Quais foram os pensadores, suas ideias e teorias, que contribuíram e influenciam até hoje o processo educativo? A série Pensadores na Educação procura responder o que está em torno da reflexão e da prática docente nas escolas brasileiras.

Boa parte do que atualmente é conhecimento metodológico consolidado no campo da pedagogia começou a ser produzido no final do século 19 e adentrou o ambiente escolar a partir da virada para o século 20.

Na Europa, pesquisadores como Jean Piaget (1896-1980) e Henri Wallon (1879 – 1962), na psicologia, e Maria Montessori (1870-1952), na medicina, apresentaram um olhar científico a partir de suas pesquisas sobre o desenvolvimento infantil.

Enquanto isso, no antigo bloco soviético, Lev Vygotsky (1896-1934) debruçava-se sobre a importância das interações sociais para a aquisição de conhecimento e a formação de cidadãos.

Já no Brasil, a experiência de Paulo Freire (1921-1997) na alfabetização de adultos na cidade de Angicos (RN), em 1963, inspirou o que veio a ser conhecido como pedagogia crítica, e fez desse grande educador popular brasileiro um dos nomes mais respeitados mundialmente.

Nas próximas semanas, publicaremos uma entrevista com um especialista na obra de um nome de peso na educação. Em cinco vídeos, conheça um pouco mais sobre Piaget, Vygotsky, Montessori, Henri Wallon e Paulo Freire.

E para abrir a série, o professor aposentado de psicologia do desenvolvimento da Universidade de São Paulo (USP) Lino de Macedo fala sobre a obra de Jean Piaget . Assista e confira abaixo as próximas estreias!

Além disso, a partir das 10h do dia 7 de fevereiro, especialistas debatem ao vivo o tema “Como as ideias dos pensadores podem estar presentes na sala de aula?”. Acesse a página do Instituto Claro no Facebook e mande sua pergunta!

Vygotsky e o desenvolvimento a partir da cultura (18/1)
Wallon e a afetividade como aliada da aprendizagem (23/1)
Montessori e a criança no centro (30/1)
Paulo Freire e a educação para mudar o mundo (1/2)
Live “Como as ideias dos pensadores podem estar presentes na sala de aula?” (7/2)

Atualizada em 01/2/18 às 18h29.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Educação decolonial: confira possibilidades de abordagem em 10 disciplinas

Conhecimentos de populações tradicionais trazem diversidade ao currículo escolar

Pensadores na Educação: propostas pedagógicas que marcaram a história da educação brasileira

Na quinta temporada da série, vídeos tratam dos projetos de Darcy Ribeiro, Abdias Nascimento e outros

Especial plano de aula

Série de vídeos ajuda professor a elaborar planejamento

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.