Velha

A Revolta da Chibata foi um levante liderado por marinheiros negros contra os castigos físicos na marinha brasileira ocorrido em 1910, no Rio de Janeiro, exigindo o fim das punições com chibatadas. Essa sequência didática ajuda os alunos a entenderem o funcionamento da política brasileira e as desigualdades sociais e raciais durante o período da primeira República.

16) Redemocratização: dos militares à eleição direta

Plano de aula auxilia professor na explicação dos conceitos de ditadura e democracia e as características marcantes do período de redemocratização brasileira.

17) Era Vargas: do Governo Provisório ao Estado Novo

O material aborda a passagem da chamada República Velha para a República Nova e discute os conceitos de golpe, ditadura, populismo e varguismo. Destinado ao ensino médio.

18) Canudos: Primeira República – os conflitos

A Revolta de Canudos foi um conflito armado ocorrido entre 1896 e 1897, no interior da Bahia, liderado por Antônio Conselheiro, um líder religioso. Foi uma revolta de cunho social e religioso, envolvendo sertanejos pobres contra as autoridades republicanas e os latifundiários da região. Voltado ao ensino fundamental II, o plano de aula contextualiza a origem dessa guerra e também discute o coronelismo no Nordeste do Brasil:

19) Cangaço: a história dos saqueadores no sertão nordestino

Plano de aula para o ensino fundamental II que apresenta a origem do cangaço e a história de Lampião, seu principal representante.

Veja mais:

Conheça 7 quadros para ensinar história do Brasil

‘Projeto Querino’ na escola: podcast revisita história do Brasil com olhar afrocentrado

Rock brasileiro dos anos 80 ajuda a entender parte da história do país

Crédito da imagem: Ailton de Freitas – Agência O Globo

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Confira 5 livros para abordar a cozinha afrodiaspórica em sala

Tema estimula a reflexão dos alunos sobre a diversidade da culinária e da cultura dos povos africanos

há 4 semanas
Notícias

4 livros para estreitar a relação entre família e escola

Obras abordam os benefícios da colaboração mútua para o desenvolvimento dos alunos

há 2 meses
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 meses
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.