Conteúdos

Este plano de aula visa colaborar para caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis na América, visando ao domínio no mundo atlântico. Aborda os motivos que levaram à ocupação holandesa do nordeste brasileiro, a construção do “mito do Brasil holandês” e a expulsão dos holandeses do Brasil.

● Invasões holandesas;
● Colonização;
● Recife Holandês;
● Governo de Maurício de Nassau;
● Companhia das Índias Ocidentais; e
● Economia Açucareira.

Objetivos

● Compreender os motivos que levaram à ocupação holandesa do nordeste brasileiro;
● Identificar os personagens que participaram da ocupação holandesa e seus papéis sociais;
● Reconhecer as características da ocupação holandesa no nordeste brasileiro;
● Refletir sobre o processo de construção do “mito do Brasil holandês”; e
● Analisar o processo de expulsão dos holandeses do Brasil.

Ensine também:

Cabanagem – revolta popular paraense durante o Império no Brasil

Período Joanino – a vinda da família real portuguesa para o Brasil

Palavras-chave:

Recife. Pernambuco. Maurício de Nassau. Colonização. Invasões.

Previsão para aplicação:

3 aulas de 50 minutos.

Anos:

7º e 8º ano do Ensino Fundamental

1ª Etapa: Contextualização

Professor/a, nessa etapa você deve introduzir o assunto que será trabalho durante a aula com os alunos. Para isso, explore recursos que permitam que os alunos interajam com o tema, possibilitando que você identifique os conhecimentos prévios da turma acerca do conteúdo.

Para dar início às reflexões, realize com os estudantes a dinâmica do “ver, pensar e perguntar”.

Apresente a imagem para a sala, peça que observem e reflitam sobre o que veem nas pinturas.

Vista da Cidade Maurícia, Frans Post, 1657. Coleção pessoal de Jacques Ribemboim.
Disponível em: UFPE.
Frans Post pintou a paisagem nordestina no século XVII. (Foto: Acervo Instituto Ricardo Brennand). Disponível em: G1. Acesso em: 25 de ago. de 2022.

Faça questionamentos que auxiliem os estudantes na análise das fontes:

1. O que você vê retratado nas duas pinturas acima?
2. Qual período da História do Brasil as duas pinturas representam?
3. Quais personagens desse contexto histórico podem ser reconhecidos nas pinturas?
4. Quais informações sobre o período histórico em questão as duas obras nos trazem?

Ajude os estudantes na reflexão, incentivando que eles respondam aos questionamentos propostos. Você pode pedir que registrem as respostas em seus cadernos e depois compartilhem com o restante da turma, ou realizar a atividade de maneira oral e coletiva, com toda a turma.

A partir das respostas dadas pelos estudantes é possível identificar as habilidades já contempladas e as que deverão ser desenvolvidas ao longo do conteúdo.

2ª Etapa: Problematização e aprofundamento

Professor/a, essa etapa tem como objetivo aprofundar a discussão do tema proposto para a aula. Para isso, os estudantes devem realizar uma análise de documento sobre a ocupação holandesa no Brasil.

Objetivos de aprendizagem:

● Identificar os motivos que levaram à ocupação holandesa no nordeste brasileiro;
● Reconhecer as características do período de colonização holandesa em Pernambuco;
● Analisar o processo de expulsão dos holandeses do território Pernambucano, reconhecendo os diferentes grupos sociais envolvidos.

Análise de documento: Divida a sala em grupos de até 4 estudantes e entregue as fontes a seguir para serem analisadas.

Fonte 1: Ocupação holandesa no Brasil.

“O senso comum e os discursos dos guias turísticos mostram, mesmo que indiretamente, a ideia de que o Brasil poderia ser bem diferente se a colonização holandesa tivesse funcionado. Não existiria um “Brasil” coeso, mas com certeza este “Brasil holandês” teria algumas bases sociais e econômicas bem diferentes do nosso “Brasil português”. A visão deste “Brasil melhor” que é tanto difundida, é influenciada pelo fato do governador da colônia holandesa ter sido o Conde Maurício de Nassau, cuja popularidade era ampla entre todas as culturas.

A tomada do Nordeste Brasileiro pela WIC (Companhia Holandesa das Índias Ocidentais) se deu após diversos anos de estudos, onde grande parte da comunidade judaica local colaborou com os invasores, devido às perseguições sofridas junto aos católicos. Também foram utilizados alguns espiões nos barcos que para cá vieram, que registraram a geografia do local e levaram índios à Europa. Havia dois interesses fortemente ligados na decisão holandesa de dominar as colônias sul-americanas dos portugueses.

O primeiro deles era o fato da Holanda ter se tornado inimiga de Portugal após este ser vassalo da Espanha, o outro o financeiro propriamente falando, visto que a produção e o comércio de açúcar eram extremamente lucrativos e os holandeses já dominavam as transações comerciais deste produto.”

PASSETI, Gabriel. A Criação do Mito do Brasil holandês. Disponível em: Tok de história. Acesso em: 25 de ago. de 2022.

O objetivo da leitura é que os estudantes reconheçam os motivos que levaram à ocupação holandesa no Nordeste brasileiro, compreendendo as questões políticas e econômicas que envolveram esse movimento. Após a leitura do texto, reflita junto com a turma sobre alguns pontos importantes a respeito do período holandês no Brasil:

● Explique que a ideia de que uma colonização holandesa traria mais avanços do que uma colonização portuguesa parte do mito de construção do “Brasil Holandês” e está diretamente relacionado às políticas do Governador Maurício de Nassau;
● Durante o período de governo de Nassau, houve grande investimento nas cidades, no desenvolvimento econômico das burguesias urbanas, das artes e das ciências, além de promover a liberdade de credo para católicos e judeus;
● Apesar da atmosfera de “avanços”, o governo holandês manteve a exploração do trabalho escravizado e o extermínio dos povos indígenas locais. Nas artes, pintores retratavam os povos originários de maneira estereotipada, contribuindo para a manutenção da imagem dos povos indígenas como “selvagens” e dos colonizadores brancos como “civilizadores”; e
● Apesar dos avanços urbanos, os holandeses tiveram a sua ocupação restrita ao território que hoje corresponde a Recife, Olinda e Goiana. Assim, muitos problemas de habitação, fome e desigualdade atingiram as demais regiões da província.

Fonte 2: Mulheres e a expulsão holandesa

Painel da artista Tereza Costa Rêgo sobre a Batalha de Tejucupapo. Disponível em: BBC. Acesso em: 25 de ago. de 2022.

● Peça para que os estudantes observem o mural e reflitam sobre quem são os personagens que estão sendo representados na pintura;
● Retome com os estudantes os problemas que envolveram o período holandês em Pernambuco, como a fome e a desigualdade. Explique que esses problemas comuns levavam às invasões de soldados holandeses às vilas, saqueando as suas comidas e agindo com violência;
● Em 1646, com o governo holandês já em crise, há a tentativa de invasão da vila de Tejucupapo, onde hoje localiza-se a cidade de Goiana. Os soldados encontram a resistência das mulheres da vila, que enfrentam os soldados com as armas que tinham disponíveis, incluindo panelas, águas fervendo e pimenta. Essas mulheres, majoritariamente agricultoras indígenas, marcaram a História por derrotarem cerca de 600 soldados holandeses na Batalha de Tejucupapo;
● Comente com os estudantes que até hoje o episódio histórico é encenado no povoado, cultivando a memória das mulheres que ajudaram a expulsar os holandeses do local; e
● Explique que as batalhas de expulsão dos holandeses na província de Pernambuco tiveram início em 1645 e terminaram somente em 1654, com a rendição das tropas holandesas após a derrota na Batalha dos Guararapes.

3ª Etapa: Sistematização

Professor/a, essa etapa tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos estudantes a respeito do tema trabalhado durante as aulas.

A literatura de cordel é um dos símbolos da cultura nordestina, em especial, pernambucana. Sendo assim, peça para que os grupos elaborem seus próprios cordéis, narrando a história do período da ocupação holandesa no nordeste brasileiro.

Nesse momento, os grupos devem organizar o roteiro para a elaboração do cordel, que pode ser apresentado na segunda aula da sequência didática.

Use os materiais de apoio indicados abaixo para conhecer mais sobre a literatura de cordel:

Escrevendo o Futuro; e
Escolas na Rede

Você pode realizar a atividade em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa, estabelecendo uma parceria interdisciplinar.

Plano de aula elaborado pela Professora Júlia Bittencourt.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Monge.

Materiais Relacionados

● FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 1995.
● HOLANDA, Sérgio Buarque. O domínio holandês na Bahia e no Nordeste. In: História geral da civilização brasileira, 1º vol., livro 4. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960.
● MELLO NETO, José Antônio Golsalves de. Tempo dos flamengos: influência da ocupação holandesa na vida e na cultura do Norte do Brasil. São Paulo: José Olympio, 1947.
● Dicionário de História do Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 1976.

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