Entra no ar, a partir desta terça-feira (19/01), a quarta temporada da série de vídeos “Pensadores na Educação”. Anualmente, o Instituto Claro convida especialistas para debaterem as contribuições de pensadores clássicos para o processo educativo e neste ano a proposta é discutir o papel da educação como uma ferramenta de transformação social.
Para isso, a temporada traz entrevistas que ajudam a compreender o sistema de ensino como um meio para emancipação intelectual e para o desenvolvimento social. Essas propostas são debatidas a partir das obras e das contribuições de Antonio Gramsci, Florestan Fernandes, Pierre Bourdieu, Walter Benjamin e Alexei Leontiev. Cada episódio foca nas ideias de um dos teóricos, que são apresentadas por especialistas.
Algumas temáticas próprias da pedagogia e das ciências sociais são abordadas e destrincadas durante a série, como a necessidade de universalização do ensino de qualidade, os efeitos das desigualdades sociais na educação e a necessidade de as instituições de ensino não reproduzirem preconceitos em suas práticas pedagógicas.
Para fomentar esses debates, foram entrevistadas a professora da faculdade de educação da UFMG Deise Rosálio Silva, a docente do programa de pós-graduação em ciências sociais da PUC-SP Mônica Muniz, a pós-doutora em educação e professora da faculdade de ciências e letras da Unesp Marilda da Silva, a docente do departamento de psicologia da educação da Unesp Márcia Cristina Argenti Perez e o professor do programa de pós-graduação em educação escolar da Unesp Francisco Mazzeu.
Os novos episódios ficam disponíveis sempre às terças e quintas-feiras. Acompanhe os vídeos aqui no portal do Instituto Claro.
– Antonio Gramsci e a Escola Unitária
– Florestan Fernandes e a democratização do ensino
– Pierre Bourdieu e a reprodução das desigualdades na escola
– Walter Benjamin e a Indústria Cultural na infância
– Alexei Leontiev e a Teoria da Atividade
Veja mais:
Pensadores na Educação: terceira temporada