Nesta série especial de três vídeos, a doutora em ciência e coordenadora pedagógica Aline Monge e a professora de história Júlia Bittencourt explicam o que é um plano de aula, quais são os tópicos essenciais que ele deve conter e dão dicas de onde buscar informação, como medir o tempo e como pensar nas metodologias que serão aplicadas em sala de aula. Confira a seguir o material!

O que é um plano de aula?

Aline Monge fala sobre os fundamentos e a importância da produção do plano de aula. Ela também aborda como ele pode ser um aliado de professores. “O plano de aula é um documento muito importante para planejar os acontecimentos da aula e refletir sobre aquele momento”, afirma. De acordo com Aline, determinar conteúdos, objetivos de aprendizagem, tempo de aplicação e fontes são alguns dos passos fundamentais para a elaboração de um bom plano de aula. Saiba mais assistindo ao vídeo!

Tópicos essenciais: o que um plano de aula deve conter?

Na segunda entrevista da série sobre plano de aula, a consultora e coordenadora pedagógica Aline Monge fala dos elementos essenciais para a elaboração de um plano de aula para os ensinos fundamental e médio. Ela ainda compartilha o passo a passo que pode ser adaptado por educadores na hora de produzir o próprio plano de aula. Aline ressalta que o documento deve ser flexível para se adequar à dinâmica de cada turma. “O professor tem a liberdade para organizar um plano de aula como ele achar melhor, a partir da sua criatividade e necessidade dos estudantes”, lembra. Confira o vídeo completo!

Como fazer um plano de aula?

Como fazer um plano de aula organizado e eficiente? Essa dúvida é bastante comum até entre professores mais experientes. Portanto, seguir alguns tópicos básicos ajuda na hora de definir e adaptar um conteúdo à necessidade da sala de aula. Segundo a professora e pesquisadora Julia Bittencourt, cada professor deve levar em consideração as características de determinada turma na hora de definir esse planejamento. Neste vídeo, ela aborda as habilidades necessárias para a elaboração e o planejamento de planos de aula e dá exemplos do que não pode faltar na hora de montar esse material. Continue lendo e assista ao vídeo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Educação decolonial: confira possibilidades de abordagem em 10 disciplinas

Conhecimentos de populações tradicionais trazem diversidade ao currículo escolar

Pensadores na Educação: propostas pedagógicas que marcaram a história da educação brasileira

Na quinta temporada da série, vídeos tratam dos projetos de Darcy Ribeiro, Abdias Nascimento e outros

Especial Métodos Pedagógicos

Série de vídeos aborda cinco metodologias e suas especificidades

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.