Qual é o papel da natureza e da cultura no processo de desenvolvimento de um indivíduo? Essa é uma das perguntas que impulsionaram o desenvolvimento da obra de Jean Piaget (1896-1980), afirma o professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), da área de psicologia do desenvolvimento, Lino de Macedo.

Partindo desse e de outros questionamentos, o biólogo e psicólogo suíço criou uma das teorias da educação mais influentes do século 20. Sua observação científica trouxe avanços sobre o entendimento do processo de cognição que permanecem válidos até hoje.

De acordo com Macedo, em estudos iniciais, Piaget deteve-se em questões relacionadas à linguagem e aos mecanismos de representação que as crianças desenvolviam. Depois, da observação do crescimento de seus filhos surgiram suas teorias sobre o nascimento da inteligência e a construção do real. Nesta entrevista, o especialista fala sobre os principais aspectos da obra desse que é um autor obrigatório para quem se interessa por educação.

Acesse abaixo os outros episódios da série:

Vygotsky e o desenvolvimento a partir da cultura
Wallon e a afetividade como aliada da aprendizagem
Montessori e a criança no centro
Paulo Freire e a educação para mudar o mundo

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Usos do Desenho Universal para a Aprendizagem na inclusão escolar

Como engajar alunos com deficiências no ensino remoto?

Jovens oferecem reforço escolar gratuito para estudantes da rede pública

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.